Vida portuguesa - Unijuí

Vida portuguesa

Dizem que nada acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser, estar ou existir... Quando soube da oportunidade de intercâmbio, fiquei tão decidida que essa ideia marcou em minha mente de uma forma tão decisiva que passei a pensar nisso todos os dias. Os planos se focaram em cima desta possibilidade, tanto que estou aproveitando para coletar material que será utilizado em minha monografia sobre Agências de Publicidade e Propaganda em Portugal e o Projeto Experimental sobre a Vida de Intercambistas, trabalho que surgiu da vontade de mostrar para os outros um pouco da vivencia fora de casa.

Já estou em solo português por quase um semestre, e hoje vejo que é fácil desapegar do costume brasileiro, como por exemplo, observar onde se pára o carro de madrugada ou de ficar atento às paradas em sinal de trânsito depois da meia-noite. Acostuma-se fácil a entrar gratuitamente em festas e se locomover para qualquer lugar de transporte público ou até mesmo a pé.

Digo ainda que é muito bom ser brasileira fora do Brasil, ir para qualquer lugar de Portugal em poucas horas gastando menos de 5 euros (aonde se vai no Brasil por menos de 10 reais?)... Por aqui sempre tem um garçom que lhe abre um sorriso ao saber que você é brasileira e pergunta se a capital do país é Rio de Janeiro ou São Paulo.

Eu não sei como vai ser quando voltar para casa, mas a cada dia que passa é como se eu fosse ficar aqui para sempre... Ando pelas ruas mais segura, já decorei o caminho da Estação São Bento até a Rua da Cedofeita, sei onde fica o metrô, os mercados e os bares, não me perco mais na contagem das diferentes moedinhas de cêntimos nem das cédulas de tamanhos diversificados. Sei que posso comprar pão, fiambre (presunto), queijo e leite mais barato no mercado na frente de casa e que carnes muito baratas não são confiáveis.

Morar no exterior agrega novas experiências! É uma vida completamente nova. Você pode simplesmente ir ao mercado, na faculdade, fazer festa ou viajar, independente de onde estiver será um lugar novo onde você vai conhecer pessoas e fazer coisas que nunca imaginou fazer (acredite! A Europa mudará você!).

Mas para estar aqui eu tive de abrir mão de certas coisas como valores antigos e mentalidade ultrapassada para receber um pacote novinho em folha cheio disso, mas em uma linguagem diferente. E posso dizer que a tentativa é válida porque eu acordo todos os dias desejando que o dia não acabe nunca!

Mãe obrigada por tudo isso que você me proporcionou! Quando me abraçar novamente você terá uma filha mais madura, com independência conquistada e com uma bagagem cultural sem medidas.

Naiara Back de Moraes, acadêmica de Comunicação Social – Habilitação de Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, está encerrando período de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.