Vivenciando o ensino da Educação Física na Alemanha - Unijuí

Vivenciando o ensino da Educação Física na Alemanha

Os professores Leomar Tesche e Lisiane Goettems, do curso de Educação Física da UNIJUÍ, Campus Santa Rosa e Ijuí, foram até a Alemanha nos meses de novembro e dezembro visitar duas acadêmicas da Universidade que realizam intercâmbio de um ano no país. Confira o relato da professora Lisiane falando da sua experiência na Europa.

“Chegamos na Alemanha no dia 19 de novembro, eu e o professor Leomar Tesche, do curso de Educação Física do Campus Santa Rosa. Foi uma viagem de estudo/intercâmbio na Alemanha, na cidade de Tübingen, na Universidade de Tübingen.

O choque de culturas é muito grande. Na cidade em que ficamos há muitas ofertas de cursos e a diversidade de estudantes advindos de muitos países faz do lugar um centro de muitas aprendizagens. China, Itália, Índia, Japão, Turquia, Brasil, dentre outros, estão representados por jovens ousados e curiosos. Muitas línguas fazem parte do cotidiano das ruas, dos auditórios e salas de aula. Lá encontramos nossas alunas da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa, Daniele e Lélis, que estão na Alemanha em intercâmbio.

A Biblioteca de Tübingen é imensa, fica aberta inclusive no sábado à noite e domingo o dia todo. Nestes turnos, é comum grupos de estudantes pesquisando, fazendo trabalhos e interagindo entre si com suas tarefas cotidianas. Aliás, a disciplina de estudo aqui é fenomenal. Como professora que vive a relação de intercâmbio, participei de uma rotina de duas a quatro horas diárias de aulas com enfoque na dança. Tive a oportunidade de conhecer metodologias de aula, formas de aprender, relação com o conhecimento, todos bem diversos do modo que trabalhamos no Brasil.

No dia 4 de dezembro, também fomos a uma formatura do curso de Educação Física da Universidade de Tübingen e tivemos a oportunidade de presenciar um ato de conclusão diferente do que se efetiva no Brasil. Nesta formatura teve recital de músicas líricas e modernas, apresentação do grupo de strett e a apresentação do melhor trabalho de conclusão de curso do ano de 2010.

Ainda sobre a cidade pode-se que dizer que é lindíssima. O lixo tem tratamento vip, tudo é separado e nada vai fora. Mesmo com o frio de 9 graus negativos, é comum as pessoas caminharem até os pontos de coleta para levar garrafas de vidro no local apropriado de descarte temporário, tudo já separado por cor de vidro. Garrafas pets todas devolvidas no mercado e ressarcidas ao consumidor. Detalhes que não tem como esquecer pela riqueza do gesto e da consciência ambiental. Isso também eu levo como grande aprendizagem daqui.

Também dei aula na Universidade de Tübingen. A aula preparada foi para desenvolver dinâmicas e reflexões acerca da expressividade e da criação coreográfica, na modalidade jazz. Na Alemanha os alunos fazem atletismo e aula de lutas em meio à neve. Muito interessante. O povo daqui tem fissura por atividade física. Retornamos ao Brasil no dia 15 de dezembro. Está prevista, no retorno das aulas, a socialização de todas estas experiências com os acadêmicos brasileiros. A partir de vídeos das aulas realizadas na Alemanha poderemos aprender todos juntos.”