Mestrado e Doutorado

Unijuí recebe encontro para discutir “Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas”

             

Na próxima terça-feira, dia 16, nos turnos da manhã e tarde, a Unijuí recebe, no Centro de Eventos, o encontro “Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas”. Para este debate, foi convidada a Dra. Maria Tereza Goudard Tavares.

O encontro inicia às 8h30min. Inscrições na secretaria do Programa ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br. A organização é do Fórum de Educação Infantil Regional, Cirandas Infantis, curso de Pedagogia da Unijuí e a disciplina do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências “Pedagogia: interlocuções com a sociologia da infância e antropologia da criança”.

Sobre a palestrante

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profa. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/FFP. Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É membro do comitê Científico do GT Educação Popular da ANPED. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento internacional sobre educação

O doutorando Alexandre José Krul, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou, nos dias 22 a 25 de agosto, do IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que tratou da temática das crianças como sujeitos de direitos no Brasil e em Portugal, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Goiânia. Durante o evento o doutorando apresentou a pesquisa: “As concepções de crianças e de infâncias, nas políticas públicas para a Educação Infantil”.

Ainda nos dias 26, 27 e 28 de setembro, Alexandre Krul participou do X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, que ocorreu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Departamento de Ciências Humanas.

O tema do evento foi “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes” e reuniu pesquisadores e profissionais da educação, oportunizando o debate e a reflexão sobre as políticas educacionais e o processo de formação docente. Neste evento o doutorando ministrou um minicurso, e coordenou o Grupo de Trabalho: Formação de professores da Educação Básica: perspectivas e desafios; no Eixo temático: Formação de Professores; juntamente com as egressas do Programa, Professora Doutora Rúbia Emmel e Professora Mestre Flavia Alana Winck.


Filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” foi exibido na Unijuí

Aconteceu no dia 03 de outubro, turno da tarde, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), uma Sessão de Cinema promovida pelo GEEP- Grupo de Pesquisa de Educação Popular do PPGEC, dentro da programação do Salão do Conhecimento 2018.

Foi projetado o filme "Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, o qual foi premiado pelo SESC SP, como melhor documentário do último festival de cinema, que mostra, em cinco diferentes regiões do Brasil, a capacidade de resistência de atingidas por barragens, as quais encontram, no bordado, na arte e na escrita, formas de expressar o significado do impacto profundo nas suas vidas e na das pessoas envolvidas em projetos de grandes obras de barragem. A atividade contou com inúmeras pessoas interessadas em discutir o tema da Resistência e oportunizou que duas pessoas atingidas/ameaçadas por barragens do município de Alecrim, senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher, pudessem participar desse importante evento acadêmico e político pedagógico para relatarem sobre as suas dificuldades diante do contexto das barragens. Os organizadores do evento, prof. Walter Frantz, profa. Noeli Weschenfelder e doutorando Milton Gerhardt agradeceram, de modo especial, às senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher e demais pesquisadores que participaram do evento.

              


Professores da Unijuí participam de Simpósio Nacional

Professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participaram do SINCOL – X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação - “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: contextos, demandas e horizontes” realizado na URI/Frederico Westphalen – RS, entre os dias 26 e 29 e setembro.

O pós-doutorando do Programa, professor Cênio Back Weyh, orientando do professor Walter Frantz, coordenou o GT "Pedagogia da Participação e Educação Popular em (diferentes) contextos e instituições", tendo como colaboradores o professor Walter Frantz e a professora Hedi Luft.

Foram apresentados e discutidos oito trabalhos resultados de pesquisa. É a terceira participação efetiva enquanto GT neste evento que se realiza de dois em dois anos. 

 

 


Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.

