Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realizou prova escrita para o processo seletivo 2019

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou prova escrita para o processo seletivo 2019, na manhã de segunda-feira, 12. As provas foram realizadas no Campus Ijuí, para o Mestrado e Doutorado e também na UNIBALSAS, em Balsas no Maranhão, para o MINTER e DINTER.

A próxima etapa do processo seletivo será as entrevistas. Para o mestrado será no dia 19 e 20 de novembro, e doutorado no dia 21. Para o MINTER, as entrevistas serão no dia 28, e para o DINTER, 29.

A novidade do processo seletivo de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências é a oferta do MINTER ( Mestrado Interinstitucional) e DINTER ( Doutorado Interinstitucional) por meio da UNIBALSAS - Faculdade de Balsas.

O MINTER e DINTER é Coordenado pela professora Eva T. de Oliveira Boff ( PPGEC/UNIJUÍ) e pelo Pós-doutorando do PPGEC, Fábio Roberto Pillatt (UNIBALSAS/Balsas/MA), onde atua como docente.


Unijuí assina novo convênio de Cooperação com UPN da Colômbia

                  

Professores da Unijuí, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e em cursos de graduação, acompanhados de estudantes dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEC e do curso de Pedagogia participaram, em Bogotá (Colômbia), neste mês,  do VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciências, promovido pela Universidad Pedagógca Nacional, Universidad Distrital Franscisco José de Caldas e Universidad de La Salle, tendo a Unijuí como uma das instituições copromotoras do evento.

O grupo que participou do evento foi integrado por 14 professores da Unijuí, incluindo 05 docentes, 03 doutorandos e uma egressa do PPGEC.

Um total de 30 trabalhos foram apresentados no evento, nas modalidades comunicação oral e/ou pôster.

Para além das comunicações e pôsteres, houve a participação da Reitora e Profª Cátia Maria Nehring na mesa de abertura do evento.

As professoras Lenir Basso Zanon, Marli Dallagnol Frison e Eva Teresinha de Oliveira Boff, juntamente com professoras da UESC e UPN atuaram, na condição de proponentes, do Simpósio “A formação de professores de ciências na interface universidade-escola: abordagens inter-relacionais”.

As professoras Lenir Basso Zanon e Eva Teresinha de Oliveira Boff participaram como proponentes, no encontro que discutiu a “Construcción de Redes y comunidades de Investigación en Educación en Ciencias”.

Para além do Congresso, outras atividades acadêmicas de intercâmbio foram realizadas e que envolveram professores da Unijuí e da UPN, dentre elas:

a) Reunião entre Reitora da Unijuí, Profª Cátia Maria Nehring e um grupo de professores da Unijuí e Reitor da Universidade Pedagógica Nacional, Profº Leonardo Fábio Martinéz Pérez e Diretores das Faculdades de Ciência e Tecnologia e de Humanidades para analisar o relatório das ações acadêmicas de intercâmbio desenvolvidas, por meio do convênio de Cooperação entre as duas universidades, no período 2015/2018, bem como, discutir e traçar metas e ações para os próximos anos;

b) assinatura de um novo convênio entre a UNIJUÍ e a UPN para o período 2018/2022, o qual está sob coordenação da Profª Marli Dallagnol Frison, por parte da Unijuí e do Prof. Alexander Cely, por parte da UPN;

c) Encontro entre professores de Matemática da Unijuí e da UPN com vista ao estabelecimento de parcerias.

Com a assinatura do novo convênio de Cooperação, o propósito é o de intensificar as parcerias entre docentes/pesquisadores, criando-se as condições para a proposição e execução de projetos de pesquisa e favorecendo a mobilidade de professores e estudantes, de ambas as universidades

 

 


Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade está com inscrições abertas

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, mais novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu aprovado na Unijuí, está com edital para o primeiro processo seletivo aberto. O prazo de inscrições se estende até o dia 05 de fevereiro de 2019.

