III Seminário de Políticas Públicas de Acesso à Justiça e Direitos Humanos acontece de forma online - Unijuí

Na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, aconteceu de forma online a abertura do III Seminário Políticas Públicas de Acesso à Justiça e Direitos Humanos. O evento é promovido pela professora doutora Rosane Porto, que é integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs).

Tendo como objetivo contextualizar sobre a importância de políticas e do acesso à justiça pela via dos direitos humanos, o evento chega à sua terceira edição com excelência nos debates, conforme apontou a professora doutora Joice Nielsson, que representou, no evento, o coordenador do PPG em Direito, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

A presença de convidados renomados, segundo a professora Rosane Porto, demonstra o quanto o Programa tem construído e articulado parcerias, não só no País, mas também no exterior. “Este é um momento para celebrar, para produzir construções e reflexões a partir de políticas públicas que estão em um cenário desafiador. A partir do papel da academia, como podemos contribuir com ações estratégicas, políticas e solidárias para as nossas nações?”, indagou a professora, ao abrir as discussões da tarde.

O III Seminário foi dividido em dois eixos: o primeiro, Saúde Trabalho, contou com discussões acerca do tema “Diálogos necessários sobre a saúde do trabalhador: limites e possibilidades da mediação sanitária”, que contou com contribuições dos professores doutores Mario Luis Gambacorta (UNPAZ/UNLZ/UBA), Alfredo Sierra Herrero (Universidad de Los Andes) e Sandra Regina Martini (Uniritter); e do tema “Perspectiva Europeia: Inteligência Artificial e trabalho entre oportunidades e riscos”, que foi conduzido pelo professor doutor Carlo Alberto Ciaralli (Universidad Pablo de Olavide/Università Degli Studi "G. D'annunzio - Pescara).

Já no eixo Acesso à Justiça e Gênero, foi inicialmente abordada a “Justiça Restaurativa na Justiça Militar: perspectivas e possibilidades”, pela juíza militar de Santa Maria, Viviane de Freitas Pereira. Depois, “O protocolo para julgamento com perspectiva de gênero do CNJ e a sua aplicação prática” foi trabalhado pela professora doutora e juíza de Direito Adriana Ramos Mello (Fiocruz/Rj e Imerg). Por fim, “A Síndrome de Burnout e a responsabilidade social nas organizações de trabalho: por que as mulheres são as mais afetadas?” foi trabalhada pela professora doutora Marli Marlene da Costa (Unisc). Para fechar a tarde, também foi realizado um encontro de pesquisadoras da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas (REDEFEM).

Nesta quinta-feira, o evento segue à tarde com o lançamento da obra “O teletrabalho na pandemia: diálogos necessários entre Brasil, Chile e Argentina”. Depois, haverá apresentação de trabalhos.

Confira a transmissão desta quarta-feira na íntegra: