Encontro Nacional de Educação é encerrado nesta quinta-feira - Unijuí

Encontro Nacional de Educação é encerrado nesta quinta-feira

Durante os dias 13, 14 e 15 de setembro, foi realizado o XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), que marcou a comemoração dos 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. O evento ocorreu de forma híbrida e colaborativa, paralelamente com o II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica.

Segundo o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan, o evento contou com a apresentação de 184 trabalhos científicos, cerca de 350 inscritos e, em média, 100 participantes em cada mesa temática. “O evento foi excelente. Oportunizou a reflexão sobre temas importantes, urgentes e atuais da educação. Entendo que o sucesso se deve não somente aos temas discutidos, como também aos sujeitos envolvidos na realização do evento, que foi construído a muitas mãos, com muitas instituições parceiras, sendo uma honra para a Unijuí sediá-lo”, destaca o coordenador.

Baseado na temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”, o evento possibilitou uma visão acerca dos rumos das sociedades em tempos pós-pandêmicos. “A Comissão Organizadora foi muito feliz em abrir uma discussão plural, que permitiu várias mediações acerca dos desafios do tempo presente, sejam eles os vinculados com a problemática das guerras que estamos vivendo ou mesmo com as questões das crises socioambientais ou civilizacionais. Ao trazer à cena tão amplo campo de interesses, todos ganhamos, por abrir o espectro acerca de entendimentos que se produzem na Europa, América Latina e Brasil”, ressalta o professor Sidinei.

O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no YouTube, onde ainda está disponível para os interessados em assistir.

Realização e apoio

Os eventos são promovidos pelo PPGEC da Unijuí, com co-promoção de outros cursos de Pós-Graduação e Instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL); Instituto Federal Farroupilha (IFFAR); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT); Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica; Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias; e Rede de Investigação na Escola (RIE). Também são parceiros na realização a Universidad Pedagógica Nacional, da Colômbia, e a Universidade do Minho, de Portugal.