COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Unijuí e saúde: formação de profissionais e ampliação de serviços para a comunidade

Acompanhe, a partir desta semana, uma série de reportagens sobre os projetos e iniciativas dos cursos da Unijuí na área da saúde. Nesta primeira publicação, confira um panorama da área na Universidade e sua inserção regional, com trajetória iniciada na década de 1980.

              

Desde a década de 1980 a Unijuí possui cursos na área da saúde. O resultado deste movimento foi uma verdadeira transformação na saúde regional: formação de profissionais qualificados, desenvolvimento da pesquisa e da  extensão, residências e agora um Programa de Mestrado, entre outros importantes projetos. Com isso, a Unijuí já formou 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde.

Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, ligados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Educação Física, ligado ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE), são os cursos ofertados na área.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, além de qualificar novos profissionais de saúde, os cursos também contribuem para a ampliação dos serviços de saúde ofertados para a comunidade local e regional. As atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação qualificam a rede assistencial e fomentam o debate sobre novas tecnologias para a área.

A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída, a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

     

Na galeria acima, uma série de fotos dos cursos da saúde, práticas e laboratórios.

Mestrado e Residências

Buscando desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e a população estão inseridos, a Unijuí oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, um projeto em associação com a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

A Instituição também oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS, além de um conjunto de residências em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí.

Novos Cursos

A Unijuí está aguardando para os próximos dias, a publicação, no Diário Oficial, da autorização do MEC para iniciar o curso de Biomedicina, que virá fortalecer este conjunto de ofertas de graduação da Unijuí, principalmente suprindo a área de análises clínico-laboratoriais - Patologia Clínica. Este curso também fortalecerá ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades. 

Além disso, a Universidade submeteu seu projeto ao edital para implantação do curso de Medicina em Ijuí. Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas encerrou no dia 19 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em 12 de dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade, a partir da sua experiência na formação profissional na área da saúde, está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.


UNIR participa de evento sobre Medicina Física e Reabilitação em Porto Alegre

No último final de semana a nutricionista Ms.Daiana Dessuy Vieira, a médica Helga Porsch e a coordenadora Carla Tisott Mergen, representando a UNIR – Unidade de Reabilitação Física, participaram da VII Jornada Gaúcha de Medicina Física e Reabilitação em Porto Alegre. Na oportunidade a nutricionista participou da mesa redonda explanando sobre o tema “Reabilitação de pacientes Disfágicos”, um dos diferenciais da UNIR. Essa mesa redonda fez parte do I Seminário de Reabilitação Física do RS: tecendo redes, evento integrante da Jornada Gaúcha que contou com a participação dos demais Serviços de Reabilitação do Estado.


Ijuí terá atividade do Projeto Clínicas do Testemunho neste sábado

Neste sábado, dia 23, a partir das 15h, o auditório da Sede Acadêmica vai receber o projeto Clínicas do Testemunho/Instituto APPOA (2016-2017), com o tema “Isto também aconteceu aqui – Conversa Pública”. A atividade integra uma proposta da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa constituir núcleos de atenção psicológica e de desenvolvimento de metodologias clínicas para a elaboração dos traumas oriundos da violência de Estado no Brasil ditatorial. Atualmente, fazem parte desta rede cinco núcleos localizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

                         

Segundo a Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA, o Projeto insiste na potência clínico-política do testemunho como forma de quebrar o silenciamento e resgatar a dimensão coletiva das vivências de terror e de resistência durante e após os anos de chumbo, da Ditadura Militar brasileira. Compondo A proposta clínica-política de Reparação Psíquica, o projeto propõe a realização de espaços de compartilhamentos públicos de testemunhos, atendendo a uma lógica de não privatização do sofrimento, para que toda a sociedade esteja implicada com sua história, construindo novas narrativas sobre o período ditatorial. 

As discussões em torno do tema iniciaram nos dias 24 e 25 de agosto, no Simpósio "O Sujeito Diante da Violência", evento destinado aos estudantes dos cursos de graduação e à comunidade em geral. Entre os destaques da programação, contou com testemunho de Ana Caracoche, madre da Praça de Maio, movimento que denuncia a violência da Ditadura Militar da Argentina. Confira um trecho do depoimento.     

São realizadores do evento: Curso de Psicologia, Curso de História e demais licenciaturas do DHE, Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências e o Mestrado em Direitos Humanos, com o apoio do Sinpro/Noroeste, Cia Cadagy Unijuí, Coral Unijuí, Unijuí FM e Coletivo Textura.


