Professores participam de eventos na Europa e buscam a construção de rede internacional de pesquisa - Unijuí

Professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Rafael Frantz e Fabricia Roos-Frantz, realizam, neste mês, uma viagem para Europa, onde participam de bancas e eventos, e buscam a construção de uma rede de pesquisa internacional entre o Brasil, Espanha, Portugal, Inglaterra e Colômbia.

Conforme explica o professor Rafael Frantz, os primeiros contatos que ambos realizaram foi em Portugal, onde os docentes mantêm relações de pesquisa há aproximadamente 15 anos. “O professor Vitor Manuel Bastos Fernandes, que está no Instituto Universitário de Lisboa, já esteve nos visitando na Unijuí, ministrando disciplinas comigo no programa. E nesta visita, discutimos um projeto de pesquisa que tem como objetivo organizar uma rede internacional de colaboração em cima de sistemas. A temática do projeto é ‘Serviços Descentralizados para Cidades Inteligentes’, que resulta da extensão do projeto Cidades Inteligentes, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada - GCA, o qual lidero na Unijuí”, explicou o docente.

Desde o ano passado, como explica o professor, a Universidade trabalha na implementação da infraestrutura em torno de cidades inteligentes no município de Santa Rosa, por meio do projeto Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico-social da Macrorregião Noroeste e Missões" -  uma das quatro iniciativas selecionadas no edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS).

“Esse primeiro projeto de infraestrutura que conseguimos conquistar recursos estaduais, e que é liderado pelo professor Sandro Sawicki, também integrante do GCA, é o projeto que nos permite contar com a base tecnológica necessária para essa nova iniciativa. Durante todo esse ano, trabalhamos numa proposta de projeto de pesquisa que busca construir e desenvolver serviços descentralizados para um ambiente de cidade inteligente. E essa discussão vem sendo feita com alguns parceiros internacionais, a exemplo do professor Carlos Molina Jiménez, pesquisador da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que esteve na Unijuí no último ano”, comenta.  A mesma proposta foi apresentada ao professor Fernando Sequeira, do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, durante a viagem.

Os professores chegaram na Espanha no dia 12, onde mantêm, na Universidade de Sevilla, histórico de colaboração em pesquisas há mais de 20 anos. Ambos os professores desenvolveram suas pesquisas de doutorado na instituição. Nos últimos dias, a professora Fabricia participou de duas bancas de doutorado, convidada pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada, e também ministrou dois seminários, onde explanou sobre os projetos que vêm sendo pesquisados na Unijuí. A possibilidade de colaboração com um grupo de pesquisa da Unijuí também foi tema de discussão, voltada à construção de ferramentas para apoio ao desenvolvimento de experimentos.

“Minhas atividades estiveram ligadas ao Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, do qual fazem parte dos professores Rafael Corchuelo, que também já esteve na Unijuí, e Antônia Maria, que auxilia num projeto na área de blockchain e contratos inteligentes na Unijuí, colaborando na escrita de artigos, em pesquisas e nos seminários de orientação e discussão em grupo. Apresentei ao grupo o que estamos fazendo na Unijuí e também tratei da possibilidade de efetuarmos esse novo projeto voltado às cidades inteligentes”, completou o professor.

A expectativa é de também contar com a colaboração do professor José Joaquín Bocanegra García, da Universidad de los Andes, na Colômbia, que já mantém relações com a Unijuí. “Nos próximos meses, fechando essa proposta, pretendo submeter o projeto em editais que nos permitam buscar recursos e fomentar a mobilidade de pesquisadores”, finalizou Rafael.