I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos acontece na próxima semana - Unijuí

Na próxima semana, entre os dias 14 e 15 de junho, será realizado de forma online o I Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030. O evento terá transmissão pelo Youtube e pelo Google Meet e os participantes poderão submeter trabalhos até a próxima segunda-feira, dia 12 de junho.

Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/eventos. Os trabalhos submetidos devem estar vinculados a um dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs): GT1 - Sociedades Pacíficas e Instituições Eficazes; GT2 - Direitos Humanos e Desigualdades Sociais; GT3 - Políticas Públicas e Bem-Estar Social e GT4 - Agenda 2030 e Sociedades Sustentáveis.

A programação terá início às 10h do dia 14 de junho, com a abertura oficial. Às 10h30, será realizada a mesa “Agenda 2030 e Direitos Humanos na Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que contará com duas conferencistas: a primeira será a professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert , que vai abordar a “Rede de Observatórios Latino-Americanos e o Projeto 2030”. Depois, a professora doutora Maria Aparecida Lucca Coavilla vai falar sobre “Experiências da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SC na Implementação de um Planejamento Estratégico com Base na Agenda 2030 da ONU”.

Às 14h, serão realizadas apresentações de trabalhos e, às 19h, será realizada a mesa “Políticas públicas e dignidade: os desafios impostos aos direitos fundamentais e às garantias sociais”, com a participação da professora doutora Karyna Batista Sposato coordenadora dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e do doutor Álvaro Maurício Chamorro, integrante do Projeto Interinstitucional - Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible: Análisis Comparado Brasil y Colombia, da Universidade Cooperativa da Colômbia.

Já no dia 15, será realizada a reunião da Rede de Observatórios, às 9h30; apresentação de trabalhos, às 14h; e a discussão sobre “Geopolítica Ambiental e os Desafios para a América Latina”, às 19h, a cargo do professor doutor Fernando Estenssoro (USACH/Chile).

O encerramento será realizado às 21h, com a apresentação do Relatório (parcial) de Atividades da Rede de Observatórios Latino-Americano para Efetivação da Agenda 2030 (período 2022/2023); e apresentação da Cartilha sobre a Agenda 2030 - ODS (Tradução - português, espanhol, kaingang e guarani).