PDI - Unijuí

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

O que é o PDI e para que ele é utilizado?

É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:

  • Decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017;
  • Instrumento de Avaliação - SINAES;
  • PDI atual;
  • Estatuto e Regimento da UNIJUÍ.

Qual a importância do PDI?

É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.

Como é possível participar da elaboração do PDI?

A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.


PERFIL INSTITUCIONAL

MISSÃO

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.

VISÃO

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.

PRINCÍPIOS

  • Defesa do caráter comunitário;
  • Excelência no fazer;
  • Atuação ética; 
  • Formação crítica, humanista e empreendedora;
  • Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
  • Respeito à diversidade;
  • Respeito à pluralidade de pensamento;
  • Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
  • Articulação  entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.

 

POLÍTICAS ACADÊMICAS

  • POLÍTICA DE GRADUAÇÃO
  • POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU             
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
  • POLÍTICA DA MODALIDADE EaD
  • POLÍTICA DE PESQUISA
  • POLÍTICA DE EXTENSÃO
  • POLÍTICA DE INOVAÇÃO
  • POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO  
  • POLÍTICA LINGUÍSTICA
  • POLÍTICA DE CULTURA
  • POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE
  • POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO

PERÍODO

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL/PALESTRANTE

LOCAL

 

05 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos.

(Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo)

Painel: 

-  prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo;

- Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita;

- Prof. Dieter Siedenberg -  Cenário da UNIJUÍ. 

Salão de Atos

15 de abril de 2019

Socialização das Políticas Institucionais

Inciso II. do PDI

Reitoria e as Assessorias

Sala de reuniões da Reitoria 

 

17 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País

Painel:

Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País;

2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. 

Salão de Atos

 

25 de abril de 2019

COGEST 

Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. 


Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

Sala dos Conselhos

06/05 - DHE

07/05 - DCEEng

08/05 - DCVida

13/05 - DACEC

15/05 - DCJS

17/05- DEAG

Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas 

 

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

 

Departamentos

Maio até 01 de julho de 2019

1.     Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições

2.     Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional

 

Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores

Em cada departamento

20/05 a 01/07/2019

Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI

Assessoria de Planejamento

processo online

1º de  Julho de 2019

Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento

Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e  Gerentes

 

Julho e Agosto

Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI

Reitoria/Assessoria de Planejamento

 

27/08 - DACEC

28/08 - DCJS

02/09 - DHE

03/09 - DCEEng

04/09 - DCVida

06/09- DEAG

Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

Em cada departamento

24 de outubro e 01 de novembro de 2019

Análise do PDI no COGEST

Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores

Sala dos Conselhos

 

07 de novembro de 2019

 

Tramitação e aprovação no CONSU

 

Câmaras e Plenária

Sala dos Conselhos

 


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