Mestrado e Doutorado

Professora da Unijuí recebe prêmio em homenagem especial

 

A professora Helena Copetti Callai do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou do XIV SEUR- Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre CIDADE E CIDANIA que tem como tema neste ano de 2018 – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. O evento aconteceu em Pelotas na UFPEL-Universidade Federal de Pelotas.

A professora Helena ministrou a conferencia de abertura do evento abordando o tema É possível elaborar uma narrativa sobre “formação para a educação cidadã através do estudo a Cidade”?

A conferência foi precedidapor uma cerimônia de premiação de mérito acadêmico em geografia, que acontece desde o ano de 2000 naquela universidade.    

Nesta cerimônia presidida pelo Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel Dr. Sidney Gonçalves Vieira a professora Helena Copetti Callai recebeu o:  Prêmio Professor Mario Rosa de MÉRITO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA, edição 2018 outorgado na CATEGORIA HOMENAGEM ESPECIAL.

Na leitura da homenagem e justificando a escolha, foi ressaltada a participação da professora na pesquisa e ensino de geografia e pela produção acadêmica de artigos e livros que tem contribuído com a formação de muitos professores de geografia em âmbito nacional.  


Vídeo: Confira como foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física

                 

Teve início na UNIJUÍ o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Uma aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de abril, marcou o início das aulas do Mestrado, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.


Ciranda Infantil promovida pela Unijuí reúne educadores da região

                   

Na manhã do dia 28 de abril de 2018, a Escola Francisco de Assis (EFA) de Ijuí abriu as portas para sediar uma Ciranda Infantil sobre Documentação Pedagógica. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, retomando uma antiga tradição, e também por um grupo de pesquisa sobre Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da universidade. O evento foi coordenado pela mestranda Carine Bott Pinto, pela doutoranda Franciele M da Rocha e pela professora Noeli Valentina Weschenfelder.

A Ciranda reuniu cerca de 50 educadores e educadoras vindos dos municípios da região, de escolas particulares e municipais de Ijuí, Horizontina, Santo Ângelo, Santo Antonio das Missões e Três Passos, trazendo elementos para uma rica discussão, de como as professoras e professores da Educação Infantil vêm fazendo a documentação pedagógica. Na ocasião, iniciou um debate pautado na tradução da obra de autores italianos organizada por Maria Carmem Silveira Barbosa, Sueli Amaral Mello e Ana Lucia Goulart de Faria, a Documentação Pedagógica: teoria e prática. De acordo com o livro, uma das três funções destacadas da documentação constitui-se no material pedagógico para a reflexão sobre o processo educativo. Os documentos criados pelos professores e professoras e também com as crianças podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com os/as colegas, base para a discussão, ressignificação e avaliação de práticas.  

“A documentação pedagógica como formação, que acredita nos adultos experientes e na formação continuada de professores, de modo a construírem uma nova pedagogia, baseada numa outra didática, não linear, não fragmentária, conteudista, propõe uma nova forma de organização do trabalho docente, menos formal, mais interativa”, explica a professora Noeli. E não é uma novidade apenas na Pedagogia. “Ela pode ser incluída em processos participativos, no diálogo com as famílias e a comunidade. Significa construir uma Pedagogia que escute e inclua as vozes infantis, a observação, o registro e o compartilhamento do acontecido, exigindo permanente reflexão participativa”, completa.

A professora avalia que as Cirandas “fortalecem aquilo que acreditamos e aquilo que queremos tornar forte na Escola da infância, por isso são tão importantes”. Durante a Ciranda, os espaços de Educação Infantil da EFA foram visitados. Outras cirandas serão realizadas, de forma itinerante, de acordo com os encaminhamentos do encontro.


Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional


 

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

 Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.


Unijuí esteve presente em Seminário que discutiu o tema "Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas"

              

Pesquisas na educação infantil envolvem geralmente envolvem crianças como sujeitos. No início de abril, entre os dias 2 e 4 de abril, a UFRGS promoveu o seminário Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas, para abordar desde a entrada no campo da pesquisa e as estratégias de produção de dados, até a análise das narrativas produzidas pelas crianças e a obtenção de termos de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis e o assentimento das crianças na participação da pesquisa. A professora Noeli V.  Weschenfelder, do Departamento de Humanidades e Educação, e professora do PPG em Educação nas Ciências, representou a Unijuí no seminário, que também teve participação da UNISC, UFSM e UFPEL.

