Educação, cinema e literatura pautam novo webinar do PPG em Educação nas Ciências - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, mais um encontro da série “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. Os debates são realizados em comemoração aos 28 anos do Programa e acontecem até o mês de novembro.

Tendo como objetivo compreender os principais desafios implicados na docência, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, o quarto encontro da série teve como tema “Educação, Cinema e Literatura no contexto da cultura digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

O debate foi aberto pelo doutor Wilson Armando Acosta Jiménez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), que compartilhou sua experiência ao trabalhar por seis anos em colégios públicos em Bogotá, fazendo uso do cinema para o ensino das Ciências Sociais. O doutor Santiago Pich (UFSC) compartilhou sua relação com a arte e a experiência com o cinema, que teve início durante a pandemia; enquanto que a mestre Francieli Meotti Oliveira (Unijuí) falou sobre literatura a partir da obra Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos, escrita pelos membros do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, do PPGEC, do qual faz parte. A mestre Tauana Dambrós, professora na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, também compartilhou a sua experiência na Educação Básica.

As discussões foram encerradas pelo coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, que falou sobre a importância de se discutir a docência quando temos mais de 50 milhões de brasileiros na educação escolar, representando 25% da população brasileira, e mais de 3 milhões de educadores em atuação. “Temos uma nação de pessoas circulando pelas escolas e por isso é tão importante falarmos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos. Mapear as potencialidades da nossa época e, também, as suas contradições e os seus limites”, afirmou o professor, que vê como uma banalização da formação a ideia de se trocar o ensino da crítica, da razão pura, pela lógica do TikTok. Pela afirmação de que os educadores precisam sintetizar o conhecimento e dar em pílulas, de forma mastigada para os novos estudantes.

Para conferir o webinar na íntegra, acesse este link. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 19h, com o tema “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. A coordenação e mediação serão dos professores doutores Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA); Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí) e Isabel Battisti (Unijuí). São convidados os doutores Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC; Celso Francisco Tondin (UFSJ); Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), além da mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.