Egressa da Unijuí foi aprovada em primeiro lugar no doutorado em Ciências Farmacêuticas na UFRGS - Unijuí

Graduada em Farmácia e mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí, Simony Costa Beber já está cursando o doutorado em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi aprovada em primeiro lugar com bolsa 100% e taxa.

A estudante, que iniciou o curso em setembro deste ano, conta que como não é realizada uma prova para ingresso no doutorado, os dois anos de mestrado na Unijuí foram cruciais para a preparação do seu currículo e para que pudesse ser contemplada com a bolsa. “Não estava tão confiante, pois sempre rola a famosa ‘síndrome da impostora’, mas meu grupo de pesquisa e minha família/amigos/psicóloga estavam do meu lado me apoiando nesse momento”, disse.

Na Unijuí, Simony fazia parte do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos - Plamedic, coordenado pela professora doutora Christiane Colet. Ela continuará vinculada ao projeto já que passa a integrar o grupo de pesquisa Latox, coordenado pela professora doutora Solange Garcia Cristina Garcia, que mantém parceria com diversas cidades e universidades, a exemplo de Ijuí e da Unijuí.

“O meu projeto de doutorado está intitulado como 'Estudo de biomarcadores precoces de efeito frente às alterações fisiopatológicas na exposição ocupacional aos agroquímicos', onde o Plamedic vai ser parceiro na coleta de dados, processamento de amostras e na realização de testes de dano de DNA, como ensaio cometa e micronúcleo”, explica a doutoranda.

Simony diz que vê a Unijuí como uma casa, e que a permanência no Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, bem como o apoio e a parceria do grupo Plamedic, foram cruciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Nesses últimos anos, construí meu currículo e me desenvolvi como ser humano e pesquisadora, prezando sempre pela humildade e pelas conexões dentro e fora da Universidade. É um orgulho poder levar o nome da Unijuí comigo e ter a certeza de que posso encarar mais esse desafio”, finalizou.