Educação nas Ciências realiza banca de doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências realiza banca de doutorado

 

Vera Lucia Trennepohl defendeu a tese “O Conhecimento Histórico na Constituição do Sujeito”.

No dia 06 de junho o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realizou uma banca de doutorado em Educação nas Ciências. Na ocasião, a doutoranda Vera Lucia Trennepohl defendeu a tese “O Conhecimento Histórico na Constituição do Sujeito”.

A banca foi composta pelos professores doutores: Walter Frantz (orientador, da UNIJUÍ), Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva (ambas da UNIJUÍ), Ronaldo B. Colvero (Unipampa) e Astor Diehl (UPF).

Vera Lucia Trennepohl afirma que buscou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual, tendo como preocupação central o desenvolvimento da consciência histórica, que possibilita uma leitura e releitura constante da realidade.

“Num primeiro momento, busquei reafirmar a importância do conhecimento histórico, analisando as perspectivas teórico-metodológicas da história, buscando entender as especificidades dessas visões de mundo, e como nestas é possível ensinar e aprender História. Apresento também, um conjunto de informações da realidade empírica, categorizada a partir das entrevistas realizadas com jovens que estavam ingressando na UNIJUÍ, que fizeram uma analise sobre o seu processo de formação histórica.”

 Segundo ela, “o doutorado, contribuiu para a sistematização da minha experiência de docente universitária, como também, na qualificação/constituição de uma professora pesquisadora. Nesse processo, as disciplinas do curso e o diálogo com professores, doutorandos e mestrandos, enriqueceram o momento, pois nos constituímos num coletivo”, complementa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.