PPGD recepciona novos estudantes de mestrado e doutorado em seminário - Unijuí

PPGD recepciona novos estudantes de mestrado e doutorado em seminário

Na tarde desta quinta-feira, 9 de março, teve início o Seminário de Recepção aos Estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), junto ao Centro de Eventos da Unijuí. O seminário acontece de forma presencial, com transmissão pelo Youtube e pelo Google Meet.

Ao todo, 30 estudantes estão ingressando no Programa - 12 no Doutorado e 18 no Mestrado em Direitos Humanos. “Nos preparamos ao longo das últimas semanas para que os nossos estudantes, especialmente os que estão ingressando agora, tenham uma experiência diferenciada, enriquecedora e inovadora no PPGD, que faça a diferença não apenas em suas carreiras, mas em suas vidas”, destacou o coordenador do PPGD, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

Participou da abertura do evento o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que falou sobre o orgulho da Universidade em contar com um programa de excelência, que está em constante evolução. “O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí está entre os melhores do País. Nós, enquanto universidade, temos a missão de formar pesquisadores altamente engajados em direitos humanos, que possam enfrentar os desafios da realidade contemporânea. Nos últimos anos, ficou evidente que discutir e operar os direitos humanos é fundamental se quisermos que o Brasil realmente avance e enfrente as dificuldades que o caracterizam”, afirmou.

Na tarde desta quinta-feira, foi realizada a roda de conversa com o tema “Qual o papel das mulheres na pesquisa em Direito? Limites e perspectivas”, a cargo de professoras dos programas de pós-graduação da Unijuí. Às 19h30, ocorreu o seminário “Mulheres e violência estrutural: a realidade da Rede de Proteção às Mulheres no município de Ijuí”, que contará com integrantes da Rede de Proteção no debate.

Nesta sexta-feira, às 9h, haverá banca da mestranda Lavinia Rico Wichinheski, com a dissertação “Superencarceramento feminino, seletividade penal e monitoramento eletrônico: a liberdade vigiada, seus limites e possibilidades enquanto dispositivo tecnopenal à luz dos direitos humanos”, no auditório do PPGD.

Depois de um tour pelas instalações do PPGD, a programação retorna às 14h, com atividade dos projetos de extensão do programa, além de sessão do Projeto Cinema e Direitos Humanos, com exibição do filme “Medida Provisória”, às 14h30. As atividades acontecem no auditório do PPGD.

Às 19h30, no Centro de Eventos, será realizado o seminário “Racismo estrutural e os desafios ao seu enfrentamento pelo sistema penal gaúcho”. À frente da discussão estará o delegado Fernando Sodré, chefe de Polícia Civil do Estado do RS e doutorando do PPGD.