Antes eu imaginava... Agora eu estou vivendo! - Unijuí

Antes eu imaginava... Agora eu estou vivendo!

Eu imaginava ter um pôr do sol em frente ao Rio Douro, cenário deslumbrante e cartão postal da cidade do Porto/Portugal. Imaginava como seria estudar em uma Universidade que recebe estudantes dos mais diversos lugares do mundo e das mais variadas culturas. E imaginava também poder passar os finais de semana viajando para os principais pontos turísticos da Europa vistos antes somente pelas novelas e filmes, como por exemplo, Roma, Paris e Londres.

Eu apenas imaginava... Parece clichê dizer que tudo era um sonho distante, e que o fato de estar fazendo intercâmbio em Portugal ainda não parece ser real. Eu saí do interior do meu estado, com uma mala cheia de expectativas e coragem para desapegar da minha origem e me aventurar ao desconhecido, para poder desfrutar os benefícios e dificuldades que a vida de intercambista poderia me oferecer no período de seis meses de estudos no exterior. Algo que anteriormente era apenas uma ilusão.

Como pode uma pessoa mudar tanto em tão pouco tempo? Eu ainda estou deslumbrada com os acontecimentos desta nova vida, afinal, todos os dias são experiências novas. Você sai de casa e passa a viver longe de todas as comodidades que tinha, aprende a sobreviver de maneira própria e em momentos de desespero você acaba descobrindo a pessoa que é. Nesse percurso não só acumulo conhecimento, mas sim maturidade para fortificar o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, hoje eu compreendo melhor a frase do religioso Heber J. Grant “Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil, não porque a natureza da coisa mude, mas porque a nossa capacidade de executá-la aumenta”.

Vejo que diante das oportunidades que o país oferece enriqueci profissionalmente, conheci a cultura do povo português e dos outros estrangeiros que por aqui estudam. É o mudo! Essa cultura de integração, a raça humana é uma só, mas é tão diversificada.

É por isso que eu aposto nesta experiência como um avanço para o meu desenvolvimento humano, pois com certeza isso só tem a acrescentar na aprendizagem cultural, pessoal, profissional e emocional. Tudo isso é um momento único de evoluir e, assim, permanecer sempre aberta para o mundo.

Tenho certeza de que quando voltar para o meu berço, após saciar toda a saudade das pessoas que eu amo, a vontade de retornar será imensa. Tenho tanta certeza que já estou focando meu futuro em um mestrado na Europa.

Naiara Back de Moraes, acadêmica de Comunicação Social – Habilitação de Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.