PPG em Direito realiza X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia - Unijuí

PPG em Direito realiza X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia

Durante esta semana, acontece o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). O evento, que abrange também a X Mostra de Trabalhos Científicos e o V Encontro de Egressos, teve início nesta terça-feira, dia 8 de novembro, e seguirá até esta sexta-feira, dia 11, com a realização de diversas conferências, painéis e apresentações. Esta edição aborda o tema “Desafios no Contexto Pós-Pandêmico” e é realizada de forma híbrida, possibilitando que participantes de fora de Ijuí socializem seus trabalhos por videoconferência.

Na cerimônia de abertura do Seminário, transmitida pelo canal da Unijuí no YouTube, a 3ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul, Daiana Dal Ros, realizou uma apresentação artística. Em seguida, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando González; o coordenador do PPGD, professor Maiquel Wermuth; e a conselheira da 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Josi Anne dos Santos, fizeram saudações iniciais, destacando o papel da Universidade na comunidade ijuiense e regional. Dando sequência à programação, o professor Fernando Estenssoro, da Universidade de Santiago do Chile (Usach), realizou a Conferência “Geopolítica e Direitos Humanos em um Mundo em Turbulência”, mediada pelo professor do PPGD, Daniel Rubens Cenci.

Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 9h, ocorreu uma reunião entre docentes e discentes da Unijuí e Usach. Pela parte da tarde, às 14h, iniciaram as apresentações dos trabalhos inscritos, seguidas pelo painel “Racismo e Direitos Humanos”. Já às 18h, ocorreu o Lançamento Coletivo de Livros de professores, estudantes e egressos do PPGD. Pela noite, às 19h30, iniciou a segunda conferência do evento, com a temática “Interfaces das Cidades com as Imagens: a questão dos direitos sociais”, que pode ser acessada neste link.

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, a partir das 14h, terão sequência as apresentações da X Mostra de Trabalhos Científicos. Às 16h, irá ocorrer o V Encontro de Egressos do PPGD da Unijuí. No turno da noite, a partir das 19h30, serão realizadas as conferências “Política Criminal e Sistema de Justiça no Brasil: desafios e retrocessos” e “Gobernabilidad Democrática y Seguridad”.

Na sexta-feira, dia 11, a tarde também irá iniciar com apresentações de trabalhos científicos. Às 16h, o último painel do evento abordará o assunto “Direitos Humanos, Saúde e Migrações”. Encerrando a programação, pela parte da noite, acontecerão duas conferências, com os temas: “Direitos Humanos e Teoria Crítica na América Latina” e “Violencia y Política en América Latina”.

Toda a programação ocorre no Centro de Eventos da Unijuí, mas também pode ser acompanhada também de forma online, pelo canal da Unijuí no YouTube. Para mais informações, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direitos, pelo e-mail ppgd@unijui.edu.br