Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional têm inscrições prorrogadas

Interessados têm até o dia 13 de dezembro para se inscrever nos processos seletivos

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Unijuí, para o dia 13 de dezembro. Interessados podem se candidatar por meio do endereço www.unijui.edu.br/ppgdr, onde também estão disponíveis os editais e mais informações sobre os processos.

Em ambos os processos seletivos, a lista com a homologação das inscrições será publicada no site do PPGDR, até o dia 14 de dezembro. 

Em razão da pandemia de covid-19, as entrevistas para a seleção de Mestrado serão realizadas por meio de videoconferência, nos dias 16 e 17 de dezembro, em horário a ser definido para cada candidato. A data de publicação do resultado final é 18 de dezembro. 

Com carga horária de 450h e duração de 24 meses, o curso de Mestrado conta com a oferta de 20 vagas.

No caso do Doutorado, a carga horária do curso é de 720h, com duração de 48 meses. Serão ofertadas 5 vagas por linha de pesquisa, totalizando 10 vagas no curso. A data de publicação dos resultados finais é 18 de dezembro.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional organiza-se na área de concentração Planejamento e Gestão, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial; e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.

O Programa tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando a formação e o aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Os cursos participam de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.


Unijuí apresenta Grupo de Pesquisa em evento Internacional

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Eldair Fabricio Dornelles, participou do II Encuentro de Grupos de Investigación, um evento online promovido pela Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC), do Equador. Um dos objetivos do evento, que contou com a presença de diversas Universidades da América Latina, foi apresentar grupos de pesquisa e compartilhar temas de interesse, para identificar e fomentar possíveis colaborações entre pesquisadores.

Eldair integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e apresentou as linhas de pesquisa do grupo, seus membros e os pesquisadores com quem mantém colaboração internacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: Análise e integração de grandes volumes de dados; Desenvolvimento de um motor de execução eficiente para plataformas de integração de aplicações adaptado à computação em Nuvem (subprojeto); Migração de aplicações para provedores de computação em nuvem (subprojeto); Simulação para predição do comportamento de soluções de integração de aplicações empresariais; Uso de Smart Contracts e Blockchain na criação de mecanismos de monitoramento de soluções de integração para garantir acordos entre partes e detectar possíveis violações de contratos (subprojeto).

O evento na íntegra está disponível neste link.

A Unijuí também possui um acordo de cooperação com a Universidade do Equador, que amplia possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbios. Recentemente, por exemplo, o professor Luis Adolfo Patiño Hernández, da UPEC, ingressou no PPGMMC, para a realização do Doutorado. Ele foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí.


"Políticas de atenção à saúde" é tema da primeira defesa do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí realiza sua primeira experiência em Mestrado Interinstitucional (Minter), com a Faculdade Única, de Ipatinga - MG. A primeira defesa da turma foi realizada pelo estudante Leonardo Coelho Ribeiro, da cidade de Niterói - RJ. Sua dissertação “Um estudo sobre as políticas de atenção à saúde e adoecimento dos servidores públicos do Judiciário Federal”, teve como orientador o professor Pedro Luís Büttenbender e, na banca também estiveram o professor Nelson José Thesing e o professor da Universidade Federal do Pampa, Sander Barcelos Retamoso.

A primeira banca foi realizada online e contou com a presença do coordenador do PPGDR da Unijuí, professor Sérgio Luís Allebrandt e da coordenadora local do Minter pela Faculdade Única, professora Nathane Silva Resende. Em função da pandemia, todas as disciplinas, concluídas em dezembro de 2021, foram realizadas online. O prazo final para a  realização das bancas de defesa é março de 2023.

O professor Sérgio destaca que a primeira turma Minter ofertada pelo PPGDR contribuiu para qualificar ainda mais o Programa, pois várias disciplinas foram realizadas com a participação de estudantes da 20ª turma regular do Mestrado. “Isso enriqueceu a troca de vivências, conhecimentos e saberes de estudantes de diferentes regiões do nosso país. Neste sentido, pode-se afirmar que o formato de aulas online ou híbrido permitiram a realização de novas experiências de ensino e aprendizagem, que deixam resultados extremamente positivos”, afirma o coordenador do PPGDR da Unijuí.

Já para a professora Nathane, além do conhecimento científico aprimorado pelos discentes, a experiência do Minter se torna ainda mais valiosa, pelo viés cultural. “A troca de experiências e os relatos de situações cotidianas permitiram aos estudantes de todo o país e professores, aprimorar ainda mais os conhecimentos e discutir soluções que poderiam ser aplicadas em cada região, promovendo dessa forma o desenvolvimento. Prova disso são os projetos que foram e estão sendo desenvolvidos, em sua grande maioria, com o intuito de solucionar um problema local”, destaca a coordenadora local do Minter pela Faculdade Única.

