Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional têm inscrições prorrogadas

Interessados têm até o dia 13 de dezembro para se inscrever nos processos seletivos

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Unijuí, para o dia 13 de dezembro. Interessados podem se candidatar por meio do endereço www.unijui.edu.br/ppgdr, onde também estão disponíveis os editais e mais informações sobre os processos.

Em ambos os processos seletivos, a lista com a homologação das inscrições será publicada no site do PPGDR, até o dia 14 de dezembro. 

Em razão da pandemia de covid-19, as entrevistas para a seleção de Mestrado serão realizadas por meio de videoconferência, nos dias 16 e 17 de dezembro, em horário a ser definido para cada candidato. A data de publicação do resultado final é 18 de dezembro. 

Com carga horária de 450h e duração de 24 meses, o curso de Mestrado conta com a oferta de 20 vagas.

No caso do Doutorado, a carga horária do curso é de 720h, com duração de 48 meses. Serão ofertadas 5 vagas por linha de pesquisa, totalizando 10 vagas no curso. A data de publicação dos resultados finais é 18 de dezembro.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional organiza-se na área de concentração Planejamento e Gestão, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial; e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.

O Programa tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando a formação e o aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Os cursos participam de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.


Estudante angolano é o primeiro estrangeiro a concluir o mestrado em Atenção Integral à Saúde na Unijuí

Pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, que iniciou em 2014, formou um mestre estrangeiro. O novo mestre é o angolano Domingos Bernardo, que fez a defesa da sua dissertação de mestrado na última semana. Em sua pesquisa, ele faz uma análise dos serviços ofertados de reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí, com base no perfil dos usuários que precisaram utilizar o serviço. 

A dissertação recebeu o título de “Análise do Perfil de usuários assistidos por um centro especializado em reabilitação física cognitiva e visual do Sistema Único de Saúde (SUS)” e contou com a orientação da professora Evelise Moraes Berlezi e coorientação da professora Eliane Roseli Winkelmann. A banca de avaliação foi formada pelos professores Fernando Jaime González e Thiago Gomes Heck, além da professora da Universidade do Minho, de Portugal, professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio. 

O estudo conduzido por Domingos teve o objetivo de analisar a qualidade dos serviços de reabilitação quanto ao acesso e as repercussões sobre a vida da pessoa com deficiência. Em específico, a dissertação teve como uma das propostas aprofundar os conhecimentos acerca das políticas públicas de forma reflexiva, onde buscou-se tratar sobre avanços e cuidados de saúde integral das pessoas com deficiência. 

Outras especificidades foram analisar o perfil sociodemográfico dos indivíduos atendidos no CER III, e avaliar fatores que facilitam ou criam barreiras ao acesso ao serviço na visão do usuário, além do impacto das tecnologias assistivas nas atividades da vida diária. 

“A pesquisa transcende sua importância particular, pois como o primeiro mestre estrangeiro do PPGAIS, seu impacto se estende para além de si mesmo. Entretanto, pessoalmente, este feito me enche de um sentimento de realização que justifica todos os sacrifícios ao longo do caminho. Chegar ao término deste trabalho e passar pela avaliação da banca internacional me dá a sensação de que posso alcançar ainda mais se me dedicar e estiver disposto a superar barreiras em diferentes níveis”, destaca Domingos.

O mestre salienta que foi uma honra apresentar e montar o projeto, além de contar com apoio dos professores desde o início do curso de mestrado. “Estou profundamente feliz por fazer parte da história do PPGAIS e do CER III - Unir, e disposto a fazer o melhor para manter o intercâmbio com a Unijuí onde quer que for”, completa. 

“Este foi um momento importante, de fechamento de ciclo. Para nós do PPGAIS, foi um momento bem significativo, pois o Domingos é o primeiro mestrando estrangeiro a concluir o programa. Foi uma caminhada importante e que trouxe muito aprendizado de ambas as partes”, finaliza a orientadora do trabalho, professora Evelise Berlezi. 





