Intercâmbio - Unijuí

Química na Espanha...

Jaqueline Ritter Pereira, aluna do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, realizou intercâmbio na Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha, nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.

O intercâmbio foi possível através do convênio estabelecido entre a Unijuí e a UAM, que tem a professora Drª Helena Callai como tutora na Unijuí, e Clemente Herrero, diretor de Departamento de Didáticas Específicas e tutor do convênio na UAM.

O que guia os programas de ensino de química dos professores na Comunidade Autônoma de Madrid e o que concebem enquanto formação Básica em Química são as questões centrais da minha investigação. Nesse sentido, meu plano de atividades incluiu o estudo desses documentos oficiais; visita aos Institutos, para conversar com os professores, ter acesso aos Programas de Ensino de Química e compará-los com os livros de texto, os documentos oficiais e o desenvolvimento das aulas; e o acompanhamento de aulas na UAM, em classes de formação de professores.

Quanto ao valor e o significado de uma experiência de intercâmbio internacional na formação de um mestrando, posso dizer que vai além da formação acadêmica. A oportunidade de nos inserirmos em outro mundo significa vivenciar a cultura daquele povo, o que nos permite ser menos extremistas diante de nossas crenças e concepções.

Inserir-me no contexto europeu de ensino, além de ampliar as interpretações e ferramentas intelectuais e culturais de minha formação, oportunizou equiparar questões mais amplas de ensino, de concepções teóricas aliadas à necessidade de estabelecer diálogo e comunicação. Logo, uma experiência internacional é altamente enriquecedora, principalmente quando apostamos numa formação acadêmica de professores mais generalistas e com as condições de estabelecer o diálogo com a cultura e com o entorno social.