COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Equipe da Unijuí inicia sua missão pelo Projeto Rondon

Estudantes e professores da Universidade partiram hoje para o Tocantins


Hoje, quando o ponteiro do relógio marcou meia-noite, uma equipe formada por estudantes e professores da Unijuí partiu para participar de uma importante missão: levar bem-estar e qualidade de vida à população de uma região do Tocantins. A missão faz parte do Projeto Rondon, do qual a Universidade participa com um conjunto de ações.  

O conjunto de ações da Unijuí foi classificado em 4º lugar no Brasil para a “Operação Tocantins”. As ações pertencem ao Conjunto B da Operação e compreendem as áreas de: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho e vão ser desenvolvidas em conjunto com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), que é responsável por desenvolver atividades do Conjunto A (Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça e Cultura). Segundo o professor Paulo Ernesto Scortegagna, que coordena a equipe da Unijuí, a ideia é compartilhar e produzir conhecimento de forma conjunta, realizando uma troca de saberes entre os rondonistas e a população de Aparecida do Rio Negro, cidade onde o trabalho será desenvolvido.

Além do professor Paulo, participam da missão a professora Leonir Terezinha Uhde (vice-coordenadora); a professora Lara Nasi (coordenadora adjunta); e os estudantes Ana Louíse Diel (Jornalismo); Ângela Tamara Nunes Doebber (Arquitetura); Djenifer Tainá Müller (Agronomia); Glaucia Adriele Prauchner Krause (Engenharia Civil); Márcio Gonçalves Ferreira (Veterinária); Mariângela de Moraes Inocêncio (Nutrição); Rosana Souza de Vargas (Letras) e Victória Eduarda Mayer Souza (Design).

AÇÕES

Ana Louíse Diel, estudante de jornalismo, explica que serão desenvolvidas muitas atividades práticas, como a produção de uma horta para a escola do município, além da produção de um livro de receitas juntamente com as merendeiras da escola. “Propomos e desenvolveremos também atividades relacionadas às artes, como expressão corporal e artes cênicas e oficina de dança e teatro, além da organização de uma exposição com os artistas da cidade”, afirma a estudante. “Serão atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, e tivemos a preocupação de atingir um público bem amplo, do profissional que atua na prefeitura, por exemplo, à população do interior, e ainda organizamos um plano de comunicação, que prevê a divulgação da programação para a população da cidade e a produção de um blog, que será atualizado todos os dias com notícias sobre os acontecimentos da operação”, complementa o professor.

 PREPARATIVOS

Desde o período de seleção dos estudantes para integrar a equipe do Rondon da Unijuí, foram realizados diversos encontros, sendo a maior parte deles aos sábados. O professor Paulo conta que o processo de formação da equipe foi intenso, com metodologia e planejamento: “realizamos a organização de todas as oficinas, uma por uma, inclusive fizemos atividades práticas das mesmas e realizamos prévias, tal qual o Dia da Cidadania, que aconteceu na escola Emil Glitz, do bairro Getúlio Vargas, no dia 26 de novembro. Na ocasião foram desenvolvidas oficinas de artesanato, cuidados pets, organização da horta da escola, uma conversa sobre alimentação saudável e Cine Rondon, também testamos receitas, pesquisamos e nos engajamos para que todas as ideais inicialmente propostas a serem desenvolvidas durante a Operação possam de fato acontecer”. A expectativa é de sucesso total. “Acreditamos no nosso trabalho e em tudo o que fizemos até aqui”, garante Paulo. 


Projeto Vida no Campus irá oferecer atividades esportivas e de lazer para a comunidade

O evento acontece na pista de atletismo do campus de Ijuí

Nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, a partir das 19h, na pista de atletismo do campus Ijuí, será realizada a 15ª edição do Vida no Campus. Este ano, o evento apresenta uma proposta diferenciada: as tradicionais modalidades competitivas vão dar lugar às práticas corporais, com o objetivo de promover o lazer, o esporte e o bem-estar, além da integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade de Ijuí e de toda a região.

O Vida no Campus oferece uma série de atividades recreativas, práticas de aventura, exercícios físicos, esportes, jogos e orientações de saúde. Haverá também distribuição de erva mate, água quente e venda de lanches. As atividades são voltadas para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais, de forma gratuita.

As inscrições para participar podem ser feitas no local do evento. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 55 3332-0210, pelo e-mail eventosedf@unijui.edu.br ou na fanpage Núcleo de Eventos EDF.

