Vida Madrileña - Unijuí

Vida Madrileña

Curiosidades, improvisos e criatividade brasileira na cidade de Madrid.

Já é inesquecível. Tudo que vivi aqui até agora já faz da experiência de intercâmbio algo inesquecível na minha vida. Mesmo nos primeiros dias nem acreditava que estava do outro lado do oceano. Olhava as placas nas ruas e ficava rindo, pois parecia surreal.

As primeiras semanas no albergue foram uma aventura, conheci pessoas de muitos lugares. Fiz amizade com japoneses, alemães e até argentinos, acreditem! (risos).

Uma audácia cometida (vou chamar assim) foi nosso improviso. Como não havia geladeira disponível e, procurando baixar os custos para comer, (não comprar somente comida pronta), fui adepta à moda da japonesa do meu quarto: pegávamos a maionese, o queijo, o presunto em uma sacola e colocávamos para fora da janela, sim, praticamente a temperatura de uma geladeira (5-7ºC), e conservava bem.

Achar um apartamento não foi fácil, mas também não foi impossível. Demorei até que encontrei um e conheci gurias incríveis, uma belga e duas finlandesas. Bom, tinha que ser quase poliglota para nos comunicarmos. Uma falava francês, duas fines e russo, uma português, e o inglês e espanhol ali no meio. Muito engraçado. Fazíamos as ''cenas internacionais'' todos os domingos, cada uma fazia o prato típico do seu país. Perdão gaúchos, não conhecia lugares baratos para CARNE ainda e então fiz um bobó de camarão, na minha vez. Depois de um tempo fui morar com as gurias de Ijuí que estão aqui, fazendo doutorado, a Lucieli e a Sabrina.

Adaptações em síntese:

Almoçar entre as 2 e 4 da tarde, até que agora já estou no ritmo español. Dividir quarto com pessoas que não conheces, mas assim muitas amizades foram cultivadas. Saber se achar nas linhas de metrô, ônibus e trem, e também saber que, mais ou menos, se demora 1h para se chegar aos lugares, não 15 minutos.

E assim a vida segue...quase de forma surreal.

*Raquel Dal Ri - estudante do curso de Nutrição da UNIJUÍ em intercâmbio na Universidade Autônoma de Madrid