Encontro Nacional de Educação é aberto oficialmente nesta terça-feira - Unijuí

Encontro Nacional de Educação é aberto oficialmente nesta terça-feira

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, a abertura oficial do XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), que acontece em paralelo com o II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. Os eventos estão sendo realizados de modo colaborativo, no formato híbrido, e seguem com programação até 15 de setembro.

Os eventos marcam os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí e contam com a temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”. Por meio deles, busca-se constituir um espaço para problematizar questões sociocientíficas; a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Além disso, o objetivo é contribuir com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresentar alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão.

A organizadora geral, Maria Cristina Pansera de Araújo, destacou em sua fala a cooperação dos participantes para a realização dos eventos e a importância dos temas. “A articulação de quatro eventos e temas básicos e essenciais para a formação docente, desenvolvimento de currículo, educação popular e teorias pedagógicas, são as nossas linhas de pesquisa e articulam muitos trabalhos em diálogo interinstitucional e internacional”.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, os eventos possibilitarão a construção de perspectivas para pensar a Educação. “As temáticas são muito importantes e envolvem questões das tecnologias; do gênero e trabalho docente; das questões étnico-raciais; do problema da formação de professores em um cenário de empresariamento; dos temas principais que envolvem a educação profissional e tecnológica; das grandes discussões que tocam e atravessam o problema do trabalho do currículo integrado e as questões que também dizem respeito ao ensino de Ciências. Essa escolha, por denominar o evento como Temas Urgentes na Educação, desafia todos nós”.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou a diversidade presente. “Este evento trabalha e se materializa por instituições parceiras, por programas de Pós-Graduação, por observatório e por rede. Quando colocamos um evento para discutir temas urgentes na educação contemporânea, temos a diversidade, de fato, de temas, que vamos ter o prazer de acompanhar nestes três dias”.

Programação

O primeiro dia da programação conta com a palestra sobre “Temas Urgentes na Educação Contemporânea” e com mesas temáticas sobre Gênero e Trabalho Docente, Questões Étnico-Raciais na Educação e Tecnologias da Educação.

O dia 14 iniciará com reunião da Rede Internacional em Estudos Culturais (Riec) e seguirá com apresentações de trabalhos e duas mesas temáticas: Trabalho e Currículo Integrado e Ensino de Ciências. E no dia 15, último dia dos eventos, seguem as apresentações de trabalhos. Haverá palestra sobre a “Formação de professores no cenário de empresariamento da educação”; Lançamento do Observatório de Currículo Integrado e mesa temática sobre Educação Profissional e Tecnológica no RS.

A transmissão está ocorrendo pelo canal da Unijuí no Youtube e pode ser acompanhada também no Centro de Eventos da Universidade.

Os eventos estão sendo realizados pelo PPGEC da Unijuí em parceria com diversos cursos de pós-graduação e instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).