COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Unijuí se prepara para receber milhares de estudantes no Profissional do Futuro

Como fazer para escolher entre dois cursos de áreas bem diferentes? Curso presencial ou EaD? Como está o mercado de trabalho? Essas são perguntas que surgem na hora de sair do ensino médio e entrar para uma Universidade. Para ajudar a resolver essas dúvidas, nada melhor que conhecer os cursos, conversar com profissionais e conhecer de perto o ambiente universitário. Com o objetivo de dar uma ajudinha aos estudantes que precisam fazer essa escolha tão importante, a Unijuí promove o Profissional do Futuro nos dias 29, 30 e 31 de agosto no campus Ijuí e nos dias 12 e 13 de setembro no campus Santa Rosa.

A Unijuí deve receber durante o evento milhares de alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares, com idade entre 15 e 18 anos, que sentem bater na porta a responsabilidade de se preparar para o vestibular e, principalmente, de responder aquela pergunta ouvida por muito tempo: “O que você vai ser quando crescer?”. Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, a Universidade está coletivamente preparada para receber os estudantes, com uma intensa programação: “Os cursos de graduação irão se apresentar, a partir de mostras e oficinas, que ocorrerão em diferentes espaços, que fazem parte da estrutura institucional utilizada pelos estudantes da Universidade durante a sua graduação”.

Em Ijuí o evento acontecerá não só no Campus, mas também em outros espaços institucionais, como a Sede Acadêmica e a escola fazenda (Irder). “Esta proposta, que demanda uma aperfeiçoada organização logística, possibilitará mostrar aos nossos visitantes que temos uma robusta e qualificada estrutura universitária, que possibilita a formação profissional com excelência acadêmica”, explica. Além dos cursos de graduação, diferentes setores institucionais, como o Escritório de Relações Internacionais, o Setor de Bolsas e Benefícios e o Gabinete de Projetos Institucionais (Cia. Cadagy, Coral e Teatro) também estarão participando. Haverá, também, programação especial para receber os professores que acompanharão os estudantes durante o evento. “É uma excelente oportunidade para decidir-se sobre o futuro, a partir da escolha por um ou outro curso, levantando possibilidades, questionando e esclarecendo dúvidas”, destaca a Vice-Reitora.

Inscrições - As inscrições para o Profissional do Futuro estão abertas e podem ser feitas pelo portal unijui.edu.br/profissionaldofuturo até o dia 22 de agosto (para o evento no campus Ijuí) e até o dia 05 de setembro (para o campus Santa Rosa). Mais informações podem ser obtidas também pelo evento Profissional do Futuro 2017 UNIJUÍ, no Facebook. 

Confira a programação

Campus Ijuí


Campus Santa Rosa



Ex-reitora Eronita Barcelos lembra do período de crescimento da UNIJUÍ durante sua gestão

Ex-reitores da Universidade, que fazem parte da história dos 60 anos de Ensino Superior na região, estão participando de uma série de entrevistas na UNIJUÍ FM. Na última semana, a professora Eronita Silva Barcelos, no cargo de 1999 a 2004, falou sobre a sua gestão, período em que a regionalização estava estabelecida, mas havia ainda a necessidade de materializar condições efetivas para que a Universidade continuasse atuando com os princípios comunitários. “Tivemos a tarefa, em Santa Rosa, por exemplo, de construir o campus no terreno adquirido. A previsão eram três módulos e, pelo número de alunos, tivemos que fazer mais um. Junto com a regionalização, tivemos a expansão territorial e quantitativa da Universidade”, lembra.

                            

O Campus Panambi, segundo a professora Eronita Barcelos, acompanhou o momento de desenvolvimento, já que, na época, a estrutura teve que ser ampliada e adequada para novos cursos, exigidos pela comunidade. Também o término do Salão de Atos, em Ijuí, ocorreu na gestão da ex-reitora. “Ampliamos cursos em áreas, para fomentá-las. Entendemos que, na medida em que fortalecíamos o ensino de graduação, estávamos fortalecendo toda a instituição em sua vida acadêmica e seu desenvolvimento intelectual”, destaca.

Saiba mais sobre este período, na entrevista da professora Eronita Barcelos: 

Nesta semana o especial dos 60 anos de Ensino Superior da UNIJUÍ veicula a entrevista com o ex-reitor, professor Walter Frantz, na gestão de 1993 a 1998. Será na quarta-feira, 9h30, com reprise no sábado, no mesmo horário.


