PPGEC promove webinar para debater o desejo de aprender em tempos líquidos - Unijuí

PPGEC promove webinar para debater o desejo de aprender em tempos líquidos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na quarta-feira, 06 de setembro, o quarto encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, com a temática “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. 

O encontro faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados em comemoração aos 28 anos do PPGEC. Nesta mesa temática a mediação foi feita pelos doutores Fábio Roberto Pillatt, da Unibalsas; Vânia Lisa Fischer Cossetin e Isabel Battisti, da Unijuí. Os convidados foram a doutora Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta, Santa Catarina; doutora Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí; doutora Valeska Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria; e a mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí. 

Claudete Teresinha Junges abriu a noite de debate e destacou a importância de ter um evento para refletir sobre um assunto de grande importância para os profissionais da educação. De acordo com a professora, esses diálogos estão sendo profundos e proveitosos, a partir da fundamentação do livro “Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos”. “O livro auxiliou na fundamentação dos debates, a partir das temáticas que estão presentes na obra. No livro especificamente, eu e os professores Celso Francisco Tondin,  da Universidade Federal de São João del-Rei, e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí, elaboramos um artigo que aborda a potencialização do desejo de aprender em tempos líquidos e modernos”, explanou. 

A professora ainda refletiu sobre a importância do direito de aprender. “Uma das grandes questões que defendemos é o direito de aprender, que o ensino seja efetivo. Para isso, precisamos de profissionais comprometidos e bem formados, mas também, de estudantes que estejam presentes nos processo e aprofundados nisso”, disse.   

O próximo webinar será realizado no dia 13 de setembro, com o tema “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Robson Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí. São convidados os doutores Ricardo Rezer da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Victor Hugo Duran Camelo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia). Com a participação de Antônia de Fátima Gobbo, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e a doutoranda do PPGEC, Gabriela Antes Kuhn. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.