O processo seletivo envolve quatro etapas: prova escrita, análise do currículo, análise do pré-projeto de pesquisa e entrevista. A data da prova está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2019. Confira todos os detalhes e faça a inscrição na página do curso, na aba Processo Seletivo e Matrícula.

O curso

A proposta do programa foi embasada numa longa discussão interdisciplinar realizada pelos seus docentes e pesquisadores, respaldada num considerável conjunto de estudos, pesquisas, experiências e produção científica com enfoque na sustentabilidade, oportunizando uma aprendizagem construída em vários campos do conhecimento na área socioambiental. Além de valorizar o caminho construído, deu-se um passo adiante, integrando o desafio do conhecimento multidisciplinar, atendendo aos pressupostos de maior sustentabilidade pelo conhecimento conjunto de diferentes áreas do saber. Neste cenário, a criação do programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade representa a oportunidade de promover avanços científicos, fomentando pesquisas a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar, impulsionado a prospectar a formação de uma massa crítica para atuação convergente às necessidades dos novos cenários, com forte ênfase na proteção ambiental, garantia da segurança alimentar e qualidade de vida das comunidades.

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.

São duas linhas de pesquisa:

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A linha de pesquisa busca apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Investigar as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, bem como propor diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos

A linha de pesquisa busca o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera também a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.


Professora do DHE e PPGEC realiza atividades acadêmicas de intercâmbio internacional na Colômbia

A Professora Helena Copetti Callai docente do DHE e PPGEC realizou atividades acadêmicas nas cidades de Medellin e Bogotá no período de 3 a 13 de outubro do corrente ano.  

Em Medellin na UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA participou como convidada no Programa de Maestría en Educación, Línea Didáctica de la Geografía, com as seguintes atividades:  - aula e oficina com os estudantes do Programa; - reunião com professores da linha de Investigación Didáctica de la Geografía;  - trabalho de campo na comuna nororiental de la ciudad de Medellín. 

Em Bogotá participou na UNIAGUSTINIANA – La Universitaria Agustiniana,do 1º ENCUENTRO REDE (Red de Arquitetura y Urbanismo de América y Europa) REDELEAU como conferencista internacional. Participou também de atividades técnicas na produção de vídeos sobre a temática da Rede. Nesse evento na Uniagustiniana acompanhou os arquitetos Dr. Cristian Moreira Brum- coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW que atualmente realiza pós-doutorado no PPGEC; e Tarcísio Dorn coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUI que realiza doutorado no PPGEC.  


Doutorando realiza estágio sanduíche na Espanha

O doutorando Elmir Jorge Schneider, orientando da prof. Dra. Helena Copetti Callai, no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza estagio de “doutorado sanduíche” na Universidade de Sevilha – Espanha, com a co orientação do Prof. Dr. Álvaro Sanchez Bravo, da Faculdade de Direito em Sevilha/ES, e do Prof. Dr. Francisco F. García-Pérez –da Faculdade de Educação e Geografia e com o Chefe do Ministério Público Federal, e Delegado de trânsito em Andaluzia Luís Carlos Rodríguez León.

O objetivo do estudo é conhecer a realidade do trânsito na Espanha na sua relação com a educação e compreender como algumas culturas diferentes, podem servir de referência e parâmetro para uma investigação científica. Este conhecimento, traz uma visão mais abrangente no desenvolvimento das pesquisas e ajuda no esclarecimento dos problemas enfrentados pelo Brasil com relação a educação para o trânsito.

Confira o relato do doutorando:

“Posso relatar que a experiência em um país mais desenvolvido economicamente, como é o caso da Espanha, traz inúmeras vantagens para a pesquisa que estou desenvolvendo. E a escolha deste país, se dá pela redução do índice de mortes no espaço viário de 15 (quinze) pessoas por 100 mil habitantes no final da década de oitenta, para 03 (três) pessoas por 100 mil habitantes na década atual. Deste modo, busco conhecer e analisar algumas ações que foram implantadas na Espanha e tiveram resultados positivos para esta melhora no trânsito. Lembrando que, para uma boa pesquisa científica muitas vezes é preciso sair da zona de conforto, ampliar nosso horizonte e observar outras culturas, conversar com pessoas diferentes, conhecer outras realidades, afastar-se do problema e observa-lo em seu contexto de modo distanciado. Neste sentido, realizar um estágio fora do país, sempre traz ideias novas e aumenta nosso conhecimento sobre a pesquisa, além de conduzi-la, para uma nova maneira de pensar sobre o tema”.   

