Uma experiência no Canadá - Unijuí

Uma experiência no Canadá

Sou formada em Direito pela Unijuí, e tentei Mestrado em Direito em Calgary e Edmonton, Estado de Alberta, Canadá, por três vezes consecutivas, e acabei optando por fazer mestrado em outra área.

No Canadá, o mestrado em Direito, assim como Medicina, são cursos extremamente competitivos, pois estudantes de muitos países concorrem com os alunos canadenses. Existem obstáculos da língua, onde estudantes necessitam não apenas passar no TOEFL ou IELTS (exames de proficiência), mas precisam alcançar a melhor nota e também terem notas altíssimas durante a graduação para ter chance na competição. A nota da graduação é a porta de entrada para o mestrado aqui.

A vantagem do sistema de educação daqui é que, mesmo tendo uma graduação em Direito, o estudante ainda pode se candidatar a outros mestrados como (Administração, Serviço Social, Educação), pois a graduação em Direito é considerada como bacharelado em Artes, permitindo ao estudante optar por outras áreas de conhecimento em um mestrado.

Apesar de não ter sido aceita em Direito, devido à grande concorrência, tive aceitação em outros dois programas de mestrado, e optei pelo mestrado em Serviço Social.

Ao contrário do que muitos pensam, o Canadá tem primavera e verão, e nestas estações as temperaturas são muito agradáveis. As paisagens naturais são belíssimas, assim como muitas montanhas e lagos. O povo canadense é pacato, calmo, e bastante receptivo a estrangeiros. Já moro aqui há cinco anos, e me sinto literalmente em casa. Quando visito minha família no Brasil, fico com saudades do Canadá já nos primeiros dias.

O respeito ao pedestre é prioridade. Os carros param para você cruzar a rua, mesmo se você não estiver na faixa de pedestre. Quando você caminha num parque, as pessoas te cumprimentam e sorriam com um olá, mesmo sem nunca ter te conhecido. Apesar de Calgary ser grande (1 milhão de habitantes), você acaba se sentindo numa cidade pequena, pelo ambiente tão acolhedor. Nos feriados não faltam convites para piqueniques, almoços e eventos com canadenses. Eles adoram ouvir sobre o Brasil, nossa cultura, e fazem muitas perguntas sobre nosso país.

O inverno realmente é frio, as temperaturas ficam sempre negativas (-1, -10) e por um curto espaço de tempo (uns três dias num mês) podem chegar a 40 graus negativos. Porém mesmo com este frio, temos um conforto incomparável, onde as casas, carros e todos ambientes são aquecidos. As torneiras tem água aquecida em toda a casa, e mesmo no inverno eu uso roupas de verão dentro de casa.

Acho o custo de vida acessível aqui, considerando o salário mínimo daqui e o preço da gasolina, alimentação, moradia, telefone, energia elétrica. A variedade de frutas, legumes e verduras à disposição o ano inteiro é surpreendente. As frutas e produtos de melhor qualidade dos países europeus e da América do Sul vem parar aqui nos nossos mercados.

Lidia Czicheski Tome da Cruz
Egressa do Curso de Direito da Unijuí, reside no Canadá, onde foi aprovada em Mestrado na área de Serviço Social na Universidade de Calgary.