Professores da Espanha e do Equador participam de atividades promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí

A Unijuí recebeu nesta semana, a visita técnica de uma comitiva formada por professores da Universidade de Vigo, de Galícia, na Espanha; e da Universidad Técnica del Norte (UTN)/ Escuela Politécnica Nacional (EPN), de Quito, no Equador. A visita teve o objetivo de estreitar as relações entre as instituições, que já possuem convênio de cooperação, e de promover aulas junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). 

Da Universidade de Vigo, esteve presente o professor Francisco Xavier Martínez Cobas que participou de uma aula aberta com o tema "Cooperação, Planejamento Estratégico e Integração de Cadeias Produtivas em região de Fronteira", juntamente com o professor do PPGDR, Pedro Luís Büttenbender. Já da EPN, esteve presente o professor Klever Efrain Naranjo Borja e dois doutorandos do curso de Gestão Tecnológica, Maria Isabel Sanchez Pazmino e Paul Danilo Villagomez Monteros, os quais participaram do “Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Gestión Tecnológica y Tecnologías Sociales”, vinculado ao projeto do professor Sérgio Luís Allebrandt. 

A comitiva realizou ainda uma visita à reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, que apresentou a estrutura, oferta de cursos, áreas do conhecimento que a Universidade abrange e o reconhecimento da nota máxima junto ao Ministério da Educação. Participaram do encontro, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, Daniel Knebel Baggio, os professores do Programa Pedro Luís Büttenbender e Sérgio Luis Allebrandt, doutorandos do PPGDR e a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), Vanderléia Haiski.

A reitora destacou ainda que visitas como essas são de grande importância, uma vez que a Unijuí tem como ponto estratégico o incentivo à troca de conhecimento entre estudantes, docentes e pesquisadores de universidades de todo o globo. “Buscamos de fato estabelecer parcerias para que este movimento de internacionalização aconteça. Temos que marcar concretamente qual o projeto que se deve fazer, como se faz, buscando o movimento entre nossos acadêmicos e professores pesquisadores”, comentou.

O professor Efrain, da EBN, salientou que a visita possibilitou conhecer a infraestrutura da Unijuí e a participação em atividades em eventos na instituição. “Esperamos que logo possamos receber, também, a visita dos professores e doutorandos da Unijuí na nossa instituição. Nossa passagem aqui foi muito positiva, onde pudemos observar e qualificar as atividades desenvolvidas”, destacou. 

Já o professor Francisco Xavier comentou o quanto é necessário ampliar as relações entre as universidades. “Temos a ideia de fazer ações diretas entre nossas universidades, ampliando os nossos projetos e trabalhos. Na Espanha, nossa instituição está situada em toda uma área de fronteira, onde temos uma integração muito forte com Portugal e outros países em nível social. Estamos hoje, em cooperação com a Unijuí. Queremos ampliar essa lógica de cooperação e fazer ainda mais projetos diretos”, finalizou. 


Professor de universidade no Equador está cursando doutorado em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí

Desde março de 2021, o Engenheiro de Computação e professor da Universidad Politécnica Estatal del Carchi (Upec), Luis Adolfo Patiño Hernández, é estudante do doutorado em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) na Unijuí. 

Luis iniciou seus estudos através do edital de Estudantes Estrangeiros, e está no terceiro ano de doutorado. “A ideia de estar aqui no Brasil, e de escolher a Unijuí, foi pelo alto nível de pesquisa que tem no país, através das Universidades”. 

O doutorando chegou ao Brasil em dezembro de 2021, e só tem elogios para a cultura e sua cidade atual. “Ijuí é um lugar agradável para viver com a família. Está sendo uma experiência muito interessante para conhecer a cultura do Brasil  e estou feliz aprendendo muitas coisas e o idioma que é um fator importante” 

A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.

Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro. 


Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde agora tem oferta de Doutorado

Capes aprova oferta de  Doutorado para o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde 

Nesta semana a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a oferta do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado em associação entre Unicruz, URI-Erechim e Unijuí. A proposta, foi encaminhada no início de 2023 pelo PPGAIS e obteve aprovação com nota 4, de um total de 1 a 5, pela comissão de avaliação da área interdisciplinar e referendada pelo Conselho Técnico Científico, ambos da Capes.

“Estamos muito felizes com esta aprovação. Como coordenadora do programa tenho expectativa de que o doutorado contribuirá muito, para o avanço do conhecimento, por meio da execução de pesquisas científicas de qualidade, bem como a formação de doutores pesquisadores que possam contribuir para a qualidade da atenção integral e interdisciplinar ao sujeito e coletividade, contribuindo para o sistema de saúde brasileiro”, comenta a professora doutora Adriane Kolankiewicz, coordenadora do PPGAIS.

A consistência na formação de mestres pelo Programa, assim como a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional dos docentes, discentes e egressos do mestrado, é a base que representa a capacidade formativa do Programa, que agora avança ao nível de doutorado. Os pareceres destacaram também o percentual de doutores pesquisadores, futuros orientadores do doutorado, os quais possuem projetos financiados por agentes externos, assim como o número de pesquisadores em nível de excelência no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“No parecer da avaliação, há destaque de muitos pontos positivos no que tange a proposta de formação de doutores apresentada. Fundamentada na excelência acadêmica e na contribuição para a geração de conhecimento na área da saúde, sob múltiplos e complementares aspectos metodológicos, a proposta tem características inovadoras na formação de doutores”, comenta Adriane.

O impacto na comunidade regional, representada pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa na rede de atenção à saúde em diferentes níveis de atenção, dos municípios de abrangência das instituições associadas, construídas por diferentes convênios com prefeituras e hospitais, é um diferencial que aparece fortemente na avaliação. O curso de doutorado em Atenção Integral à Saúde será ofertado pela associação interinstitucional entre as três instituições, com característica interdisciplinar. A oferta contará com docentes permanentes das três instituições vinculadas, totalizando 18 pesquisadores para orientação de doutorandos. 

O doutorado, mantém a estrutura acadêmica do mestrado, tendo como área de concentração a Atenção Integral à Saúde, e as linhas de pesquisa: 1 - “Processos Saúde-Doença-Cuidado” e 2 - “Processos Químicos e Biológicos em Saúde”.

Para o professor doutor Thiago Heck, que atuou como coordenador do PPGAIS de 2015 a 2022, a aprovação do doutorado representa o sucesso de uma trajetória de 10 anos de dedicação e investimento na pesquisa, por parte das instituições associadas, professores e alunos do mestrado. “Essa conquista representa o sucesso coletivo de muitas instâncias da nossa universidade e das instituições associadas. A dedicação dos professores na formação acadêmica dos mais de 145 mestres em Atenção Integral à Saúde, representada amplamente pelo impacto direto na comunidade e na construção de conhecimento em nível nacional e internacional, pode ser observada nos relatórios do PPGAIS ao longo dos anos. Mérito do trabalho de professores, alunos e egressos do mestrado. A proposta de formação ampla e flexível do PPGAIS no mestrado, expandida e com inovações agora com o doutorado, tende a qualificar ainda mais dois pontos fundamentais: o impacto social e a produção científica das Universidades associadas, capilarizando estes resultados para todos os níveis de formação na área da saúde, da graduação a pós-graduação. Amplia a capacidade de obtenção de financiamentos de projetos e bolsas para estudantes de diferentes níveis. Foram muitos desafios, mas é uma satisfação fazer parte disso como professor, pesquisador, e ter atuado como coordenador no período da elaboração dos relatórios e submissão da proposta de doutorado, junto aos colegas de PPGAIS”.