Empresa graduada pela Criatec Santa Rosa é destaque na Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas

A ideia de tornar-se empresário da indústria de máquinas e implementos agrícolas surgiu da necessidade. Jonas Rafael Reiter é formado em Engenharia Mecânica e, desde 2007, percebeu na região a carência de tecnologia na área agrícola. Com a ideia na cabeça, em 2010 juntou-se a Criatec da Unijuí - Campus Santa Rosa e desenvolveu seu plano de negócio. Naquele momento, entrava no mercado a Agroworks Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas.

Hoje a empresa é uma das primeiras graduadas da Criatec. Com a assistência da Incubadora, a empresa alcançou sua autonomia, independência e começou a produzir cada vez mais. Após três anos de incubação, a Agroworks migrou para ERS 307, km 48,92, próximo ao Campo de Aviação de Santa Rosa.

“A questão primordial que a gente percebeu, na vantagem de sermos incubados, foi a questão de termos um corpo técnico docente preparado para nos auxiliar na assessoria, planejamento e divulgação, o que ajudou bastante a alavancar a empresa”, revela o empresário.

A produção da empresa, entre modelos e submodelos, pode chegar a 50 tipos de produtos, segundo Jonas. Um desses produtos é também vencedor do Prêmio Inovações Tecnológicas da 19ª Fenajosa, a Carreta Forrageira Tribasculante. Aliás, as carretas basculante são um dos principais produtos, assim como os guindastes veiculares. 

Jonas revelou que um dos desafios da empresa é encontrar mão de obra qualificada. Outro fator é a atual situação econômica do país. Por outro lado, a Agroworks busca desenvolver relações em outros estados. Sempre ativa em feiras de agronegócio, já conquistou clientes do Piauí, Goiás, Paraná e Santa Catarina. O plano para os próximos anos é produzir dois novos modelos por ano. 


Trabalhos completos: a novidade do Salão do Conhecimento em 2017

                      

A edição 2017 do Salão do Conhecimento está chegando. E, este ano, terá como novidade a inscrição de trabalhos completos. Dos cerca de mil trabalhos inscritos, 191 são completos em diferentes áreas do conhecimento.                      

Do total de trabalhos inscritos, 680 trabalhos serão selecionados para apresentação na forma de pôster, sendo até 500 trabalhos no campus Ijuí, até 100 trabalhos no campus Santa Rosa e até 40 trabalhos nos campi Panambi e Três Passos. E, até 20 trabalhos completos por área de conhecimento serão selecionados para apresentação oral no campus de escolha do autor, informado no ato de inscrição. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada até o dia 15 de agosto. 

Nesta edição do Salão do Conhecimento, a Jornada de Pesquisa destina-se à submissão e apresentação de trabalhos completos, que serão apresentados na forma de comunicação oral durante o evento. Nos demais eventos, os trabalhos (resumos expandidos) serão apresentados na forma de pôster. 

Além das sessões de pôsteres e comunicações orais, o evento ainda irá oferecer outras atividades como palestras, oficinas, painéis temáticos e minicursos. Haverá programação em todas as áreas e em todos os campi, conforme cronogramas disponibilizados na página do evento. A programação completa será disponibilizada no início do mês de setembro. 

Inscrição como participante

As inscrições de participante estão abertas e podem ser realizadas no site até o dia 26 de setembro. Os participantes que se inscreverem até o dia 30 de agosto recebem um brinde do evento. 

Mais informações na página do evento.


Gilmar Bedin avalia período em que foi Reitor da Universidade

Com uma trajetória extensa na Universidade, somando 26 anos, e tendo vivido também a experiência como Vice-Reitor, o professor Gilmar Antonio Bedin foi quem deu continuidade ao especial da Unijuí FM que traz os ex-Reitores e ex-presidentes da Fidene para falar da experiência na Reitoria e também dos desafios que serão vivenciados pela instituição nos próximos anos. Objetivo e enfático no seu posicionamento, o professor evidenciou nas questões propostas a forma como administrou a instituição e o seu pensamento acerca do futuro do Ensino Superior na região.

                       

Reitor da Unijuí de 2005 a 2010, o professor relembra sua trajetória dando ênfase à necessidade de reposicionamento da instituição vivenciada durante sua gestão.  “Vivemos o desafio de como reposicionar estrategicamente a universidade depois de um período longo de crescimento e que quando olhamos para o futuro percebemos claramente que teríamos menos alunos”, salientou ele, ponderando ainda sobre momentos de tensão vividos, como por exemplo a eleição para reitoria com duas chapas concorrendo e de mudanças necessárias que foram feitas.

