Intercâmbio: experiência única - Unijuí

Intercâmbio: experiência única

Esta experiência que agora está chegando ao fim me surpreendeu. As expectativas eram muitas, mas mesmo assim, superadas. Portugal mostrou ser um país acolhedor desde o início, e não é só nossa história em comum que nos une. De um sorriso ao logo perceberem que somos brasileiros, a algumas bandeiras do Brasil vistas ocasionalmente, é clara a admiração e respeito entre esses dois povos..

Fazer e desfazer malas, ir e voltar do aeroporto e conversar sobre os diferentes lugares visitados aqui é comum. Aliás, ultimamente tem sido difícil ver todos os amigos juntos, pois sempre alguém está viajando noutro canto da Europa, ou até da África. Nos aventuramos, com muita economia e animação, a desvendar lugares antes conhecidos só de ouvir falar. Estar ao lado da torre mais famosa do mundo (Torre Eiffel), cumprimentar a filha do rei da Espanha (a princesa Helena em Madrid), andar pelas dunas do norte de uma das ilhas da Espanha (Gran Canária), cavalgar num dromedário no deserto do Saara… foi inesquecívell!!

A passagem do Natal e Ano Novo longe da família foi um tanto quanto peculiar. Nessas datas não tem como não se lembrar da família e desejar tê-la ao nosso ladinho. No entanto, esse sentimento era comum entre os amigos intercambistas e nos unimos para celebrar. As noites dos dias 24 e 31 de dezembro foram então compartilhadas com pessoas que em tão pouco tempo se tornaram tão essenciais. Uma hora antes da virada do ano caminhamos até a Praça da Liberdade, próximo a Avenida dos Aliados, onde muitas pessoas, de famílias portuguesas a jovens estrangeiros, prestigiaram uma queima de fogos de cerca de 15 minutos. Foi emocionante! Todo aquele jogo de luzes, um marco de um ano cheio de vitórias e o início brilhante de um novo ano! Após a queima, uma animada banda brasileira agitou a multidão. Muitos portugueses sabiam várias músicas brasileiras e naturalmente alguns brasileiros ali presentes se uniram e celebramos todos juntos.

Agora no finalzinho do meu tempo aqui em Portugal reflito sobre o que foi viver esta experiência. Antes um sonho improvável de acontecer, depois deslumbre com a realidade; a vivência e agora as lembranças recentes repassando na memória, antes de virarem passado.

Volto com uma bagagem figuradamente e literalmente maior, e com a certeza de que lembrarei deste tempo aqui com um sorriso nos lábios, agradecida a Deus, por ter me dado este presente único, e por Ele sempre me surpreende.

Márcia Hennig
Acadêmica do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, concluiu em fevereiro período de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.