Incentivando a pesquisa - Unijuí

Incentivando a pesquisa


Pesquisador Aluno

Conheça as formas de incentivo que a universidade oferece ao pesquisador através do Fundo Institucional de Pesquisa que financia o tempo destinado à pesquisa institucional:

  • Papdocência: os pesquisadores que participam do Papdocência – Programa de Apoio às Atividades Acadêmicas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UNIJUÍ recebem incentivo do Fundo Institucional de Pesquisa, com financiamento de 50% do tempo destinado ao PPGSS.

  • Edital pesquisador: é publicado anualmente para concessão de horas do Fundo Institucional de Pesquisa a pesquisadores efetivos da Instituição, com titulação de mestre ou doutor. A avaliação é meritocrática e considera a Pontuação da Produção Científica individual e do grupo ao qual o pesquisador está vinculado.

  • Edital temático: periodicamente são publicados editais para concessão de horas de pesquisa em áreas induzidas e com potencial para a obtenção de financiamento externo.

  • Pesquisas com financiamento externo: pesquisadores que aprovam projetos de pesquisa com obtenção de financiamento por agência externa de fomento têm contrapartida institucional garantida em horas, conforme Resolução.

  • Bolsas de iniciação científica: aos pesquisadores institucionais é possibilitada a solicitação de quotas de bolsa de iniciação científica para alunos de graduação, mediante participação em Editais publicados anualmente.

Os alunos podem participar de projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados, nas diversas áreas do conhecimento, através do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica construindo um diferencial na sua formação acadêmica e profissional. Conheça as formas de incentivo:

    • Iniciação científica: permite introduzir os estudantes de graduação nos grupos de pesquisa institucionais, desenvolvendo atividades em projetos de pesquisa com orientação de pesquisador qualificado e apoio teórico e metodológico de uma equipe.

 

    • Programas de bolsa de iniciação científica e tecnológica: é um incentivo individual seletivo aos melhores alunos de graduação, com pesquisa vinculada a projetos desenvolvidos por docentes pesquisadores. Anualmente são oferecidas cerca de 200 bolsas desta modalidade. Conheça mais sobre os diferente programas:

 

  • Atividades permanentes: durante o ano são promovidos ciclos de formação para alunos envolvidos em projetos de pesquisa institucionais, abordando assuntos que envolvem a atividade de iniciação científica e a qualificação do jovem pesquisador.

Como participar

Os alunos interessados em desenvolver atividades de iniciação científica em projetos institucionais de pesquisa devem contatar com os professores pesquisadores da sua área de formação. São exigidos bom desempenho acadêmico e disponibilidade de 20 horas semanais. As bolsas duram, em média, um ano e podem ser renovadas.

Confira o Manual de iniciação científica Unijuí.

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.