PPGD Unijuí realiza Seminário de Autoavaliação - Unijuí

PPGD Unijuí realiza Seminário de Autoavaliação

Nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí realizou o Seminário de Autoavaliação 2023. O evento visa o aprimoramento do sistema de monitoramento dos indicadores de desempenho dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, considerando os resultados da avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020 e o meio-termo da quadrienal 2021-2024.

A atividade aconteceu presencialmente no auditório do Programa e reuniu professores do PPGD, representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado e discentes das turmas de Doutorado.

Pela manhã, a abertura do evento foi realizada pelo coordenador do Programa, professor doutor Maiquel Angelo Dezordi Wermuth, com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González, e da coordenadora do curso de graduação em Direito da Unijuí, professora mestre Francieli Formentini.

Na sequência, o coordenador do Programa apresentou as diretrizes estabelecidas pela Coordenação da Área do Direito na CAPES, no último seminário de meio-termo, realizado em novembro, em Brasília. Foram revisados os principais pontos da Ficha de Avaliação dos Programas.

No turno da tarde, a atividade contou com a participação da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), professora doutora Gisele Coelho Lopes, que atua como coordenadora do segmento das Instituições de Ensino Superior Comunitárias no FOPROP - Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. A palestrante abordou o tema “Desafios dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nas Instituições Comunitárias Brasileiras”. Na oportunidade, foram apresentados alguns aspectos relevantes do processo de construção do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2024-2028, analisando-se as Diretrizes do PNPG e os desafios que se impõem às instituições comunitárias e seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nesse contexto.

Ao final do Seminário, houve discussão das metas estabelecidas pelo PPGD Unijuí no ano de 2023 e a fixação das metas para o último ano da quadrienal.