PPGD encerra missão de estudos na Europa com a renovação do convênio com a Universidade La Sapienza, em Roma - Unijuí

Doutorandos e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí finalizaram, na última semana, a missão de estudos em universidades europeias. Do dia 22 de março até 5 de abril, o grupo participou de uma série de atividades na Università degli Studi 'G. d'Annunzio' Chieti, em Pescara, na Itália; na Sapienza Università di Roma, na Itália; na Universidade de Coimbra, em Portugal; e na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Uma das últimas atividades em que os professores e estudantes participaram foi o Seminário Direitos Humanos e Inclusão Social: uma comparação entre Brasil e Itália, realizado junto ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade La Sapienza, em Roma, no dia 3 de abril. Eles foram recebidos pelos professores doutores Giuseppe Ricotta e Matteo Finco.

Os docentes da Unijuí Janaína Machado Sturza, Joice Graciele Nielsson, Maiquel Angelo Dezordi Wermuth e Rosane Teresinha Carvalho Porto discutiram a temática dos Direitos Humanos a partir de suas bases teóricas e sob a forma de painéis durante o seminário, mediado pelos professores Matteo Finco e Raquel Weiss.

Neste mesmo encontro, o coordenador do PPGD, professor doutor Maiquel Wermuth, celebrou, juntamente com o professor Giuseppe Ricotta, a renovação do convênio Unijuí-Sapienza. O convênio é um importante mecanismo de fortalecimento das relações de cooperação internacional entre as duas instituições e ocorre no âmbito da potencialização do processo de internacionalização do Programa.

Anteriormente, no dia 31 de março, professores e doutorandos participaram, em Coimbra, do seminário "A Pesquisa com pessoas”, organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/UICISA e pelo Centro de Direito Biomédico e Universidade de Huelva. O evento ocorreu no Salão de São Tomás, Seminário Maior de Coimbra, sendo o grupo recebido pela professora doutora Irma Britto.

O grupo pôde interagir com pesquisadores lusitanos que realizam pesquisas no campo da saúde, discutindo metodologias e aspectos éticos no âmbito das pesquisas com seres humanos. Os temas abordados durante o evento concentraram-se na perspectiva da saúde e do direito bioético, a partir de experiências empíricas enquanto marco metodológico das pesquisas apresentadas.