Egressa do PPGEC da Unijuí participa de estudos e homenagens ao professor Joaquim Dolz na Universidade de Brasília - Unijuí

Recém-egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, a doutora Tamara Angélica Brudna da Rosa esteve participando, na Universidade de Brasília (UNB), de estudos e homenagens ao professor Joaquim Dolz. Tamara é professora no IFFAR – Campus Santo Augusto e membro do Comitê Gestor do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Kleber Silva e com registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizado de 27 de fevereiro a 3 de março, o evento evidenciou o trabalho de Joaquim Dolz, que é professor de didática de línguas e formação de professores na Universidade de Genebra. Desde 1980, ele tem pesquisado o ensino e aprendizagem de línguas sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Os mais populares entre esses estudos são os trabalhos sobre ensino da produção oral e escrita, gêneros textuais, sequências didáticas, dificuldades de aprendizagem e análise da atividade docente. Durante anos, dirigiu pesquisas sobre a formação de professores de didática de francês na Universidade de Genebra, trabalhando, ainda, com didática de espanhol.

Durante a semana em que o evento ocorreu, foi realizada apresentação cultural, ateliê com fotos do doutor Joaquim Dolz no Brasil, roda de homenagem de colegas que atuam no Brasil e no exterior, conferência plenária, apresentação de pôsteres e lançamento de livros.