Unijuí abre as inscrições para o XXIII Encontro Nacional de Educação - Unijuí

Unijuí abre as inscrições para o XXIII Encontro Nacional de Educação

Já estão abertas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos, onde também está disponível a programação.

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.

Os eventos, alinhados à Portaria MCTI nº 6.998, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030, fortalece o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) por meio de palestras e workshops inovadores para a formação de recursos humanos e a integração de ações. Eles promovem a defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso, benefícios científicos e a difusão de tecnologias para melhorar as condições de vida.

As palestras, que podem ser conferidas na programação, vão mobilizar conhecimentos e reflexões que visam promover avanços na compreensão e constituição do conhecimento de professor num ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto do debate sobre ciência, tecnologias, democracia e decolonialidade na educação básica e superior.