Saiba mais sobre a temática da primeira defesa

Para a dissertação, Leonardo utilizou diversas pesquisas e levantamentos de sindicatos e da federação representativa dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal. Esses materiais possuem informações sobre o processo organizacional, os problemas identificados nos processos de trabalho, o aumento de trabalho e diminuição de servidores, a falta e as principais queixas de saúde e as possíveis causas do adoecimento relacionado ao trabalho.  Também faz uma abordagem sobre a criação, desenvolvimento e eficácia da política nacional de atenção integral à saúde dos magistrados e servidores.

Segundo o estudante, a maior contribuição da pesquisa, é alertar e tornar público o processo de adoecimento dos servidores e como isso pode influenciar na entrega de serviços à comunidade. “Com a saúde de trabalhadores fragilizada, existe uma deficiência nos resultados da prestação jurisdicional à toda a sociedade. A pesquisa foi realizada de forma crítica e com objetivo subliminar de chamar a atenção desse problema. O objetivo  é a construção de políticas públicas mais efetivas e que ofereçam maior proteção aos trabalhadores do Judiciário Federal, minimizem os riscos e vulnerabilidades dessa cadeia produtiva” explica Leonardo.


PPG em Atenção Integral à Saúde debaterá perspectivas da covid-19

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realiza na próxima quarta-feira, dia 9 de março, a aula inaugural com o tema “Perspectivas futuras da covid-19: estamos mais próximos do fim da pandemia?”. O evento terá início às 19h, com transmissão pelo Google Meet.

À frente da discussão estará a biomédica e doutora em Neurociências, Mellanie Fontes-Dutra, que é professora da Escola de Saúde da Unisinos. Após a palestra, haverá apresentação do Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, realizado em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).


Pesquisa de mestrado avalia a ação de plantas medicinais em benefício de mulheres no climatério

Daiana Meggiolaro Gewehr é egressa do curso de farmácia da Unijuí e, agora, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, que é um projeto interinstitucional entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Sua dissertação é intitulada “Avaliação do efeito da Infusão de Baccharis trimera (Less.) DC. sobre parâmetros bioquímicos, toxicológicos e de estresse oxidativo em mulheres no climatério” e foi orientada pela professora doutora Evelise Moraes Berlezi.

Ainda durante a graduação, Daiana já fazia parte do Grupo de Estudos em Gerontologia (GERON), com foco no estudo do processo de envelhecimento feminino e, com o mestrado, pode continuar neste aprendizado, com ênfase no uso de plantas medicinais por mulheres no climatério. Neste período da vida da mulher, acontece a diminuição progressiva do hormônio estrogênio, aumentando as chances de doenças crônicas e estresse oxidativo. A suplementação de substâncias com potencial antioxidante, como as plantas medicinais, podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

O uso de plantas com finalidade terapêutica é extremamente frequente e também importante à saúde. Durante a pesquisa de mestrado, Daiana constatou por meio de estudos in vitro e in vivo, que a Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, tem grande potencial antioxidante. “O estudo foi um ensaio clínico realizado com 41 mulheres voluntárias. As participantes foram aleatoriamente designadas para receber infusão de Baccharis trimera por 90 dias consecutivos, na dose de 2,5 g/dia (grupo com 19 integrantes) ou 5 g/dia (grupo com 22 integrantes)”, explica Daiana.

Durante a pesquisa, a estudante constatou que o uso da infusão reduziu os danos nos lipídios e aumentou os níveis de HDL-c em mulheres climatéricas, independente da dose. Além disso, também apresentou ação diurética e digestiva, conforme relatado pelas participantes.

Daiana ainda faz um alerta, pois o uso de plantas medicinais é um recurso terapêutico muito utilizado pela população, mas assim como o seu uso pode trazer benefícios, também pode gerar riscos. “A realização de estudos para avaliar o potencial terapêutico e toxicológico são fundamentais. Os resultados sugerem que a infusão de Baccharis trimera (carqueja) tem efeito benéfico sobre o perfil lipídico e hepático, sem efeitos tóxicos”, destaca.

O desafio, segundo Daiana, também acontece com o desenvolvimento de um estudo clínico. “A elaboração de um estudo clínico envolve muitas etapas, necessita da colaboração de várias pessoas e também de um grupo de pesquisa, incluindo estudantes, professores e a participação da comunidade. O mestrado me proporcionou uma vivência multidisciplinar, além do ensino durante as disciplinas, somos instigados a pensar cientificamente, buscar informações e qualificar-se sempre”, finaliza Daiana, mestre em Atenção Integral à Saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde lança novos editais



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) lançou nesta segunda-feira, 3 de janeiro, um novo edital direcionado a profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins, vinculados à Unimed Noroeste/RS. Para este processo seletivo, estão sendo ofertadas duas vagas, sendo uma delas com bolsa de 50%. 