 O mestrado em Atenção Integral à Saúde, aprovado pela Capes em dezembro de 2013, iniciado com a primeira turma em 2014, teve sua qualidade reconhecida no processo de formação de recursos humanos recebendo a nota 4 em 2022 (de 1 a 5, conforme critérios do MEC-Capes). Este passo permitiu a proposição do curso de doutorado, aprovado também com a nota 4, e que deve iniciar aproximadamente 10 anos após o mestrado.

A próxima etapa, antes da abertura de processo seletivo para o doutorado, consiste na emissão de documentos tais como a portaria de autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e homologação do Ministro da Educação.


Ensaios de Tese de Doutorado chamam atenção por semelhança ao Templo de Debod

Com objetivo de criar um modelo matemático a partir do desenvolvimento de uma metodologia experimental, visando determinar a resistência à compressão do concreto através de ensaios não destrutivos, deu origem à Dissertação de Mestrado do Programa em Modelagem Matemática e Computacional da estudante Flávia Izabel Bandeira e, após, evoluiu para a pesquisa que faz parte do desenvolvimento da Tese de Doutorado do estudante do Programa em Modelagem Matemática e Computacional Lucas Fernando Krug, que é também professor do Curso de Engenharia Civil da Unijuí. Os ensaios, no entanto, vem chamando a atenção de quem passeia pelo campus da Unijuí, mais especificamente na região atrás do prédio onde fica o Laboratório de Engenharia Civil, por sua semelhança ao Templo de Debod - templo egípcio do século II a.C. instalado no Parque do Quartel de Montanha, perto da Praça de Espanha.

A professora orientadora do projeto, Airam Sausen, explica que, na verdade, a proposta não teve inspiração no templo, mas a semelhança foi uma feliz coincidência. “A ideia sempre foi simular a construção mais próxima de uma obra em tamanho real, obviamente dentro os recursos econômicos que temos via Projeto, então todos os materiais, toda a forma de manipulação, a construção em si, e as técnicas utilizadas são as mesmas de obras reais”, explica. 

Ela destaca ainda que nesse primeiro trabalho, a construção dos blocos de concreto foi realizada em laboratório, que é um ambiente controlado, e em estruturas de concreto em escala reduzida. “O modelo encontrado a partir de Redes Neurais Artificiais apresentou boa acurácia, a pesquisa teve uma boa aceitação pela comunidade científica, então decidimos estender os resultados. Para isso, eu submeti um projeto ao Edital Fapergs 07/2021 – PqG, intitulado “Modelagem de Ensaios Não Destrutivos e Semi Destrutivos para a Estimativa da Resistência à Compressão de Estruturas de Concreto” que obteve aprovação para a construção dos pórticos que estão no campus. Os novos experimentos, que estão sendo realizados nestes pórticos, visam aumentar a nossa base de dados, assim como obter resultados a partir de uma estrutura de concreto que simula uma construção em ambiente real”, completa.

A pesquisa está na fase de finalização da coleta de dados, ou seja, a realização dos ensaios nos pórticos em idades de 28, 56, 91 e 182 dias. Os ensaios realizados foram a partir das técnicas: Pull Off, Esclerometria, Penetração de Pinos e Extração de Testemunhos. Após a conclusão dos experimentos, uma nova etapa do trabalho será iniciada com a realização da modelagem matemática para a obtenção da resistência do concreto à compressão.

“Com certeza queremos dar continuidade a essa pesquisa, visto que a aplicação da modelagem matemática via Redes Neurais Artificiais associada à técnicas de ensaios não destrutivos é um novo campo a ser explorado nesse problema de pesquisa. Após a conclusão desse Projeto, temos intenção de submeter novos Projetos às Agências de Fomento para a obtenção de recursos e continuidade da pesquisa, assim com certeza novas inspirações e ideias de construções irão surgir”, finaliza. 


Unijuí apresenta Grupo de Pesquisa em evento Internacional

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Eldair Fabricio Dornelles, participou do II Encuentro de Grupos de Investigación, um evento online promovido pela Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC), do Equador. Um dos objetivos do evento, que contou com a presença de diversas Universidades da América Latina, foi apresentar grupos de pesquisa e compartilhar temas de interesse, para identificar e fomentar possíveis colaborações entre pesquisadores.