Campus Três Passos vai ofertar curso de Tecnologia em Recursos Humanos

Com o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver diagnósticos, elaborar planos de ações, de implementar, avaliar e modificar, se necessário, planos e processos de gestão de pessoas e, assim, potencializar o desenvolvimento das organizações e da região, a Unijuí vai ofertar, no Campus Três Passos, o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O lançamento oficial será realizado no próximo dia 28 de setembro, às 19h30min, no auditório do Campus, com uma palestra sobre “Os desafios da gestão de pessoas no Século 21”, com a professora Adriane Fabrício, doutoranda em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e especialista nesta área. Para participar, faça a sua inscrição no evento no Portal da Unijuí.

                    

O curso está alinhado à Missão Institucional que é “formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região Noroeste do Estado”, por isso, a formação será orientada em todas as disciplinas para que possam empreender em suas carreiras e em unidades estratégicas de RH, em organizações que atuem na perspectiva de inovação e criatividade, o que constitui outro aspecto de consonância para com a expectativa do mundo organizacional contemporâneo.

Um diferencial da oferta possibilita que, antes mesmo de concluir o curso, o estudante terá a oportunidade de habilitar-se aos cargos iniciais existentes nas estruturas organizacionais. Isso porque, a cada conclusão de módulo com aprovação, o estudante receberá Certificado de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico, que atestará em seu histórico escolar as competências profissionais definidas no perfil de conclusão do respectivo módulo.

Atuação Profissional

Confira as áreas para as quais o curso vai formar:

- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos: neste nível executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos;

- Analista de recursos humanos, podendo se desdobrar em analista de recrutamento e seleção, de cargos, salários e benefícios, de ocupações, de treinamento e desenvolvimento, de relações de trabalho: neste níveladministram pessoal e plano de cargos e salários; promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas;

- Assessores, consultores, coordenadores, gerentes de gestão de pessoas e de relações do trabalho; relações humanas, relações industriais; ou ainda do denominado departamento de pessoal: neste nívelgerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessoram diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.

- Diretores de recursos humanos e relações de trabalho, de capital humano: neste nível lideram atividades do departamento de pessoas; formulam políticas de cargos, salários e benefícios; desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa; coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa; conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de mudanças organizacionais.


Desafio Inovador da Saúde encerra no próximo sábado

A Unijuí, através da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT, da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec e com o Departamento de Ciências da Vida – DCVida realizam o Desafio Inovador da Saúde, que tem por objetivo estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que possibilitam aos participantes o exercício da criação, resolução de problemas, além de agregar valores para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas, gerando novos negócios.

                  

O Desafio iniciou no dia 18 de agosto e encerra no dia 23 de setembro, no espaço de coworking e laboratório de soluções criativas da Criatec. Neste intervalo, as equipes puderam desenvolver e organizar o modelo de negócio pensado como solução para os problemas apresentados.

No dia 23 retornam, na parte da manhã, para a oficina que terá como tema “Desenvolvendo um Pitch de sucesso”, os participantes contarão com mentorias para preparar as apresentações. À tarde iniciam as apresentações de Pitch para a banca avaliadora e será divulgado os resultados além da premiação.

Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini “neste último dia, na parte da manhã, serão abordados alguns tópicos relacionados a ferramenta visual para a criação de Pitch”.  O 1º lugar será premiado com a pré-incubação na Criatec, troféu e 40 horas de consultoria para elaboração de projetos para captação de recursos em editais de fomento. O 2º lugar ganhará a pré-incubação mais troféu. Já o 3º lugar receberá troféu.


Domingo especial no Museu

Domingo é dia de ir ao Museu. No próximo domingo, dia 24, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promove o II Sarau Literário com a temática “América Latina – rememorando os Dias Latino Americanos promovidos pela Unijuí e Museu na década de 1980”. Na programação estão previstas a apresentação do grupo Vocal Querência, de Ijuí, e a visitação às exposições temporárias “Roda Cutia” eQuilombos Rurais no Rio Grande do Sul”, além disso, o público poderá visitar a exposição de longa duração que retrata aspectos da história regional a partir do índio pré-missioneiro, primeiro habitante desta região.

As atividades têm início às 15h e seguem até as 19h. A abertura oficial será às 16h. O II Sarau Literário faz parte da programação da 11ª Primavera dos Museus em que mais de 900 museus de todo o Brasil se unem para promover atividades voltadas à temática proposta pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, na semana de 18 a 24 de setembro.

Durante o Sarau haverá venda de cachorro-quente e docinhos. O evento é uma promoção do Museu Antropológico Diretor Pestana e da Associação de Amigos do Museu, com apoio do Círculo dos Escritores Letra Fora da Gaveta. Para acompanhar a programação, acompanhe também informações pelo evento no Facebook.