O evento é uma promoção do Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da Unijuí e conta com o apoio do Diretório Central de Estudantes – DCE, Centro Acadêmico do Curso de Educação Física – CAEF, Net. Copy, Studio Smart Shape, Ervateira Seiva Pura, Unimed e Ponto do Diabético.


Elede Mobile referência na área de aplicativos e websites

A empresa incubada pela Criatec da UNIJUÍ Campus Santa Rosa tem como foco a inovação tecnológica, uma empresa preocupada em oferecer o que tem de melhor para seus clientes no mercado.


Equipe Elede Mobile

A empresa incubada pela Criatec da UNIJUÍ Campus Santa Rosa está há pouco tempo no mercado e se destaca em serviços na área de aplicativos e websites. A Elede Mobile começou a ser planejada durante um curso técnico em informática, onde os jovens empreendedores, Lucas Hansel e Diogo dos Santos cursavam.

“Durante o curso surgiram as primeiras oportunidades de trabalho, e quando terminamos o técnico decidimos não parar por ali e começamos um negócio. Hoje, a nossa missão é impactar pessoas, pois é a única maneira de fazermos a diferença nas empresas e com os nossos colaboradores. A nossa visão é ser referência estadual e nacional em inovação até 2021”, ressalta Lucas.

Diogo também destaca que enfrentaram muitos desafios. “O maior desafio no início do negócio foi a falta de experiência, pois como começamos muito cedo, a falta de conhecimento de mercado e gestão eram bem precárias, mas depois de muitos erros, estudos e mentorias, encontramos a nossa direção”.

Os jovens empreendedores ressaltam que a Criatec proporcionou um espaço próprio que sempre idealizavam, pois não havia interesse em começar o negócio em casa, assim como não tinham dinheiro o suficiente para alugar uma sala no centro e sobreviver com um custo inicial alto. “Ter uma empresa dentro da Universidade é desafiador, pois muitas vezes temos alguns conflitos operacionais, mas de maneira geral gostamos muito do ambiente, e poder estar aqui mostrando para os estudantes que é possível empreender e que existem jovens como eles, que já estão fazendo isso, é muito gratificante”, ressalta Lucas.

Empresa instalada no Campus Santa Rosa

Projetos inovadores da Elede Mobile

Um projeto inovador e pioneiro foi desenvolvido pela empresa Elede Mobile, durante a 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). O aplicativo Fenasoja 2016, desenvolvido para os visitantes e expositores. De acordo com o empreendedor Diogo, o aplicativo interagiu com os usuários em vários momentos da feira. “O legal do app foi a parte social que foi desenvolvida, onde as pessoas poderiam compartilhar seus momentos na feira e ficar informadas de tudo que estava acontecendo, tudo tempo real”.

O Gorila App de pesquisa avançada, foi outro aplicativo desenvolvido pela empresa Elede Mobile, em parceria com a Agência GH lançado durante a Fenasoja. “O Gorila App teve resultados impressionantes, conseguimos aumentar 1850% o número de respostas da feira. E o melhor foi que conseguimos entregar relatórios diários para a comissão da feira, e consequentemente já tomavam decisões enquanto o evento estava ocorrendo, algo que não era possível em feiras anteriores”, afirma Lucas.

Os jovens relatam que o principal fator da empresa já está sendo destaque na área de aplicativos e websites é que trabalham com pessoas e para pessoas. “Não fizemos apenas serviços, mas sim resolvemos reais problemas de nossos clientes. Entendemos suas dores e trabalhamos em cima de suas necessidades, tudo com muita agilidade, transparência e experiência”.

Intercâmbio de conhecimentos

A empresa está sempre em busca de novos desafios e conhecimentos, durante o mês de novembro, Lucas teve a oportunidade de visitar durante três semanas, San Fransisco e o Vale do Silício. “Visitei empresas, coworkings e conheci pessoas. E tudo que aprendi lá, é 100% aplicável aqui, minha meta é implantar a cultura deles, em nossa empresa. Muito foco, conhecimento em múltiplas áreas e muito, mas muito estudo. É um pouco do que começaremos a fazer na empresa” finaliza.

 

 Lucas Hansel visitando a Google


Atenção para os horários de atendimento da Universidade nas férias coletivas

Neste fim de ano, a Unijuí terá horários diferenciados para atendimentos nos diferentes setores. Além disso, a maioria dos técnicos-administrativos e professores entrarão em período de férias coletivas.

Nos dias 23 e 30 de dezembro de 2016 não haverá atendimento na Unijuí. E o período de férias coletivas será de 04 a 23 de janeiro de 2017.