Eldair integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e apresentou as linhas de pesquisa do grupo, seus membros e os pesquisadores com quem mantém colaboração internacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: Análise e integração de grandes volumes de dados; Desenvolvimento de um motor de execução eficiente para plataformas de integração de aplicações adaptado à computação em Nuvem (subprojeto); Migração de aplicações para provedores de computação em nuvem (subprojeto); Simulação para predição do comportamento de soluções de integração de aplicações empresariais; Uso de Smart Contracts e Blockchain na criação de mecanismos de monitoramento de soluções de integração para garantir acordos entre partes e detectar possíveis violações de contratos (subprojeto).

O evento na íntegra está disponível neste link.

A Unijuí também possui um acordo de cooperação com a Universidade do Equador, que amplia possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbios. Recentemente, por exemplo, o professor Luis Adolfo Patiño Hernández, da UPEC, ingressou no PPGMMC, para a realização do Doutorado. Ele foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí.


"Políticas de atenção à saúde" é tema da primeira defesa do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí realiza sua primeira experiência em Mestrado Interinstitucional (Minter), com a Faculdade Única, de Ipatinga - MG. A primeira defesa da turma foi realizada pelo estudante Leonardo Coelho Ribeiro, da cidade de Niterói - RJ. Sua dissertação “Um estudo sobre as políticas de atenção à saúde e adoecimento dos servidores públicos do Judiciário Federal”, teve como orientador o professor Pedro Luís Büttenbender e, na banca também estiveram o professor Nelson José Thesing e o professor da Universidade Federal do Pampa, Sander Barcelos Retamoso.

A primeira banca foi realizada online e contou com a presença do coordenador do PPGDR da Unijuí, professor Sérgio Luís Allebrandt e da coordenadora local do Minter pela Faculdade Única, professora Nathane Silva Resende. Em função da pandemia, todas as disciplinas, concluídas em dezembro de 2021, foram realizadas online. O prazo final para a  realização das bancas de defesa é março de 2023.

O professor Sérgio destaca que a primeira turma Minter ofertada pelo PPGDR contribuiu para qualificar ainda mais o Programa, pois várias disciplinas foram realizadas com a participação de estudantes da 20ª turma regular do Mestrado. “Isso enriqueceu a troca de vivências, conhecimentos e saberes de estudantes de diferentes regiões do nosso país. Neste sentido, pode-se afirmar que o formato de aulas online ou híbrido permitiram a realização de novas experiências de ensino e aprendizagem, que deixam resultados extremamente positivos”, afirma o coordenador do PPGDR da Unijuí.

Já para a professora Nathane, além do conhecimento científico aprimorado pelos discentes, a experiência do Minter se torna ainda mais valiosa, pelo viés cultural. “A troca de experiências e os relatos de situações cotidianas permitiram aos estudantes de todo o país e professores, aprimorar ainda mais os conhecimentos e discutir soluções que poderiam ser aplicadas em cada região, promovendo dessa forma o desenvolvimento. Prova disso são os projetos que foram e estão sendo desenvolvidos, em sua grande maioria, com o intuito de solucionar um problema local”, destaca a coordenadora local do Minter pela Faculdade Única.

Saiba mais sobre a temática da primeira defesa

Para a dissertação, Leonardo utilizou diversas pesquisas e levantamentos de sindicatos e da federação representativa dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal. Esses materiais possuem informações sobre o processo organizacional, os problemas identificados nos processos de trabalho, o aumento de trabalho e diminuição de servidores, a falta e as principais queixas de saúde e as possíveis causas do adoecimento relacionado ao trabalho.  Também faz uma abordagem sobre a criação, desenvolvimento e eficácia da política nacional de atenção integral à saúde dos magistrados e servidores.

