O Comitê Stricto Sensu e Pesquisa é um órgão de assessoramento da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e tem como principais atribuições: propor e apoiar a VRPGPE na definição das estratégias e dos mecanismos necessários à criação, consolidação e avaliação dos grupos de pesquisa e cursos de Pós-Graduação; propor critérios de elaboração de Editais para financiamento de ações ou projetos de pesquisa com recursos da Universidade; avaliar e emitir parecer sobre os relatórios dos projetos de pesquisa e dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu; analisar e deliberar sobre processos administrativos envolvendo estudantes ou professores dos Programas e deliberar sobre questões encaminhadas pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão e/ou pelos Órgãos da Administração Superior da Universidade.
O Comitê é composto pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e por um assessor técnico-administrativo da VRPGPE.
Dr. Daniel Knebel Baggio - Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Presidente
Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz - Coordenadora do PPG em Atenção Integral à Saúde - Membro
Dr. Argemiro Luis Brum - Coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional - Membro
Dr. José Antonio Gonzalez da Silva - Coordenador do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Membro
Dr. Maiquel ngelo Dezordi Wermuth - Coordenador do PPG em Direitos Humanos - Membro
Dr. Sandro Sawicki - Coordenador do PPG em Modelagem Matemática e Computacional - Membro
Dr. Sidinei Pithan da Silva - Coordenador do PPG em Educação nas Ciências - Membro
Cláudia Cargnelutti Didoné - Assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão - Membro
O comitê de ética em pesquisa é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades avaliar, acompanhar e controlar, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos sujeitos da pesquisa, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.
Todos os encaminhamentos de protocolos de pesquisa para análise do CEP/CONEP deverão ser feitos via Plataforma Brasil.
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNIJUÍ, vinculada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), tem caráter consultivo, educativo e deliberativo, atuando na avaliação, acompanhamento e fiscalização das atividades de ensino e pesquisa que envolvam o uso de animais. Compete à CEUA cumprir e fazer cumprir a Lei nº 11.794/2008 e demais normas aplicáveis, assegurando que todos os projetos estejam em conformidade com os princípios éticos da experimentação animal e com os preceitos do bem-estar animal.
É atribuição da CEUA: analisar e aprovar previamente os protocolos que envolvam animais; garantir a observância dos princípios dos 3Rs (Redução, Substituição e Refinamento); verificar a pertinência científica e a justificativa para o uso de animais; acompanhar a execução dos projetos aprovados; monitorar as condições de alojamento, manejo e biossegurança; além de assegurar que os profissionais envolvidos possuam treinamento adequado. A CEUA é responsável por zelar para que a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica na instituição seja conduzida de forma ética, responsável e em conformidade com a legislação vigente.
Em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações, entre em contato com a CEUA pelo e-mail: ceua@unijui.edu.br.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.