Região Celeiro irá lembrar 50 anos do Movimento da Legalidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Buscando se integrar às comemorações do cinquentenário do Movimento da Legalidade, a Região Celeiro estará organizando um evento especial que reunirá estudantes, professores, lideranças comunitárias e a comunidade em geral. A Amuceleiro – Associação dos Municípios da Região Celeiro, em conjunto com UNIJUÍ, 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação; Acamrece – Associação das Câmaras de Vereadores da Região Celeiro; Consórcio Turístico Rota do Yucumã; Codic – Conselho Regional de Dirigentes Culturais; e Corede Celeiro, estará promovendo o Ciclo de Reflexão e Debates 50 anos da Legalidade – Uma abordagem histórica, que se concentrará nos dias 15 e 16 de agosto, no campus da UNIJUÍ, em Três Passos.

No dia 15, a tarde e a noite, as exposições “Cadeia da Legalidade”, da Câmara de Vereadores de São Borja, “60 anos de vida pública de Leonel Brizola”, cedida pelo Museu de Camaquã, e “50 anos da Legalidade”, organizada pelo diretório estadual do PDT, com fotos de personagens e fatos que marcaram o movimento, estarão a disposição da comunidade.

Dia 16, no turno da manhã, ocorrerão painéis e debates com a participação do jornalista Carlos Bastos, do advogado e ex-deputado Ney Ortiz Borges, do jornalista e também ex-deputado Lauro Hagemann, do advogado e neto do ex-presidente Jango, Christopher Goulart, entre outros convidados.

À noite, a partir das 19 horas, além da apresentação de um documentário, ocorrerá o painel “Aspectos históricos da Legalidade: Brizola e Jango, heróis gaúchos”, com o jornalista, professor, tradutor e escritor Juremir Machado da Silva, colunista do jornal Correio do Povo, que também participará de sessão de autógrafos de seu livro “Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio”, da editora Sulina.

A Região Celeiro terá a oportunidade de reviver um dos mais importantes movimentos políticos capitaneados pelo povo gaúcho. A Legalidade buscou garantir a posse constitucional do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, garantindo a ordem democrática. O então governador do Estado, Leonel Brizola, liderou a resistência, ganhando o apoio popular e dos militares gaúchos, além de formar a histórica rede da legalidade, com mais de 100 emissoras retransmitindo informações e discursos diretamente dos porões do Palácio Piratini.

Programação:
15/Ago/2011 (segunda-feira)
14h às 17h30min e das 19h às 22h
- Exposição de fotos “Legalidade – 50 anos”, organizada pelo diretório estadual do PDT; “Cadeia da Legalidade”, da Câmara de Vereadores de São Borja; e “60 anos de vida pública de Leonel Brizola”, cedida pelo Museu de Camaquã.
- Apresentação de vídeos e documentários especiais da Legalidade
Local: Campus da Unijuí, em Três Passos.

16/Ago/2011 (terça-feira)
Manhã
8h30min – Apresentação de documentário e depoimentos
9h – Painel com o jornalista Carlos Bastos
“O movimento que uniu os gaúchos”
Debatedores: Ney Ortiz Borges e Lauro Hagemann
10h15min – Painel com o advogado Christopher Goulart, neto do ex-presidente Jango
“Legalidade e a importância social do governo João Goulart”
Debatedores: Ney Ortiz Borges e Carlos Bastos

Tarde:
14h às 17h30min – Exposição de fotos: “Legalidade – 50 anos”, organizada pelo diretório estadual do PDT; “Cadeia da Legalidade”, cedida pela Câmara de Vereadores de São Borja; “60 anos de vida pública de Leonel Brizola”, cedida pelo Museu de Camaquã

Noite:
19h30min – Apresentação de documentário
19h45min – Abertura oficial e depoimentos
20h – Painel com o jornalista, escritor, tradutor e professor Juremir Machado da Silva
“Aspectos históricos da Legalidade: Brizola e Jango, heróis gaúchos”
22h – Sessão de autógrafos com Juremir Machado da Silva
Livro “Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio” – Editora Sulina

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.