Comitês - Unijuí

Comitês


Científico Ética em Pesquisa Ética no Uso de Animais

O Comitê Stricto Sensu e Pesquisa é um órgão de assessoramento da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e tem como principais atribuições: propor e apoiar a VRPGPE na definição das estratégias e dos mecanismos necessários à criação, consolidação e avaliação dos grupos de pesquisa e cursos de Pós-Graduação; propor critérios de elaboração de Editais para financiamento de ações ou projetos de pesquisa com recursos da Universidade; avaliar e emitir parecer sobre os relatórios dos projetos de pesquisa e dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu; analisar e deliberar sobre processos administrativos envolvendo estudantes ou professores dos Programas e deliberar sobre questões encaminhadas pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão e/ou pelos Órgãos da Administração Superior da Universidade.
O Comitê é composto pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e por um assessor técnico-administrativo da VRPGPE.



Composição

Dr. Fernando Jaime González - Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Presidente
Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz - Coordenadora do PPG em Atenção Integral à Saúde - Membro
Dr. Daniel Knebel Baggio - Coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional - Membro
Dr. José Antonio Gonzalez da Silva - Coordenador do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Membro
Dr. Maiquel ngelo Dezordi Wermuth - Coordenador do PPG em Direitos Humanos - Membro
Dr. Sandro Sawicki - Coordenador do PPG em Modelagem Matemática e Computacional - Membro
Dr. Sidinei Pithan da Silva - Coordenador do PPG em Educação nas Ciências - Membro
Cláudia Cargnelutti Didoné - Assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão - Membro

O comitê de ética em pesquisa é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades avaliar, acompanhar e controlar, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos sujeitos da pesquisa, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.

 

Submissão de projetos

Todos os encaminhamentos de protocolos de pesquisa para análise do CEP/CONEP deverão ser feitos via Plataforma Brasil.

Documentos


A Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA tem por finalidade desempenhar papel consultivo e educativo sobre as práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas dentro da UNIJUI. A CEUA compete analisar os protocolos de experimentação, nos âmbitos de ensino e pesquisa, que necessitem do uso de animais e emitir parecer sobre os mesmos segundo a legislação nacional e conforme princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).

Legislação

Acesse o site do Conselho Nacional de Controle de experimentação animal - CONCEA para obter mais informações e clique aqui para consultas aos protocolos já aprovados pela CEUA/UNIJUÍ.

Documentos e formulários


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.