 


Integrantes do Programa em Educação nas Ciências participantes de evento nacional

O SINCOL – X SIMPOSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES e II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- “Pesquisa, Pós graduação e internacionalização: contextos, demandas e horizontes” realizado na URI/Frederico Westphalen – RS nos dias 26 a 29 e setembro de 2018 teve a participação de mestrandos, doutorandos e bolsistas PIBIC/CNPq, adscritos ao Grupo de pesquisa coordenado pela Profª. Dra. Helena Copetti Callai, docente do DHE e PPGEC/UNIJUI. Helena Copetti Callai atuou a convite do evento, como docente do Mini Curso: PESQUISA E INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO; Prof. Dr. Martin Kuhn –egresso do PPGEC participou do Painel DESAFIOS DA BNCC E A PRÁTICA NA ESCOLA: GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM destinado para as licenciaturas e professores das redes de ensino. Cristhian Moreira Brum- doutor pelo PPGEC/UNIJUI e atualmente realizando pós-doutorado no mesmo, Tarciso Dorn de Oliveira e Elmir Schneider – doutorandos do PPGEC/UNIJUI coordenaram o GT FORMAÇÃO HUMANA: A ARQUITETURA E O URBANISMO PARA A CIDADANIA do qual participaram com apresentação de trabalho: o doutorando Rudião Rafael Wisniewski e o bolsista de Iniciação científica PIBIC/CNPq Gabriel Wildner.


Seminário Internacional debateu as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil

                
                  

Durante esta semana, o Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) promoveu o 3º Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. De segunda a quinta-feira, os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária puderam conferir falas de 27 palestrantes de oito países diferentes, além de apresentarem trabalhos e pesquisas desenvolvidas nos cursos.

A programação do evento esteve voltada para a análise sobre a formação acadêmica diante dos problemas da agropecuária, dos problemas socioambientais, das demandas da sociedade e da consolidação da maturidade do perfil dos profissionais egressos dos cursos. Também marcou os 30 anos do curso de Agronomia e os 10 anos do curso de Medicina Veterinária da Unijuí, além da recente aprovação  do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a formação nas áreas e traçar cenários futuros, tendo em vista a conjuntura nacional e internacional.

Segundo o professor Roberto Carbonera, coordenador da Comissão Organizadora Seminário, o evento foi desafiador ao Departamento. “Tivemos a participação de mais de 500 pessoas no evento. Agradeço aos apoiadores e patrocinadores que tornaram possível esta terceira edição. O evento ocorreu em um momento muito importante, marcando a história dos dois cursos e a aprovação do nosso Programa de Mestrado”, observa o professor.

Coordenadoria da CAPES

No contexto do III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil, a Unijuí recebeu a Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da CAPES, Dra. Jarcilene Silva de Almeida. Acompanhada do coordenador ajunto, prof. Jairo Lisandro Schmidt, Jarcilene esteve reunida com o corpo docente do recém aprovado Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

Em entrevista à Unijuí FM, Jarcilene comenta a palestra ministrada no seminário, e outros assuntos relacionados à Universidade, Ciências Ambientais e Sustentabilidade. Confira:

 

A História do Seminário

No ano de 1986, a Unijuí, já como Universidade reconhecida no ano anterior, organizou o I Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Este seminário se constituiu em um momento de reflexão extremamente importante para a elaboração do projeto do curso de Agronomia. Com a criação do curso, em 1988, foi incorporada como uma de suas principais características a formação de um profissional voltado para o desenvolvimento. Este seminário também consolidou a cooperação do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí com o Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon (INA-PG), com o apoio da Direção Geral do Ensino Rural do Ministério da Agricultura da França.

No ano de 2008 o curso de Agronomia completou 20 anos e marcou também o início do curso de Medicina Veterinária. Levando-se em consideração estes aspectos, promoveu-se o II Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Para tanto, este seminário se propôs a reunir profissionais do Brasil e do exterior, particularmente da França, para refletir sobre o ensino e as perspectivas da área de Ciências Agrárias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, tendo obtido pleno êxito em sua realização.

Nesses anos, a Agronomia formou 48 turmas e um total de 674 Engenheiros Agrônomos, sendo 575 homens e 99 mulheres. O curso de Medicina Veterinária, por sua vez, graduou 181 Médicos Veterinários em 11 turmas, sendo 85 homens e 96 mulheres. Os egressos dos cursos, para além de atuarem na região, estão exercendo suas profissões em diversos estados brasileiros e, alguns, no exterior.