Segundo o estudante, a maior contribuição da pesquisa, é alertar e tornar público o processo de adoecimento dos servidores e como isso pode influenciar na entrega de serviços à comunidade. “Com a saúde de trabalhadores fragilizada, existe uma deficiência nos resultados da prestação jurisdicional à toda a sociedade. A pesquisa foi realizada de forma crítica e com objetivo subliminar de chamar a atenção desse problema. O objetivo  é a construção de políticas públicas mais efetivas e que ofereçam maior proteção aos trabalhadores do Judiciário Federal, minimizem os riscos e vulnerabilidades dessa cadeia produtiva” explica Leonardo.


PPG em Atenção Integral à Saúde debaterá perspectivas da covid-19

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realiza na próxima quarta-feira, dia 9 de março, a aula inaugural com o tema “Perspectivas futuras da covid-19: estamos mais próximos do fim da pandemia?”. O evento terá início às 19h, com transmissão pelo Google Meet.

À frente da discussão estará a biomédica e doutora em Neurociências, Mellanie Fontes-Dutra, que é professora da Escola de Saúde da Unisinos. Após a palestra, haverá apresentação do Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).


Pesquisa de mestrado avalia a ação de plantas medicinais em benefício de mulheres no climatério

Daiana Meggiolaro Gewehr é egressa do curso de farmácia da Unijuí e, agora, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, que é um projeto interinstitucional entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Sua dissertação é intitulada “Avaliação do efeito da Infusão de Baccharis trimera (Less.) DC. sobre parâmetros bioquímicos, toxicológicos e de estresse oxidativo em mulheres no climatério” e foi orientada pela professora doutora Evelise Moraes Berlezi.

Ainda durante a graduação, Daiana já fazia parte do Grupo de Estudos em Gerontologia (GERON), com foco no estudo do processo de envelhecimento feminino e, com o mestrado, pode continuar neste aprendizado, com ênfase no uso de plantas medicinais por mulheres no climatério. Neste período da vida da mulher, acontece a diminuição progressiva do hormônio estrogênio, aumentando as chances de doenças crônicas e estresse oxidativo. A suplementação de substâncias com potencial antioxidante, como as plantas medicinais, podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

O uso de plantas com finalidade terapêutica é extremamente frequente e também importante à saúde. Durante a pesquisa de mestrado, Daiana constatou por meio de estudos in vitro e in vivo, que a Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, tem grande potencial antioxidante. “O estudo foi um ensaio clínico realizado com 41 mulheres voluntárias. As participantes foram aleatoriamente designadas para receber infusão de Baccharis trimera por 90 dias consecutivos, na dose de 2,5 g/dia (grupo com 19 integrantes) ou 5 g/dia (grupo com 22 integrantes)”, explica Daiana.

Durante a pesquisa, a estudante constatou que o uso da infusão reduziu os danos nos lipídios e aumentou os níveis de HDL-c em mulheres climatéricas, independente da dose. Além disso, também apresentou ação diurética e digestiva, conforme relatado pelas participantes.

Daiana ainda faz um alerta, pois o uso de plantas medicinais é um recurso terapêutico muito utilizado pela população, mas assim como o seu uso pode trazer benefícios, também pode gerar riscos. “A realização de estudos para avaliar o potencial terapêutico e toxicológico são fundamentais. Os resultados sugerem que a infusão de Baccharis trimera (carqueja) tem efeito benéfico sobre o perfil lipídico e hepático, sem efeitos tóxicos”, destaca.

O desafio, segundo Daiana, também acontece com o desenvolvimento de um estudo clínico. “A elaboração de um estudo clínico envolve muitas etapas, necessita da colaboração de várias pessoas e também de um grupo de pesquisa, incluindo estudantes, professores e a participação da comunidade. O mestrado me proporcionou uma vivência multidisciplinar, além do ensino durante as disciplinas, somos instigados a pensar cientificamente, buscar informações e qualificar-se sempre”, finaliza Daiana, mestre em Atenção Integral à Saúde.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.