Secretárias do PPGEC participam do VIII Fórum das Secretárias durante a XI Reunião Regional da ANPEd - Unijuí

Evento foi realizado em Curitiba/PR, de 24 a 27/07/2016

As Secretárias do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Carmen Antunes, Ligia Vanessa da Silva e Thaís de Souza Lasch, participaram, de 24 a 27 de julho de 2016, do VIII Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação, evento este realizado paralelamente a XI Reunião Regional da ANPEd, em Curitiba/PR, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Humanos e da Coordenação do PPGEC.

Este Fórum foi criado em 2002, a partir da articulação das próprias Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul, e apoiado pelos Coordenadores dos Programas, por entenderem que a ANPED é um momento privilegiado para todos os envolvidos num Programa de PPGE, ou seja, alunos, professores e secretárias.

O cronograma de formação do Fórum deste ano foi organizado pela Secretária Carmen Antunes (UNIJUÍ), Silvia Soares (UNILASALLE) e Sandra Maciel Lima (UFPR).

A programação do Fórum contemplou uma formação técnica e também voltada às competências, habilidades e atitudes necessárias às Secretárias que atuam nos Programas de Pós-graduação em Educação. Assim, contou com a participação do Coordenador do FORPRED, do RJ, professor José Gondra, que explanou sobre a avaliação quadrienal de 2013-2016 e sobre o SUCUPIRA (relatório da CAPES) .

Pelo PPGEC da UNIJUÍ, foram convidadas a contribuir enquanto formadoras deste Fórum, a profa. Hedi Luft, a mestranda Diovanela Schimidt e a doutoranda Solange Schorn, com temas sobre gestão e afetividade. Pelo PPGE/UFPR, os doutorandos Adolfo Hickmann e Girlane Hickmann, que trataram sobre as relações interpessoais.

Neste Fórum, as Secretárias do PPGEC da UNIJUÍ, Carmen Antunes, Lígia Vanessa da Silva e Thais de Souza Lasch apresentaram o seu capitulo publicado no livro do PPGEC, que tem como título “O papel da Secretaria num Programa de Pós-Graduação em Educação que completa 20 anos ”.

E ainda, participaram, juntamente com os professores e alunos, do lançamento do livro publicado em comemoração aos 20 anos do PPGEC, que tem como título: Educação nas Ciências: Memórias de Ideias e Práticas.