Palestra com professora da Letônia promove intercâmbio cultural entre Unijuí e Universidade de Liepaja - Unijuí

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, estudantes e professores da Unijuí tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural, por meio de uma palestra ministrada pela reitora da Universidade de Liepaja, Dace Markus. O encontro ocorreu no Centro de Eventos e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e pelo Escritório de Relações Internacionais.

A palestra abordou o tema “Imitações do som (onomatopéia) na fala de crianças” e teve como objetivos apresentar a área de atuação da reitora da Universidade de Liepaja, bem como estreitar relações entre a Unijuí e a universidade letã e incentivar a pesquisa com esta temática aos estudantes de licenciaturas, mestrandos e doutorados em Educação nas Ciências.

Iniciando a programação da tarde, a professora e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, Erika Lauberga, apresentou brevemente a instituição e os costumes e características da Letônia, país europeu que fica a aproximadamente 11 mil quilômetros do Brasil. “Apesar da distância, estamos muito felizes em realizar parcerias com a Unijuí”, destacou a docente. Segundo ela, a Universidade de Liepaja é o maior centro de educação, ciência e inovação na região de Kurzeme, sendo que os primórdios da entidade remontam a 1945.

Em seguida, a reitora da Universidade, professora Dace Markus, doutora em Filosofia e Humanidades, compartilhou um pouco de sua experiência profissional, salientando aspectos do idioma letão. “O sistema linguístico está ligado à história da humanidade, ao desenvolvimento da sociedade e às tradições étnicas. As linguagens têm suas regras formais, funções, área de uso e conexões de elementos linguísticos tradicionalmente desenvolvidos”, afirmou a reitora, apresentando algumas formas imprevisíveis dentro desse sistema.