Além deste edital específico, o programa também conta com um edital voltado ao público em geral, onde estão sendo disponibilizadas quatro vagas. As inscrições ocorrem de 7 de fevereiro a 3 de março de 2022. Os editais podem ser acessados no site unijui.edubr/ppgais.

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada utiliza Metaverso para atividades 

Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí

A pandemia do Coronavírus acelerou muitos processos tecnológicos. O ano de 2021 continuou com muitas novidades nesse sentido, como o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, que criou um espaço virtual no Metaverso. O objetivo foi reunir e aproximar os membros do grupo e, em especial, facilitar a comunicação e colaboração entre estudantes e professores.

O Metaverso representa um espaço virtual habitado por avatares de pessoas reais. O ambiente virtual conta com salas coletivas para reuniões de orientação; auditório para seminários e apresentação de trabalhos; salas recreativas como cafeteria e espaços verdes para bate papo; além de gabinetes privados para trabalho individual, sem que as pessoas sejam interrompidas. nestes espaços, também estão disponíveis diversos recursos, como compartilhamento de tela, quadro virtual, bloco de notas, chat, envio assíncrono de mensagens, entre outras ferramentas.

A comunicação entre os membros do GCA acontece por meio  de chamadas de áudio e vídeo dentro do espaço virtual. Para se reunir com outro membro, basta que o participante caminhe com seu avatar e se aproxime do avatar do colega ou do professor. A comunicação se estabelece de forma automática quando dois ou mais avatares se aproximam, seja nos corredores do espaço virtual ou entrando nas salas específicas para interações.

Tiago Pinz é estudante do curso de graduação em Ciência da Computação e o bolsista de Iniciação Científica que está criando o espaço virtual do Grupo de Pesquisa. Ele explica que essa tecnologia trouxe muitas vantagens ao GCA, pois facilitou a aproximação dos membros, em especial os estudantes que estão a uma distância maior da cidade de Ijuí. “Desde que começamos a usar o espaço virtual observamos uma maior interação entre os membros do grupo, em especial no momento em que a pandemia exigiu distanciamento e intensificou os trabalhos remotos. Durante o horário de trabalho e estudo, geralmente, os membros do Grupo estão conectados e presentes no espaço virtual, o que permite mais interação e a colaboração entre estudantes e professores”, afirma Tiago.


Inscrições prorrogadas para o mestrado e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional - Mestrado e Doutorado foram prorrogadas. Os interessados podem acessar o site unijui.edu.br/ppgmmc até o dia 13 de fevereiro para conferir o edital.

A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que utiliza amplamente a matemática e a computação científica, para a elaboração de modelos matemáticos, buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa é dividido em três linhas de pesquisa: Modelagem matemática aplicada à engenharia de biossistemas; Otimização e integração de grandes volumes de dados; e Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas.

Para a primeira turma de 2022 estão sendo ofertadas 10 vagas para o Mestrado e 06 para o Doutorado. O público-alvo do Programa são profissionais graduados em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciência da Computação e/ou áreas correlatas à matemática. Para o Doutorado, além das áreas já citadas, também há ênfase para as áreas de Economia e Ciência da Computação. 

Mais informações pelo telefone (55) 3332-0205 ou (55) 3332-0200 - ramal 3408;  pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br; ou pela página unijui.edu.br/ppgmmc, onde é possível verificar o edital completo. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


PPG em Atenção Integral à Saúde lança editais para seleção de aluno regular

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) – uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), lançou dois editais para o provimento de vagas no curso de Mestrado.

Destinado a profissionais com formação superior na área da saúde e áreas afins, que tenham vínculo profissional com o Hospital Bom Pastor, o Edital nº 4 conta com a oferta de quatro vagas. Já o Edital nº 5 é direcionado ao público geral, aos profissionais com formação superior na área de saúde e áreas afins. Quatro vagas também são ofertadas neste processo.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, recomendado pela CAPES/MEC e reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de julho, por meio do endereço unijui.edu.br/ppgais - Processo Seletivo e Matrícula.

O processo seletivo ocorre por meio da análise de currículo (40 pontos), análise da intenção do projeto de pesquisa (30 pontos) e entrevista (30 pontos).

Os editais podem ser acessados neste link.


Modelagem Matemática e Computacional abre inscrições para Estudante Eventual

Já estão abertas as inscrições para Estudante Eventual nos cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. O prazo encerra-se no dia 12 de maio.

Conforme consta no edital, que pode ser acessado nesta página, são ofertadas cinco vagas em cada um dos seguintes componentes: Equações diferenciais ordinárias (segunda-feira à tarde); Aplicações em Modelagem Matemática (segunda-feira à noite); Métodos numéricos computacionais (terça-feira pela manhã) e Iniciação à pesquisa (terça-feira à tarde).

Inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, ou podem ser enviadas para o e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou via Sedex, até o dia 12 de maio, para o seguinte endereço: Unijuí – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS.

O PPGMMC tem como principal objetivo utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do País, além da formação de profissionais nessa área, para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.