Educação

Laboratório de Ensino de Línguas - LELU

             

O Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) atua enquanto um diferencial acadêmico interdisciplinar, almejando o desenvolvimento pedagógico, científico e linguístico da Universidade, tendo em mente o processo de internacionalização da Unijuí e as metas previstas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O LELU possibilita relações entre teoria e práticas a partir de atividades práticas do curso de Letras Português e Inglês, colocando à disposição da comunidade acadêmica e externa recursos humanos e materiais que venham ao encontro dessas necessidades.

Deste modo, o LELU pode ser utilizado pelos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí, considerando-se intervenções e acompanhamento linguístico por meio de práticas orientadas em língua estrangeira e materna, cursos de curta duração ou disciplinas de Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa e Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos (ESP/EAP) com organização do curso de Letras.

Em virtude das ações serem de caráter sistemático, contínuo e propositivo, o LELU tem por objetivo promover ações educacionais, produções científico-culturais, bem como ter impacto significativo no âmbito social e educacional, visando a qualificação das relações por meio da linguagem e da comunicação qualificada, assim como promover a emancipação (empoderamento/empowerment) social dos sujeitos. 

Além das atividades relacionadas ao Curso de Letras, o LELU desenvolve cursos como o Inglês no Campus, o Curso de Português para Estrangeiros, junto à VRPGPE,  e atividades relacionadas ao Projeto English Teaching Assistant (ETA Fulbright/Capes). 

Contato: lelu@unijui.edu.br

 Acompanhe o LELU nas Redes Sociais: Facebook.

Cursos que fazem parte das atividades do LELU:

CURSOS DE INGLÊS NO CAMPUS

Apresentação 

O curso de Inglês no Campus almeja desenvolver habilidades básicas em língua inglesa em situações cotidianas da vida, como: saudações, apresentações pessoais, interações próprias de situações de trabalho, discussões sobre assuntos atuais e sobre questões que fazem parte do contexto social dos aprendizes. 

Pretende-se construir um ensino a partir de uma abordagem comunicativa, em que o foco seja o uso da linguagem para uma determinada ação comunicativa, materializada em diferentes gêneros textuais, isto é, sempre em situações reais de uso da língua.

O curso é destinado a estudantes da Unijuí, egressos, funcionários e professores.

CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIJUÍ 

Apresentação 

A Unijuí tem ampliado cada vez mais seus convênios com outras instituições de ensino superior em muitos lugares do mundo. Tais vínculos fazem parte de uma política de internacionalização, a qual tem, não só possibilitado aos estudantes brasileiros, da graduação e pós-graduação estudarem em países estrangeiros, como também tem recebido alunos de outros países na Unijuí. Portanto, o curso cumpre com uma perspectiva de apoiar os estudantes estrangeiros  em suas atividades acadêmicas, sendo a aprendizagem da língua portuguesa um dos aspectos centrais para o êxito nas aulas na universidade.  O curso é organizado e realizado pela VRPGPE e pelo Departamento de Humanidades e Educação - DHE,  em específico, pelo Curso de Letras, junto às atividades do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU).

Objetivos 

O Curso de Português para Estrangeiros tem como proposta fazer com o que os alunos construam competência para o uso da língua na interação com textos escritos e/ou falados. É também objetivo do curso preparar os estudantes estrangeiros para a realização da Prova de Proficiência Celpe-Bras, a qual é aplicada na Unijuí, a partir do cadastro junto ao INEP, desde 2010.

Organização

O Curso organiza-se em níveis de proficiência, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir em língua portuguesa nos diferentes contextos de comunicação. 

Os níveis de proficiência são divididos em: Nível Básico, Nível  Intermediário e Nível Avançado. Para fins de organização dos níveis, são consideradas as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos no que diz respeito a: a) capacidade de ler e escrever b) capacidade de ouvir e falar c) capacidade de empregar recursos linguístico-gramaticais. Todos esses aspectos voltam-se para o emprego da língua portuguesa em contextos formais e informais, nos quais o estudante deverá usar a língua para sua comunicação.

Estrutura Curricular 

Turmas em andamento, turnos e horários: 

Quinta-feira: das 14h às 16h -  turma de nível básico 

Terça-feira: das 14h às 16h -  turma integrada de nível intermediário e avançado

As aulas são presenciais, mas ocorrem também de forma online por meio de ferramentas como o Google Classroom e Google Meet.

O curso é ministrado atualmente pela aluna do Curso de Letras Português-Inglês, Rafaela de Moura, com orientação da professora do Curso de Letras Ma. Taíse Neves Possani.

Contatos: 

DHE - 3332-0026

Professoras -taise.possani@unijui.edu.br; rafaela.moura@sou.unijui.edu.br 

 

Projeto English Teaching Assistant (ETA Fulbright/Capes)

O projeto Ensinando línguas, aproximando fronteiras da Unijuí em parceria com a Fulbright/CAPES proporciona a vinda de professoras assistentes de inglês dos Estados Unidos da América. O objetivo desse projeto é qualificar a formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de Letras Português e Inglês da Unijuí, bem como potencializar o desenvolvimento linguístico e cultural em língua inglesa dessa comunidade acadêmica, como parte de seu processo de internacionalização. Visa-se dar continuidade e aprimorar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, especialmente a partir do início da parceria entre a Unijuí e o programa ETA Fulbright Capes.

O trabalho de parceria internacional, desde 2017, vem realizando atividades com a comunidade ijuiense. Esses esforços conjuntos materializam-se no Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) como espaço diferenciado, que oferece atividades envolvendo as línguas estrangeiras, especialmente o inglês e o espanhol. Essas atividades com o Curso de Letras, Lelu e professoras assistentes proporciona vivências de ensino e aprendizagem a comunidade, contribuindo para a internacionalização das ações da universidade.

 


Laboratório de Matemática

 
 

É um espaço que se configura como uma instância promotora de práticas de ensino, de pesquisa e de extensão. Tem como objetivos contribuir no processo de formação do professor de matemática, seja inicial ou continuado; contribuir com a comunidade escolar interna e externa no ensinar e no aprender matemática; promover estreitamento nas relações dos estudantes com a matemática, entre outros.

Para atender as suas demandas e aos objetivos a que se propõe o Laboratório conta com uma coordenadora e uma estagiária que atua 19h semanais, no turno da tarde.