A professora observa que o seminário teve como objetivos a análise de estratégias frente à temática da ética na pesquisa com crianças e o cuidado com a vulnerabilidade e o silenciamento delas. Foram formulados indicativos específicos para a pesquisa com crianças, tendo em vista sua efetiva participação durante o processo investigativo. Também foram discutidas estratégias de produção de dados na pesquisa com crianças e de escrita do texto etnográfico.

O Seminário teve a coordenação de Profª Drª Maria Carmem Silveira Barbosa e Prof Rodrigo Saballa de Carvalho (FACED/UFRGS), renomados pesquisadores da infância. A Profª Dra. Nathalia Fernandes, da Universidade do Minho, de Portugal foi uma das convidadas para abordar a temática, com a mediação da Profª Drª Leni Vieira Dornelles (FACED/UFRGS). Ainda, a Profª. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha expôs pesquisas de suas mestrandas e doutorandas.

Já no dia 6 de abril a professora Noeli assistiu a uma palestra com o Prof Dr Michel W Apple, dos EUA, e considerado um dos principais pensadores da área da Educação na atualidade. A palestra foi promovida pela FACED/UFRGS e discutiu o contexto brasileiro da crise na educação com o tema “A educação pode mudar a sociedade?”. As atividades fazem parte do vínculo da professora com a UFRGS para seu curso de pós-doutorado.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências promove Seminário Temático

Durante dois dias, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu o Seminário Temático: questões sociocientíficas no ensino das ciências, com o professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional - Colômbia.

A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa, avaliou o evento de forma positiva, destacando a participação de estudantes do programa e a relevância dos temas trabalhados.

“Esse evento trouxe uma motivação para todos a estudar mais, se preocupar mais, principalmente no que se refere a questões científicas e questões controvérsias importantes de serem discutidas por todas as áreas”, salienta a professora.

O Seminário discutiu o estudo da origem e do desenvolvimento da abordagem de Questões Sócio científicas (QSC), visando suas contribuições para o Ensino das Ciências.


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realizou Aula Inaugural

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências realizou a Aula Inaugural, nesta segunda-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí. Mestrandos, Doutorandos e professores acompanhar a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.

O evento serviu, ainda, como um momento de socialização com os novos estudantes do Programa. O Professor Doutor Fernando Jaime González, Vice-Reitor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, destacou a nota cinco na avaliação da CAPES, a importância da mesma e como a avaliação de aconteceu.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências promove Aula Inaugural

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove a Aula Inaugural de 2018, dia 12 de março, às 8h30min, no Centro de Eventos, com a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.

Na parte da tarde, às 13h30min, a palestra é com a professora doutora Elza Falkembach sobre “A pesquisa em educação no contexto atual”.

 


Mestranda em Educação nas Ciências participa de curso na Universidade do Texas

                    

Na foto acima, a mestranda em Educação nas Ciências Jamile (ao centro) com colegas que realizaram o curso.

A mestranda em Educação nas Ciências do PPGEC da Unijuí, Jamile Tábata Balestrin Konageski, orientanda da professora Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo, fez parte do grupo de 17 professores de Língua Inglesa do estado do RS aprovados para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), com bolsa concedida pela Capes/ Fulbright, na Universidade do Texas em Austin, EUA.

O programa teve duração de 6 semanas e ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. O programa buscou capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Dentre os objetivos específicos, buscou-se fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; compartilhar com os professores as metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação para ampliar a participação do aluno em sala de aula, e, estimular parcerias com universidades e professores americanos, visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.

Segundo Jamile “a participação no Programa foi fundamental para qualificar a escrita dissertação. “Pude aprofundar os aspectos teóricos e práticos de minha pesquisa, relacionados às metodologias de ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento de currículo integrado”. Jamile pertence à linha de pesquisa de Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e ao GIPEC (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências) da Unijuí”, observa.


Processo Seletivo para Aluno Especial na Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado, está com inscrições abertas para o processo seletivo de Aluno Especial, graduados, até o dia 28 de fevereiro.

Os candidatos devem realizar a inscrição na Secretaria do Programa com o preenchimento da ficha de inscrição, cópia do Histórico Escolar de Graduação, cópia do Diploma de Graduação e Curriculum vitae, modelo Lattes.

A divulgação da lista dos selecionados estará disponível no Portal da Unijuí, na página do Programa, no dia 02 de março. As aulas terão início no dia 12 de março.