O professor também fez sua análise sobre o futuro, traçando os desafios que devem ser enfrentados pela instituição. “O maior desafio é nosso em relação a nós mesmos. Como de fato vamos conseguir, olhando para o futuro, manter o que historicamente foi nosso diferencial, ou seja, de ser uma instituição democrática, aberta, baseada em muitos valores dos franciscanos, e penso aqui notadamente nas primeiras gerações de professores. Como de fato ter uma instituição, autoridades, que consigam dialogar com a comunidade? Hoje a democracia passa por uma crise mundial e ela também, obviamente, perpassa aqui pela instituição. Acho que se nós conseguirmos garantir isso nós teremos um longo futuro pela frente. O risco então é mais interno do que propriamente externo. No aspecto externo está mais ou menos consolidada como uma instituição média, mas acho que não está tão claro como vamos nos relacionar conosco mesmo e como vamos tomar as decisões”, explicou.

Nesta quarta-feira,19 quem participa do especial de 60 anos do Ensino Superior é a professora e ex-Reitora da Unijuí, Eronita Silva Barcelos. Será nesta quarta-feira, 9h30, com reprise no sábado, no mesmo horário. 


Panambi vai receber etapa do Rally Brasileiro de Velocidade

Nos dias 5 e 6 de agosto Panambi vai receber etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, competição que vai reunir os melhores pilotos e carros do Brasil na modalidade. A Unijuí é apoiadora do evento. 

São esperados mais de 30 competidores e, neste tipo de prova, ganha quem percorrer os trechos no menor tempo, não tendo limite de velocidade. Serão 18 trechos de velocidade, totalizando mais de 200km de extensão. “Vale salientar que um destes trechos será no centro da cidade, no distrito industrial, denominada Super Especial Distrito, com 3,5km de extensão, em que os competidores passarão seis vezes”, salienta Jeferson Hardt, um dos organizadores do evento.

                   

Na sexta-feira, dia 4, na véspera do primeiro dia de provas, será realizada uma largada promocional na praça central da cidade, em que todos os pilotos serão apresentados para os espectadores. Para conferir a competição, o valor do ingresso é R$ 10. 

A organização é do Automóvel Clube de Panambi (ACLUPA), que já vem trabalhando no evento desde o início do ano. “Estamos finalizando os últimos ajustes de logística do evento para proporcionar um espetáculo para o público. As expectativas são as melhores, a Super Especial Distrito será um espetáculo no centro da cidade em que será montada toda uma estrutura para atender bem o público”, projeto Hardt. 

Confira os detalhes das provas



Equipe apoiada pela Unijuí participa de campeonato de Jiu-Jitsu em Canoas

No dia 9 de julho, a cidade de Canoas foi palco da décima edição da Copa Scorpyon de Jiu-Jitsu, campeonato interno que conta com a participação de atletas de toda a equipe Scorpyon Jiu-Jitsu do Rio Grande do Sul. Neste ano a filial de Ijuí, com apoio da Unijuí e da Líder Engenharia contra Incêndio, participou com cinco atletas e obteve ótimos resultados, garantindo 3 ouros e três pratas na competição. Sendo 1 delas na faixa preta, 2 na faixa roxa e 3 na faixa branca.


Desafio vai incentivar a criatividade e a inovação na Universidade

A Unijuí, através da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT, da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec e do Departamento de Ciências da Vida – DCVida, lança o Desafio Inovador da Saúde, que tem por objetivo estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício da criação, resolução de problemas, além de agregar valores para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas, gerando novos negócios.

O Desafio acontece do dia 18 de agosto a 16 de setembro, no espaço de coworking e laboratório de soluções criativas da Criatec. As inscrições podem ser feitas do dia 01 a 16 de agosto, pelo portal da Unijuí. As vagas são limitadas para 40 pessoas com vínculo a Universidade, ou seja, oito equipes de, no máximo, cinco pessoas.

O desafio tem como proposta realizar atividades em quatro turnos, iniciando na sexta-feira (18/08) à tarde e encerrando no sábado (19/08). Após esses dois dias de imersão, com oficinas preparatórias, será realizado um intervalo de 20 dias com retorno para mais uma etapa de capacitação e realização de banca final no dia 16 de setembro.