 


Professor ministra conferência em evento nacional

              

José Pedro Boufleuer, professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, participou, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2018, do III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo. O tema geral do evento foi “Escola: problema filosófico”, sendo que o professor ministrou conferência com o título “O ser-fazer da docência: um esboço de compreensão a partir da condição humana”.

O professor Boufleuer é membro fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e tem participado também do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, do qual atualmente é coordenador.

 


Estudantes do Doutorado participam de trabalho de campo no Chile

               
                    

Com a finalidade de dialogar sobre as pesquisas e compreender os avanços da ciência geográfica chilena, bem como a arquitetura do país, as doutorandas em Educação nas Ciências da Unijui, Carina Copatti e Alana Rigo Deon, junto ao graduando em Arquitetura e Urbanismo, Gabriel Wildner realizaram, entre os dias 01 e 10 de setembro, atividades na Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano - UAHC e Universidade Católica de Valparaíso, juntamente com professores e acadêmicos do curso de Geografia.

O intercâmbio é fruto do convênio existente entre o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano - UAHC, mediado na Unijui pela professora Dra Helena Copetti Callai e na UAHC - Chile pelo professor Marcelo Garrido Pereira.  Além dos estudantes da Unijui, compuseram o grupo brasileiros estudantes da Universidade Federal de Goiás – UFG, e da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó.

No dia 03 de setembro, as doutorandas Alana e Carina estiveram participando de atividades na Universidade Católica de Valparaíso, junto ao professor Andoni Arenas. Na oportunidade as doutorandas trabalharam no período da manhã com os alunos da graduação em Geografia sobre as metodologias qualitativas que desenvolvem em suas teses e dissertações. À tarde, participaram de um grupo de pesquisa composto por doutorandos da matemática que discutem interdisciplinarmente as questões relativas à didática.

“As experiências com outras realidades nos permitem um olhar mais amplo sobre as pesquisas que temos desenvolvido e como isso se aproxima, se complementa ou se difere nos dois países. Certamente essa atividade, embora curta, junto ao professor Andoni na Universidade Católica de Valparaíso, possibilitou refletir sobre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas e, pela aproximação com a realidade vivida no Chile, trazer novos elementos à pesquisa que temos construído no doutorado em educação nas ciências” – Comenta Carina Copatti.

Nos dias seguintes, as atividades se concentraram na Região Los Lagos no Sul do Chile, onde foi realizado um trabalho de campo, distante cerca de 1000 km de Santiago, capital chilena. As atividades envolveram a aplicação de diferentes metodologias de pesquisa e investigações com o objetivo de resolver problemáticas previamente levantadas pelos estudantes nessa região. Ao final a atividade de campo os alunos produziram um levantamento integrado de dados (LIV), com conceitos chaves e variáveis que ajudam a compreender a problemática de estudo. O trabalho de campo envolveu a participação sistemática dos estudantes brasileiros nos grupos de estudos que eram coordenados pelo professor Marcelo.

A doutoranda em Educação nas Ciências, Carina Copatti, relata um pouco da experiência no Chile:

“É, sem dúvida, uma experiência única! Tivemos a oportunidade de vivenciar, em um outro país, com língua, costumes, cultura diferente, o modo como realizam pesquisa, e, principalmente pesquisas a campo, tão importantes e necessárias na Geografia. Essa atividade contribuiu para ampliar nosso olhar geográfico e refletir sobre as práticas de docência e de investigação que realizamos no Brasil e aprimorá-las a partir das experiências realizadas no Chile, junto aos professores e estudantes. A oportunidade que tivemos de acompanhar o professor Marcelo Garrido nas atividades a campo tem grande relevância para ampliar os estudos geográficos e, certamente, serão utilizadas em nosso trabalho”.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de Colóquio em Portugal

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e XIII Colóquio sobre Questões Curriculares. O evento é um dos mais relevantes da área do currículo e teve como tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente”.

A programação acontecei no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa, em Portugal, de 10 a 12 de setembro. A professor doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e a doutoranda Rose Aparecida Colognese Rech apresentaram trabalho no evento.