Mestrando em Modelagem Matemática e Computacional participa de missão de pesquisa na Colômbia - Unijuí

Em mais uma ação de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí estreita laços de colaboração com a Universidad de Los Andes (Uniandes), na Colômbia. Ao longo do mês de dezembro, o mestrando Mailson Teles Borges embarcará em uma missão de pesquisa com duração de um ano, junto ao grupo colombiano do professor José Joaquín Bocanegra García.

“O professor José Joaquín tem um largo histórico de colaboração com o PPGMMC e, mais recentemente, integrou um projeto de pesquisa na temática de linguagens específicas de domínio e modelos de transformação para blockchain e contratos inteligentes, liderado pela professora Fabricia Roos-Frantz e do qual Mailson também participa. Dessa forma, se estabeleceu um primeiro contato para realização do intercâmbio”, relatou o orientador do mestrando e coordenador do PPGMMC, professor Sandro Sawicki.

Quando Mailson ingressou no curso de Mestrado, no início de 2022, já possuía interesse pelo idioma espanhol, bem como por vivenciar uma experiência internacional. “Eu havia planejado ir para a Argentina, mas, devido ao cronograma das aulas, adiei este plano. Na aula de abertura do PPGMMC, o professor Sandro apresentou algumas universidades com as quais a Unijuí tem parceria, incluindo a Uniandes. Então, a Colômbia me pareceu mais atrativa, pois eu teria a imersão no idioma e a experiência de viver em um país com uma cultura diferente da nossa, além da oportunidade de fazer parte de um processo de intercâmbio acadêmico”, relata o mestrando.

Mailson irá pesquisar e desenvolver um novo modelo computacional de transformação, que permita expandir as possibilidades de geração de código em plataformas de blockchain, bem como um conjunto de ferramentas para apoio e uso desse modelo. “A adaptação nos primeiros meses será desafiadora, mas a expectativa do aprendizado é muito empolgante. Ao final do próximo ano tenho a certeza de que estarei muito mais maduro e, ao olhar para trás, estarei ainda mais seguro de que realizar o Mestrado na Unijuí foi a melhor escolha”, afirma o estudante.

O mestrando destaca ainda que o apoio recebido da Unijuí foi fundamental para concretização desse sonho. “Os professores Sandro e Rafael se mostraram muito solícitos com a ideia, me forneceram todo apoio necessário para o desenvolvimento e escrita do projeto, além da interlocução com o professor José, da Uniandes, que nos auxiliou com o processo de solicitação do intercâmbio”, relata Mailson.