PPGEC promove webinar sobre a “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina” - Unijuí

Na última terça-feira, 19 de setembro, foi realizado o sétimo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. A atividade, que se estenderá com novos encontros até o mês de novembro, faz parte das comemorações dos 28 anos do Programa.

Para debater o tema “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”, foram convidadas as professoras doutoras Izabel Petraglia (Unimep – CEP Edgar Morin) e Maya Aguiluz-Ibargen (Universidad Nacional Autónoma de México – Unam); e as professoras mestras Adriane Helena Dutra Quaresma (Rede Pública Municipal de Horizontina), Rosmari Marodin Gobo (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí) e Cassia Silene Cervi Anéas (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí). A coordenação e mediação ficaram a cargo dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Claudionei Vicente Cassol (URI) e Vidica Bianchi (Unijuí).

As discussões tiveram início com fala da professora Adriane Helena Dutra Quaresma, que participou da produção do livro Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos. Ela falou sobre o capítulo que trata da constituição docente e da formação continuada dos professores diante dos desafios contemporâneos, a partir de nomes como Zygmunt Bauman.

“Sabemos que a educação passa por intensas mudanças, tanto em âmbito local quanto nacional. No entanto, sabemos que estas mudanças acontecem de forma paradoxal. Observando a educação continuada dos professores, nós percebemos que, por vezes, há muita formação e poucas mudanças. E é a partir deste cenário que Baumann  nos convida a refletir. A pensar como a formação continuada pode ser articulada com práticas reflexivas, priorizando o protagonismo do professor na elaboração dos processos formativos. Por vezes, as formações acontecem sem atender à demanda desses sujeitos”, destacou a professora, lembrando que há um movimento entre os professores para que sejam reconhecidos como construtores da sua própria formação.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:

Confira a agenda dos próximos encontros:

04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.

Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);

Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);

- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);

- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);

- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);

- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;

- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.

Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).

- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;

- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);

- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;

- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);

- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.

Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);

Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);

Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;

- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);

- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);

- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);

- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.

Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);

Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);

Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);

Dr. Angelo Cenci (UPF);

Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Paulo Carlan (Unijuí).