Intercâmbio no Porto: expandindo os horizontes - Unijuí

Intercâmbio no Porto: expandindo os horizontes

Experiência incrível. É assim que eu posso começar falando sobre o meu intercâmbio em Portugal. Estava sim muito entusiasmado, mas o que eu vi quando cheguei no Velho Mundo foi realmente surpreendente.

Portugal é um país pequeno, bonito e muito aconchegante. A cidade do Porto abriga muitos estudantes, mas também vemos muitas pessoas idosas por aqui. Acredito que a qualidade de vida seja alta, com muitas opções de cultura e lazer. A principal atração aqui é a Ribeira, que é um local muito lindo, onde passa o Rio Douro. Ali ficam restaurantes, barzinhos e é um lugar onde as pessoas costumam caminhar ou vão simplesmente deslumbrar a vista, principalmente no final de tarde, que é linda. Por falar em pessoas, elas são muito receptivas, ao contrário do que me disseram. São um pouco mais reservados, mas muito hospitaleiros.

A Universidade do Porto é muito grande, tem muitos cursos, muitos prédios, e aqui freqüento o curso de Direito. O prédio tem uma boa infra-estrutura, com muitas salas, auditórios, computadores à disposição dos alunos e as aulas são bem interessantes. No começo não é fácil entender o português, pois o sotaque é bem diferente, parecem cortar as palavras, mas aos poucos o ouvido se acostuma. Chama a atenção o inglês falado aqui de modo fluente. Claro, hoje todo mundo sabe que inglês não é visto só como um diferencial e sim como básico para mais oportunidades na vida profissional, mas aqui a gente vê de perto o quanto inglês é importante, pois lidamos com artigos, aulas e pesquisas em inglês.

Outra coisa valiosa que se ganha aqui é conhecer pessoas de diferentes culturas, de vários cantos desse mundo. Além de intercambistas de outros estados brasileiros, a gente acaba conhecendo estudantes de diversos países da Europa, que estão fazendo intercâmbio aqui também. E volto a dizer, o quanto inglês é importante, pois caso contrário, seria impossível ter um diálogo ou fazer novas amizades com outros europeus que estão aqui em Portugal. É também uma grande oportunidade de viajar para outros países, pois é tudo muito perto e sem maiores custos.

Enfim, o que posso dizer deste pouco tempo que estou aqui, que o difícil é a saudade que tenho do Brasil, pois sem dúvida, o que estou vivendo é uma experiência incrível, valiosa, inesquecível, que faz a gente aprender muito, em todos os sentidos e levarei para sempre, tanto na minha vida profissional quanto na pessoal.

Marcel Stucky
Acadêmico do curso de Direito da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010.