Estudantes e professores da Unijuí estiveram em missão de estudos na Universidade Blas Pascal, na Argentina - Unijuí

No período de 3 a 14 de julho, estudantes dos cursos de Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, além dos professores doutores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Janaína Machado Sturza, Joice Graciele Nielsson e Rosane Porto, participaram da missão de estudos na Universidade Blas Pascal, localizada na cidade de Córdoba, na Argentina. Durante as semanas em que estiveram em Córdoba, os estudantes e professores participaram de aulas diárias de língua espanhola (castelhana), cultura Argentina, aulas de tango e folclore argentino.

No dia 4 de julho, os estudantes realizaram um City Tour na cidade de Córdoba, visitando o Parque Sarmiento, Museo de Sitio – Archivo Provincial de la Memoria e Faculdad de Derecho da Universidad Nacional de Córdoba, encerrando o dia com uma oficina de cultura, aprendendo a fazer o “mate” argentino. Posteriormente, os estudantes fizeram uma explanação das suas pesquisas de Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, aos professores da Universidade Blas Pascal. No dia 7 de julho, nas dependências da Universidade Blas Pascal, participaram de palestra com o catedrático da Unesco e secretário de Internacionalização da Universidade Blas Pascal, Alberto Ferral, sobre a Internalización e Interculturalidad en los Impactos Ambientales.

Integrando as atividades da missão de estudos, nos dias seguintes foram realizadas visitas aos Tribunais de Córdoba, Palacio de Justicia e ao Centro de Atención a Personas Migrantes y Refugiadas (CAPeM). No dia 8 de julho, os estudantes e professores visitaram o Museo Nacional Estancia Jesuitica Alta Gracia, Casa del Virrey Liniers, localizados em Alta Gracia/Argentina, Museo Che Guevara, Observatorio Astronómico de Córdoba e Paseo de los Artesanos. No dia 9 de julho, visitaram La Cumbrecita, lago Los Molinos e a Vila General Belgrano e, no dia 12 de julho, conheceram a fábrica Plastic Food Descartables, localizada na cidade de Córdoba, além de participar de palestra ministrada pelo professor doutor Armando Andruet, na Universidade Blas Pascal, com o tema “Bioetica y Bioderecho – Desafios para los Sistemas Juridicos em Tiempos Complejos”.

Finalizando a missão internacional de estudos, na semana dos dias 10 a 13 de julho, os alunos e professores continuaram com as aulas de língua espanhola (castelhana) e cultura Argentina, encerrando as atividades com almoço integrativo na Universidade Blas Pascal.