 


Unijuí recebe encontro para discutir “Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas”

             

Na próxima terça-feira, dia 16, nos turnos da manhã e tarde, a Unijuí recebe, no Centro de Eventos, o encontro “Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas”. Para este debate, foi convidada a Dra. Maria Tereza Goudard Tavares.

O encontro inicia às 8h30min. Inscrições na secretaria do Programa ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br. A organização é do Fórum de Educação Infantil Regional, Cirandas Infantis, curso de Pedagogia da Unijuí e a disciplina do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências “Pedagogia: interlocuções com a sociologia da infância e antropologia da criança”.

Sobre a palestrante

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profa. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/FFP. Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É membro do comitê Científico do GT Educação Popular da ANPED. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento internacional sobre educação

O doutorando Alexandre José Krul, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou, nos dias 22 a 25 de agosto, do IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que tratou da temática das crianças como sujeitos de direitos no Brasil e em Portugal, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Goiânia. Durante o evento o doutorando apresentou a pesquisa: “As concepções de crianças e de infâncias, nas políticas públicas para a Educação Infantil”.

Ainda nos dias 26, 27 e 28 de setembro, Alexandre Krul participou do X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, que ocorreu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Departamento de Ciências Humanas.

O tema do evento foi “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes” e reuniu pesquisadores e profissionais da educação, oportunizando o debate e a reflexão sobre as políticas educacionais e o processo de formação docente. Neste evento o doutorando ministrou um minicurso, e coordenou o Grupo de Trabalho: Formação de professores da Educação Básica: perspectivas e desafios; no Eixo temático: Formação de Professores; juntamente com as egressas do Programa, Professora Doutora Rúbia Emmel e Professora Mestre Flavia Alana Winck.


Filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” foi exibido na Unijuí

Aconteceu no dia 03 de outubro, turno da tarde, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), uma Sessão de Cinema promovida pelo GEEP- Grupo de Pesquisa de Educação Popular do PPGEC, dentro da programação do Salão do Conhecimento 2018.

Foi projetado o filme "Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, o qual foi premiado pelo SESC SP, como melhor documentário do último festival de cinema, que mostra, em cinco diferentes regiões do Brasil, a capacidade de resistência de atingidas por barragens, as quais encontram, no bordado, na arte e na escrita, formas de expressar o significado do impacto profundo nas suas vidas e na das pessoas envolvidas em projetos de grandes obras de barragem. A atividade contou com inúmeras pessoas interessadas em discutir o tema da Resistência e oportunizou que duas pessoas atingidas/ameaçadas por barragens do município de Alecrim, senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher, pudessem participar desse importante evento acadêmico e político pedagógico para relatarem sobre as suas dificuldades diante do contexto das barragens. Os organizadores do evento, prof. Walter Frantz, profa. Noeli Weschenfelder e doutorando Milton Gerhardt agradeceram, de modo especial, às senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher e demais pesquisadores que participaram do evento.

              


Professores da Unijuí participam de Simpósio Nacional

Professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participaram do SINCOL – X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação - “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: contextos, demandas e horizontes” realizado na URI/Frederico Westphalen – RS, entre os dias 26 e 29 e setembro.

O pós-doutorando do Programa, professor Cênio Back Weyh, orientando do professor Walter Frantz, coordenou o GT "Pedagogia da Participação e Educação Popular em (diferentes) contextos e instituições", tendo como colaboradores o professor Walter Frantz e a professora Hedi Luft.

Foram apresentados e discutidos oito trabalhos resultados de pesquisa. É a terceira participação efetiva enquanto GT neste evento que se realiza de dois em dois anos. 

 

 


Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.