Confira as principais mudanças no Atendimento Externo:

Campus Ijuí

Período

 

Unidades

Atendimento

Manhã e Tarde

Atendimento

Noite

19/12 a 22/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 21h

23/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

 

26/12 a 29/12/2016

Departamentos

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 21h

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

30/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

02 e 03/01/2017

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno (Campus/Sede)

Normal

Fechado

Secretaria Acadêmica; Núcleo de Cobranças;

Central de Recebimento de Amostras

Normal

Fechado

04/01 a 23/01/2017

 

Departamentos

Férias Coletivas

Fechado

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno/ Campus

Central de Atendimento ao Aluno/Sede

Plantão

 

Fechado

Fechado

 

Fechado

Secretaria Acadêmica; Núcleo de Cobranças;

Central de Recebimento de Amostras

Plantão

Fechado

24/01 a 10/02/2017

Departamentos (1)

Normal

Fechado

 

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Fechado

Secretaria Acadêmica

Normal

Fechado

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h (Sede /Campus)

Audiovisual

Normal

Normal (Horário das aulas)

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Unidade de Educação Continuada

Normal

Expediente normal de acordo com o calendário de aulas da Pós Graduação

Observação:

O DCEENG (prédio da Sede Acadêmica) manterá plantão no turno da noite a partir de 24/01.

 horários: manhã – 07h51min/11h39min; tarde - 13h30min/17h18min

Campus Panambi

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

19/12 a 22/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Horário Estendido até 19h

23/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

 

26/12 a 29/12/2016

Departamentos

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

30/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

02 e 03/01/2017

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2017

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 10/02/2017

Departamentos

Normal

Fechado

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberta até as 21h.

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h.

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Horários:

- Tarde - 13h30min/17h30min;

- Noite – 18h30min/21h;

Campus Três Passos

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

19/12 a 22/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Aberto até18h30min

23/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

 

26/12 a 29/12/2016

Departamentos

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

30/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

02 e 03/01/2017

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2017

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 10/02/2017

Departamentos

Normal

Aberto até18h30min

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até18h30min

Biblioteca

Normal

Aberto até18h30min

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

No dia 28/12 é feriado municipal em Três Passos.

 Horários:

- Tarde/Noite - Horário estendido -13h30min/18h30min; 

Campus Santa Rosa

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

19/12 a 22/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Aberto até 20h30min

23/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

 

26/12 a 29/12/2016

Departamentos

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

30/12/2016

Departamentos/Unidades administrativas

Fechado

Fechado

02 e 03/01/2017

Departamentos

Fechado

Fechado

 

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

 

Central de Atendimento ao Aluno

Plantão

Fechado

04/01 a 23/01/2017

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Central de Atendimento ao Aluno

Plantão

Fechado

24/01 a 10/02/2017

Departamentos

Normal

Aberto até 20h30min

Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 20h30min

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até 20h30min

Secretaria Acadêmica

Normal

Aberto até 20h30min

Biblioteca

Normal

Aberto até 20h30min

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

 Observação: 

Horários:

- Tarde - 13h30min/17h30min; - Noite – 18h30min/20h30min;


Os principais acontecimentos da Unijuí em 2016

Confira na linha de tempo abaixo:

                       


Popularização da Ciência: confira o que foi destaque em 2016

Em 2016, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí criou o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. 

Ao longo do ano uma série de reportagens foi publicada nos canais oficiais da Unijuí. Confira o que foi destaque em 2016: é só clicar no nome do projeto para conferir a reportagem.

A Narrativa Jornalística Sobre Violência Contra Jovens e Adolescentes

A História pela Fotografia

Perfil Microbiológico do Leite Bovino

Atenção à Saúde da Criança

Cidadania para todos

Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios à Base de Carne de Peixe

Rádio na Escola

Ações Interdisciplinares de Educação e Saúde para combate ao Aedes aegypti e Doenças Emergentes

Projeto de Concurso de Pórticos

AgroIndustrialização de Hortaliças Orgânicas

Direito Fundamental à Saúde


Escola Superior de Saúde da Unijuí avalia o ano de 2016

Iniciando suas atividades no mês de março, a Escola Superior de Saúde, ligada ao Departamento de Ciências da Vida (DcVida), é uma unidade de ensino direcionada para a formação permanente e continuada de profissionais e estudantes da saúde e áreas afins. Neste ano, a Escola lançou 6 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e 17 cursos de qualificação profissional em diferentes áreas. 

