Estudantes, professores e egressa do PPGD participam do XI Encontro Internacional do Conpedi, no Chile - Unijuí

Nos dias 13 e 14 de outubro, um grupo formado por mestrandos, doutorandos, professoras e egressa do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, participaram do XI Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – Conpedi, que aconteceu na cidade de Santiago, no Chile, e teve como tema “Direitos sociais, constituição e democracia na América Latina”. Este evento marcou o retorno às atividades presenciais, uma vez que, desde 2020, com o início da pandemia de Covid-19, todos os eventos foram realizados de forma online.

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 13 de outubro durante a parte da manhã, no histórico auditório da Aula Magna da Universidade de Santiago de Chile – USACH. Na ocasião, estiveram presentes importantes autoridades acadêmicas chilenas e brasileiras.

Na sequência, durante as tardes dos dias 13 e 14, o grupo participou de GTs - Grupos Temáticos para apresentação de trabalhos, apresentando suas pesquisas realizadas junto ao PPGD Unijuí A professora Janaína Sturza coordenou, na tarde do dia 13, o Grupo de Trabalho intitulado Bioética e Biodireito. Já na tarde do dia 14, o GT chamado de Direitos Sociais e Políticas Públicas – ambos contaram com as apresentações de trabalhos de pesquisadores de diversas instituições chilenas e brasileiras, além dos trabalhos do grupo do PPGD Unijuí.

As professoras, juntamente com os alunos e egressa, também participaram do evento assistindo aos diferentes painéis que aconteceram na manhã do dia 14.

O evento do Conpedi é um importante acontecimento acadêmico da área do Direito, especialmente voltado à pesquisa e pós-graduação em Direito. Um dos objetivos do XI Encontro Internacional foi impulsionar a internacionalização da pesquisa jurídica nacional, através da formação de redes de pesquisa com instituições de ensino da região latino-americana.