Viagem dos Sonhos - Unijuí

Viagem dos Sonhos

Ane Gabriele Poli, aluna do Curso de Enfermagem da Unijuí, realizou viagem de estudos no mês de novembro para conhecer o Sistema de Saúde Americano. Acompanhe o que ela tem para contar...

O início de um sonho
A ida para os Estados Unidos foi parte de um projeto de vida pessoal e profissional, que passa a se concretizar a partir do momento em que hospedei em minha casa, no mês de abril deste ano, duas acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade de Anderson (EUA), que participavam do mesmo intercâmbio.

A partir daí, intensifiquei o estudo da língua inglesa e realizei uma prova seletiva, a qual incluía os conhecimentos da área de enfermagem, análise do desempenho (notas) nos componentes curriculares até então desenvolvidos, análise do currículo Lattes e domínio da língua inglesa. Uma vez selecionada, viabilizado o passaporte, visto de entrada..., dia 19 de Novembro chegamos ao Estado de Indiana, onde estivemos nas cidades de Indianápolis, Terre Haute e Anderson, conhecendo o Sistema de Saúde Americano, Hospitais, escolas de enfermagem, Universidades e participando de aulas teóricas e práticas.

Sistema de Saúde Americano
Neste período foi possível conhecer o Sistema de Saúde Americano que é essencialmente privado, ou seja, o acesso aos serviços de saúde é possibilitado àqueles que, pagam, de forma direta ou através de um seguro saúde pelos serviços que precisa, ou, de outra forma NÃO EXISTE SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE.

Tecnologia
Considerando o uso de tecnologias pesadas (conhecimento, especializações, equipamentos) há que se afirmar que a capacidade de diagnóstico e tratamento de condições de doenças é realmente muito superior àquilo que estamos acostumados a ver no nosso meio.

Nas Universidades visitadas, percebe-se que o uso da tecnologia no ensino, também é parte do cotidiano. As Universidades dispõem aos estudantes laboratórios especializados com “bonecos/robôs” que podem ser programados pelos docentes, nos quais é possível realizar os mais minuciosos procedimentos, que vão desde a ausculta cardíaca e freqüência respiratória, até simular situações de Parada cardorespiratória, insuficiência respiratória... e testar os procedimentos a serem realizados nestas condições.

A experiência
Outros pontos de relevância desta viagem foram a oportunidade de conviver em casas de família, conhecer o seu cotidiano, sua cultura, suas tarefas, ir para o trabalho, culinária, enfim e, ainda conhecer diversos pontos turísticos como as 500 milhas de Indianápolis, estádios e jogos de basquete, voleibol, futebol americano, patinação no gelo, museus e outros tantos lugares e monumentos.

Esta viagem foi sim uma possibilidade ímpar que contribui para o meu crescimento pessoal e acadêmico, visto que pude comparar o sistema de saúde dos Estados Unidos com o Brasileiro, perceber o quão é importante nos dias de hoje o uso da tecnologia, e quanto ela auxilia no processo de trabalho. Também foi possível valorizar ainda mais o Sistema de Saúde Brasileiro que, sabemos necessita continuamente de adequações e ampliação, mas que, no entanto, não deixa ninguém desassistido. Também, conheci pessoas diferentes, com culturas diferentes.