Conheça o PPG em Educação nas Ciências da Unijuí: programa completa 28 anos em 2023 - Unijuí

Com 600 mestres e 100 doutores já qualificados, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí é voltado a todos os profissionais que têm interesse no tema da educação e desejam dar continuidade aos estudos em nível de mestrado ou de doutorado.

O Programa busca desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, para o desenvolvimento de currículos e para a gestão do sistema escolar. Além disso, o PPG busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.

“O PPG em Educação nas Ciências nasceu há 28 anos com a oferta de mestrado, e se fortaleceu no ano de 2010, com o início do doutorado. Ao todo, temos mais de 600 mestres e 100 doutores qualificados em nosso programa, que é bastante conhecido no País e fora dele”, explicou o coordenador do programa, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, completando que o programa permite que os profissionais formados possam participar do mais alto nível de reflexão acerca de conhecimento da sociedade contemporânea da educação, participar de eventos internacionais, de publicações e, sobretudo, colaborar com o desenvolvimento das sociedades brasileira e latinoamericana.

“As pesquisas permitem que os conhecimentos específicos, gerais e pedagógicos potencializem aquilo que é necessidade para a sociedade brasileira ou para a sociedade mundial”, completou o professor, lembrando que um dos principais diferenciais da pós-graduação em Educação nas Ciências é sua vinculação com o tema das humanidades. “A grande marca da Unijuí é a pluralidade de saberes que constituem as humanidades e que permitem aos estudantes situar-se no mundo contemporâneo, compreender as principais problemáticas e, no interior dessa confluência de saberes, pensar os processos educativos e a sua significância para as sociedades globalizadas".

Outro destaque do PPG, segundo o professor Sidinei Pithan da Silva, é a formação de pesquisadores qualificados, escritores capazes de escrever sobre suas próprias práticas e capazes de tematizar as grandes questões curriculares pedagógicas de suas instituições de ensino.

Avaliado com nota 5 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências possui três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Para quem deseja participar da seleção, até o dia 12 de fevereiro estão abertas as inscrições para o edital que dispõe de vagas remanescentes. Ao todo, há 10 vagas para o mestrado e 5 vagas para 0 doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.