Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Doutorado (PCI) Interinstitucional em Desenvolvimento Regional

Professores da Espanha e do Equador participam de atividades promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí

A Unijuí recebeu nesta semana, a visita técnica de uma comitiva formada por professores da Universidade de Vigo, de Galícia, na Espanha; e da Universidad Técnica del Norte (UTN)/ Escuela Politécnica Nacional (EPN), de Quito, no Equador. A visita teve o objetivo de estreitar as relações entre as instituições, que já possuem convênio de cooperação, e de promover aulas junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). 

Da Universidade de Vigo, esteve presente o professor Francisco Xavier Martínez Cobas que participou de uma aula aberta com o tema "Cooperação, Planejamento Estratégico e Integração de Cadeias Produtivas em região de Fronteira", juntamente com o professor do PPGDR, Pedro Luís Büttenbender. Já da EPN, esteve presente o professor Klever Efrain Naranjo Borja e dois doutorandos do curso de Gestão Tecnológica, Maria Isabel Sanchez Pazmino e Paul Danilo Villagomez Monteros, os quais participaram do “Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Gestión Tecnológica y Tecnologías Sociales”, vinculado ao projeto do professor Sérgio Luís Allebrandt. 

A comitiva realizou ainda uma visita à reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, que apresentou a estrutura, oferta de cursos, áreas do conhecimento que a Universidade abrange e o reconhecimento da nota máxima junto ao Ministério da Educação. Participaram do encontro, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Daniel Knebel Baggio, os professores do Programa Pedro Luís Büttenbender e Sérgio Luis Allebrandt, doutorandos do PPGDR e a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), Vanderléia Haiski.

A reitora destacou ainda que visitas como essas são de grande importância, uma vez que a Unijuí tem como ponto estratégico o incentivo à troca de conhecimento entre estudantes, docentes e pesquisadores de universidades de todo o globo. “Buscamos de fato estabelecer parcerias para que este movimento de internacionalização aconteça. Temos que marcar concretamente qual o projeto que se deve fazer, como se faz, buscando o movimento entre nossos acadêmicos e professores pesquisadores”, comentou.

O professor Efrain, da EBN, salientou que a visita possibilitou conhecer a infraestrutura da Unijuí e a participação em atividades em eventos na instituição. “Esperamos que logo possamos receber, também, a visita dos professores e doutorandos da Unijuí na nossa instituição. Nossa passagem aqui foi muito positiva, onde pudemos observar e qualificar as atividades desenvolvidas”, destacou. 

Já o professor Francisco Xavier comentou o quanto é necessário ampliar as relações entre as universidades. “Temos a ideia de fazer ações diretas entre nossas universidades, ampliando os nossos projetos e trabalhos. Na Espanha, nossa instituição está situada em toda uma área de fronteira, onde temos uma integração muito forte com Portugal e outros países em nível social. Estamos hoje, em cooperação com a Unijuí. Queremos ampliar essa lógica de cooperação e fazer ainda mais projetos diretos”, finalizou. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.