Segundo a professora Elenita Bonamigo, uma das coordenadoras do evento juntamente com a professora Marinêz Petenon e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, “o primeiro encontro, em agosto, serve para formar equipes e desenvolver a ideia do produto. O segundo, aí sim em setembro, será para realizar a avaliação. Temos por objetivo ainda, realizar uma possível premiação para o grupo com a ideia vencedora durante o Salão do Conhecimento, no entanto, isso ainda está em análise”.

                   


Ijuí possui iniciativa que proporciona atendimento especial a vítimas de violência doméstica

Por iniciativa do Poder Judiciário local, Ministério Público, Defensoria Pública, cursos de Psicologia e de Direito da UNIJUÍ, Delegacia de Polícia da Mulher e a Prefeitura Municipal, Ijuí possui atendimento especial para vítimas de violência doméstica.

Antes da realização das audiências preliminares, vítima e agressor assistem, no salão do Júri, a uma rápida palestra de esclarecimentos com profissionais da área do Direito e da Psicologia. É apresentada a questão jurídica, tanto na esfera criminal quanto na esfera cível, com esclarecimentos sobre medidas protetivas.

                        

O ciclo de violência familiar e suas consequências também são assuntos abordados pelo psicólogo, para que haja o reconhecimento do contexto onde estas pessoas se encontram e os devidos encaminhamentos. Após esta palestra inicial, enquanto são realizadas as audiências, profissionais do curso de Psicologia da Unijuí e funcionários da Prefeitura, que atuam na rede municipal da mulher fazem, em uma sala especial, um atendimento individualizado às vítimas, esclarecendo questões jurídicas e os possíveis encaminhamentos pertinentes, também na área da saúde.

Constatada a necessidade, é realizado o encaminhamento para posterior atendimento e acompanhamento pela área de saúde do município, bem como para atendimento psicológico através de convênio existente com o curso de Psicologia da Unijuí.

Pela Unijuí, atuam na iniciativa as professoras do curso de Psicologia Íris Campos e Sônia Fengler, a professora do curso de Direito Joice Nielson, a egressa do curso de Psicologia Agnes Assmann e as estagiárias Milena Marquezin e Mônica Macalin do Santos.

Prêmio Innovare

A iniciativa está concorrendo ao Prêmio Innovare este ano. Na última quarta-feira, dia 12 de julho, a equipe recebeu visita de consultoria do Prêmio, que veio conhecer o trabalho, iniciado em 2012.

O prêmio Innovare foi criado com o objetivo de identificar, divulgar e disseminar as boas práticas da Justiça brasileira. A visita dos consultores integra uma das oito etapas da premiação, que acontece até o dia 25 de julho.  Posteriormente, haverá o período de avaliação por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a comissão julgadora.

Foto: Divulgação/Comarca de Ijuí


NEPI/Unijuí realiza Curso de Capacitação a empresários da região de Santa Rosa

O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação – NEPI promoveu, na quarta-feira, 12, a Capacitação em Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos para a Inovação. O curso ministrado pelo professor Luiz Carlos da Silva Duarte, na Unijuí Campus Santa Rosa, reuniu empresários, coordenadores e extensionistas do NEPI.

Na atividade, o professor apresentou um panorama geral e conceitos de um projeto de sucesso, como construir uma estrutura de um projeto para captação de recursos, cuidados na sua elaboração, principais erros cometidos e redação. Apresentou exemplos baseados em experiências práticas. O momento serviu, ainda, para o início da elaboração de um projeto.

No mesmo dia, o NEPI recebia o membro da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Leonardo Marmitt. Acompanhado do Coordenador do NEPI, Edson Luis Lautharte, e dos extensionistas Roselene Zamboni Vilanova, Maria da Silva Buss, Esiom Pereira, José Dutra e Roger de Oliveira visitou as empresas atendidas pelo Núcleo.

A visita técnica teve o objetivo de monitorar o andamento das ações nas empresas. O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação – NEPI/Unijuí, locado junto à Unijuí Campus Santa Rosa, presta consultoria às empresas da região noroeste, celeiro e noroeste colonial.

Foram visitadas as empresas Granimar, em Ijuí; Indústria de Plásticos Monrizzo e Esquadritec, em Santa Rosa. A visita técnica de Leonardo Marmitt aconteceu nos dias 11 e 12 de julho.