Educação nas Ciências representado em evento em Portugal - Unijuí

Educação nas Ciências representado em evento em Portugal

Docente e mestrandas do Programa participaram de atividades acadêmicas.

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, as mestrandas Daiane Graciele Ribas Faoto e Priscilla Vianna Dias, juntamente com sua orientadora Noeli Valentina Weschenfelder participaram do Seminário Internacional de Educação e Formação Docente na Universidade de Psicologia do Porto, em Portugal, no período de 1º a 03 de novembro. Além de assistirem conferências com António Nóvoa, apresentaram trabalhos em relação às temáticas: “A proposta curricular na Educação de Jovens e Adultos: uma ferramenta inclusiva para a Educação Popular”, “Interculturalidade e educação: Descolonização epistêmica da infância na formação docente” e “A formação docente no Curso Normal e o cinema: imagens, inquietudes e narrativas”. No mesmo evento, Noeli Valentina Weschenfelder coordenou a mesa temática “Interculturalidade e Educação”.

Em Lisboa compartilharam atividades acadêmicas no Instituto Politécnico/Escola Superior de Educação de Lisboa, dentre estas a defesa de Dissertação de Mestrado de Manuela Fuste Lapa, “A participação das Crianças em Intervenção Precoce: Representações Sociais das Técnicas e das Famílias”. A professora Dra. Noeli Weschenfelder foi convidada externa para a avaliação do trabalho, cuja temática trata da participação da criança nos processos de aprendizagem.
Ainda em Lisboa e, em parceria com Grupo de Pesquisa Pedagogia-em-participação, sob coordenação de Catarina Tomás, pela Escola Superior de Educação tiveram a oportunidade de participar das atividades do Projeto Espaço a Brincar – uma viagem pelos Direitos da Criança, espaço vinculado e mantido pela Câmara Municipal de Lisboa, cuja missão “é projetar infâncias, adolescências e adultícias conhecedoras dos seus direitos e deveres, para que se possam apropriar deles à luz dos seus contextos de vida”. As mestrandas Daiane, Priscila e a professora Noeli enfatizaram o encantamento com o projeto, tanto com relação aos princípios de uma participação pública com vistas ao desenvolvimento de competências pessoais, incentivando a participação ativa em questões públicas, de interesse de todos os cidadãos, quanto a sua metodologia de participação ativa que fortalece de forma positiva e única as experiências e o percurso de cada participante.
“Ressaltamos a importância de tais viagens de estudos para o Programa, com a participação de mestrandas”, conclui Noeli Weschenfelder.