A coordenadora da Escola Superior e Saúde, professora Heloísa Eickhoff, destaca que o objetivo é proporcionar o crescimento e atualização permanente de profissionais, principalmente com a oferta de cursos que proporcione a aquisição de habilidades técnicas e experiências em laboratórios, situações e espaços reais de atuação. “A intenção é também potencializar algumas áreas de conhecimento, como a gastronomia, saúde na atenção básica e hospitalar e estética.  Outro objetivo da Escola é a interação permanente com a comunidade, com divulgação de palestras e atividades que acontecem no meio acadêmico”, salienta. 

Para 2017, a Escola já programa cerca de 30 cursos de qualificação profissional e 12 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, dentre eles: Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica, Gestão de Unidades Hospitalares, Oncologia, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, Farmácia Hospitalar, Estética e Saúde, Enfermagem em Terapia Intensiva Coronariana e Hemodinâmica, Reabilitação Física, Geriatria e Gerontologia, Saúde do Trabalhador, Reabilitação e ainda Nutrição Clínica.

Saiba mais sobre a Escola Superior de Saúde da Unijuí.


Coral Unijuí está em busca de vozes

Serão selecionadas vozes masculinas e femininas


Se você gosta de música, possui extensão vocal, afinação e percepção auditiva, pode participar do processo seletivo do Coral Unijuí. As inscrições irão até o dia 24 de fevereiro de 2017.

As vagas são para vozes femininas e masculinas. Os candidatos precisam ter no mínimo 17 anos. O edital está disponível no site da Unijuí, assim como a ficha de inscrição para os interessados. Para acessar basta clicar aqui.

Formado por estudantes, professores, funcionários egressos da Instituição e membros da comunidade, o Coral é um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, que leva a cultura em forma de música a diferentes públicos. 


Comissão Própria de Avaliação faz reunião em Três Passos

 
 

A professora Fátima Marroni recebeu a Comissão, fazendo a acolhida e abertura dos trabalhos.


Leia mais...

Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas: a avaliação de 2016

Mais de 1.600 alunos trabalharam o meio ambiente a partir do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da UNIJUÍ FM. Ao final de mais um ano de trabalho foram cumpridos os objetivos de inserir o rádio em sala de aula e promover a Educomunicação, em que os alunos aprendem e produzem conteúdo educativo através dos meios de comunicação.

Em 2016, 12 escolas participaram do projeto. Os Anos Finais ouviram conteúdos no rádio sobre horta e produção orgânica, resíduos e reciclagem, preservação da água e do meio ambiente e cuidados com a dengue. A partir daí desenvolveram atividades de pesquisa, confecção de cartazes, poemas, paródias e cartas para o meio ambiente, coleta de resíduos no pátio da escola e orientação sobre o tema à outras turmas, exposição de objetos, animais e maquetes feitos a partir de materiais recicláveis, produção de marcadores de página e cartões com informações sobre a água, pintura de telas, construção de horta escolar, locução de dicas sobre o meio ambiente e apresentações artísticas, entre outras ações.

Já os Anos Iniciais participaram de oficina de rádio, em que puderam conhecer fatos marcantes sobre o veículo, sobre a redação de notícia, boletim e spot publicitário, e ainda experimentar o software Locutor da Hora, que simula um estúdio de rádio, passando por todas as etapas fundamentais do processo, desde a formação do texto e o preparo para a gravação até a reprodução e edição do conteúdo.      

Este ano o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas ganhou o Prêmio Ben Hur Lenz César Mafra, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na categoria imprensa, por atender o objetivo da promoção da Educação Ambiental e ainda o Troféu Pioneiras da Ecologia, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Ao todo são sete prêmio: em 2013 foi nomeada para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, dividindo a categoria “Iniciativa de Mobilização” com Eletrobrás, SESI e Pepsico. Em 2014 conquistou o Prêmio Ludwig Raichardt Filho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que teve como tema Cidade Sustentável e também o Troféu Pioneiras da Ecologia – Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

E em 2015, mais dois reconhecimentos: execução de convênio entre FIDENE/UNIJUÍ e Poder Executivo/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também o Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com patrocínio da Volkswagen.

Neste fim de ano a UNIJUÍ FM encaminhou às escolas um questionário de avaliação para avaliar o projeto como ferramenta de apoio à educação ambiental, além dos benefícios para a escola, professor e alunos. A partir da análise deste material a edição de 2017 será reformulada, bem como serão relacionados os principais temas de estudo a serem abordados no rádio.

 

Ouça a avaliação dos professores envolvidos na etapa de visitação da UNIJUÍ FM às escolas:

Escola Emil Glitz

 

Escola São Geraldo

Ruizinho

 Ijuizinho

 CSCJ

 Guilherme Clemente Koehler

 Ruy Ramos

Imeab

 Adventista

Joaquim Nabuco

EFA