Porto: até mais ou até já! - Unijuí

Porto: até mais ou até já!

Por meio do acordo de cooperação entre a UNIJUÍ e a Universidade do Porto, tive a oportunidade de estudar por um semestre na maior universidade pública de Portugal e viver por seis meses na Europa, mais especificamente na cidade do Porto.

A FCNAUP (Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) é a única faculdade pública de Portugal que confere grau de licenciatura em Ciências da Nutrição, onde cursei quatro disciplinas escolhidas por mim.

No início, precisei me adaptar aos horários irregulares das aulas, que não seguem um turno só. Por exemplo, aula das 8h às 9h e das 12h até a 1h.

Não tive grandes dificuldades com o conteúdo e aprendizagem, exceto para compreender a fala dos professores devido às diversidades da língua. Os colegas eram prestativos e a comissão de curso se encarregava de distribuir o material necessário. Chamou-me atenção a não realização de estágios extracurriculares, como é comum pelos acadêmicos no Brasil, e a dedicação integral dos alunos à faculdade.

Minha estadia no Porto foi tranquila e levava uma rotina normal: faculdade, estudos, metro, ônibus, compras de supermercado, pagamento de contas. O povo, porém, nem de longe é tão acolhedor quanto o nosso, mas consegui me acostumar ao “jeito portuga” de ser e de tratar os desconhecidos.

O período no exterior me possibilitou, ainda, conhecer muitos lugares, desde cidades portuguesas, até outros países da Europa e uma parte da África. Viajei para a Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Marrocos e o deserto do Saara. Vivenciar culturas das mais diversas permitiu expandir a minha visão de mundo e das pessoas.

Hoje, quase um mês de volta ao Brasil, tento realizar um “balanço geral” e penso que tudo foi válido. A fase de adaptação, as viagens, as pessoas que eu conheci e convivi, a diversidade de culturas e línguas, o momentos bons, os ruins, os acertos e até os erros. E percebo o quão longe podemos chegar, basta querer e vencer os nossos próprios medos.

Quanto aos planos futuros, vou me dedicar aos estudos e finalizar a minha graduação na Unijuí. Depois, se possível, desejo viajar novamente ao exterior, talvez retornar a Portugal e realizar um curso de especialização ou mestrado.

Agradeço à UNIJUÍ pela oportunidade que disponibiliza aos seus alunos de engrandecer o currículo acadêmico e o próprio ser e aos meus pais, que depositaram em mim confiança e me apoiaram em todos os momentos, o que foi fundamental para a realização desta viagem.

Carolina Zanetti, acadêmica do curso de Nutrição da Unijuí, concluiu em fevereiro período de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.