Amadurecimento para além mar... - Unijuí

Amadurecimento para além mar...

Laís Gasparotto Jalil é aluna do Curso de Direito da Unijuí. Realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de setembro de 2008 a fevereiro de 2009. Confira o que a estudante tem a dizer sobre essa experiência:

“Nunca tive pretensão de realizar um intercâmbio, parecia algo bastante distante da minha realidade. Porém, quando tomei conhecimento da seleção de intercambistas para a Universidade do Porto através da Unijuí, logo percebi que seria uma oportunidade única de viver novas experiências que trariam amadurecimento em vários aspectos da minha vida.
Certamente que as impressões que se obtém na realização de um intercâmbio nunca caberão em folhas de papel. Por isso acredito ser necessário ir e ver para realmente saber do se trata um intercâmbio.
Os primeiros momentos foram de euforia, começando por conhecer a Residência Universitária onde residimos durante a estadia. Surpreendeu-nos positivamente, nos proporcionando vivências com culturas de vários países através de moradores de diferentes procedências. Além de convivermos com brasileiros dos quatro cantos do nosso país, sendo inevitável a grande aproximação entre nós. Aliás, nos sentimos mais brasileiros do que nunca no exterior.

Quanto à Universidade do Porto, fomos muito bem recebidos com diversas programações especiais, tanto pela Reitoria como pela Faculdade de Direito. A Universidade possui uma excelente estrutura, os professores são bastante qualificados e também muito exigentes.
Nas horas vagas, tivemos a oportunidade de realizar viagens por toda Europa, conhecendo e convivendo com culturas, costumes, povos diferentes, e hoje posso ver que esta experiência possui um valor inestimável, que não há livro no mundo que possa substituí-la.
A experiência de estudar Direito em outro País me proporcionou uma visão diferenciada na área jurídica e das sociedades como um todo. Crescimento sem preço, que atualmente utilizo em qualquer leitura que faço, conseguindo efetuar uma leitura mais crítica.
Enfim, o intercâmbio me proporcionou uma nova forma de ver o mundo. Atualmente, continuo estudando Direito na Unijuí, retomei meu estágio em Escritório de Advocacia e minha rotina de vida, e hoje posso dizer que vejo o mundo com a cabeça mais aberta e de forma mais madura”.