A realização de estudar na Europa - Unijuí

A realização de estudar na Europa

Seria impossível descrever o que esse primeiro mês representou na minha vida. Desde o início da faculdade, ainda no segundo semestre, fui falar com a professora Angélica para realizar o meu sonho de fazer intercâmbio, ainda mais na Europa.

Foi tudo um tanto conturbado, afinal, fui uma das últimas a chegar a cidade do Porto. Muitos documentos, muitos atrasos, mas como a gente sempre diz aqui “no final dá tudo certo”. Os portugueses são um tanto reservados, e foi difícil, no começo, se acostumar com a falta de conversa entre as pessoas. Mas logo que cheguei na faculdade, fui muito bem recebida, e logo me enturmei.

O método de ensino é completamente diferente e sinto muito a falta de algumas aulas de inglês, que acabei não prestando atenção. Alunos da Universidade do Porto, em sua grande maioria, falam no mínimo dois idiomas. Tive que me virar, correr atrás, porque aqui não existe o jeitinho português, ninguém disse que seria fácil, então, “bóra” atrás do prejuízo.

Mas apesar das dificuldades, Porto é uma cidade linda, muitas vezes desmerecida aos olhos dos brasileiros. Logo que cheguei fui rendida aos encantos dessa bela cidade, um tanto antiga, mas com suas riquezas próprias, e conto os dias para não ir embora, apesar da saudade de todos.

Posso estar enganada, mas vou me lembrar desse semestre para o resto da minha vida, afinal, colecionei amigos, experimentei comidas incríveis, conheci lugares fantásticos e recomendo a todos que façam o mesmo, é claro, nunca deixando de lado os estudos.

Só tenho a agradecer a todos que proporcionaram isso, a Deus por ter me dado a chance de acrescentar esse estágio ao meu currículo. Voltarei com uma visão de mundo, com recordações inesquecíveis e com saudade disso tudo.

Gisely Ferrari de Santana
Aluna do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010.