UNIJUÍ promove aula inaugural do MBA em Gestão de Cooperativas

O MBA em Gestão de Cooperativas inicia mais uma edição na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Na noite de sexta-feira, dia 15, foi realizada a aula inaugural do MBA In Company CRESOL Sicoper.

O Curso tem como objetivo oportunizar ao público-alvo existente nas organizações cooperativas de interação solidária um processo de atualização e qualificação em tecnologias clássicas ou emergentes nas áreas da administração aplicáveis a essas organizações, apoiadas pelas ciências econômicas, contábeis e sociais.

Na oportunidade estiveram presentes a Coordenação do Curso, autoridades da UNIJUÍ e CRESOL e estudantes matriculados. No primeiro momento do encontro ocorreu a oficialização do termo de Cooperação entre UNIJUÍ e CRESOL.

Na sequência os presentes participaram da palestra sobre “Cooperativismo de Crédito, oportunidades e desafios”, com o palestrante Gilson Alceu Bittencourt, consultor econômico da Cresol confederação.

O Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Pedro Luís Büttenbender, destaca a importância da parceria, articulação e integração com as organizações cooperativas, nos seus diversos sistemas. “A cooperação entre o Sistema Central Cresol Sicoper e a UNIJUÍ, aproxima o processo de formação de diretores e funcionários qualificando a gestão de cooperativas de crédito com interação solidária, e também viabiliza a oferta de nova edição do MBA. A UNIJUÍ se consolida como referência na gestão de cooperativas, o que é expresso pelo ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão voltados ao cooperativismo. E outras novidades serão apresentadas em breve”, ressalta Pedro.


Unijuí realiza Semana do Coração

Com o objetivo de educar e alertar a sociedade sobre doenças que afetam o coração, o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí realizou a Semana do Coração. Durante esta semana, os professores e estudantes da área realizaram uma série de atividades, abertas ao público em geral, em diferentes locais da Universidade e de Ijuí.

Na segunda-feira, o início de evento acabou prejudicado pelo tempo ruim, pois algumas atividades seriam realizadas na Praça da República. Esta programação acabou sendo adiada para o dia 18 de setembro. No mesmo dia, no turno da manhã, o Consultório de Nutrição, realizou a atividade intitulada “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. E, no turno da tarde, na Unijuí Saúde, em Unidades Básica de Saúde do Centro e do Meio Rural, foram realizadas as atividades “Cuidado com medicamentos do seu coração”.

Dando sequencia nas atividades, na terça-feira, a pista de atletismo do Campus Ijuí recebeu a “Atividade de caminhada e exercícios de alongamento”, no Consultório de Nutrição, a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. No mesmo dia, ainda, no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), ocorreu a “Atividade de conscientização dos familiares e pacientes na hemodinâmica, UTI cardiológica, ambulatório cardiovascular e clínica cardiovascular”.

Na quarta-feira o Consultório de Nutrição realizou novamente a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. Também foi realizado, em frente ao prédio da Biblioteca, no Campus Ijuí, a atividade “Como vai seu coração? Avaliação de riscos para problemas cardíacos”, no mesmo local, a atividade “Como está a sua pressão?” e, na sala M02, “Serviços Farmacêuticos”. No Hospital Bom Pastor aconteceu a “Oficina Terapêutica Viva com Saúde”.

Já na quinta-feira, a Semana do Coração conversou com as escolas de Ijuí, com o objetivo de sensibilização sobre o tema.

A Semana culminou com duas palestras, com início às 9h de sexta-feira, no Salão Azul do Campus Ijuí: a primeira, intitulada “Porque o coração adoece? O que fazer para prevenir doenças?”, ministrada pelo médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ/UNICRUZ), Rafael Manhabosco Moraes.  Logo após, a professora Eliane Roseli Winkelmann proferiu a palestra “Hábitos: mudanças de atitude são necessárias? ”.

Segundo a professora Eliane Roseli Winkelmann, coordenadora geral do evento, a Semana do Coração é realizada desde 2010, trazendo discussões sobre saúde para toda a comunidade. “As doenças cardiovasculares são umas das que mais levam a morte, por isso merecem atenção e reflexão. Esse é o grande objetivo da semana”, observa.


Dia da Normalista é comemorado durante XX Enaced

A programação do XX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia (Enaced) que está acontecendo durante essa semana na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, contemplou na quarta-feira, dia 13, as comemorações do Dia da Normalista.

As normalistas prestigiaram a palestra com o professor Arnaldo Nogaro, da URI – Erechim. O palestrante em sua fala destacou como tema, “A esperança e a docência”. Nos turnos da tarde e noite acontecerem comunicações de pesquisas e relatos de experiências.

Na noite de terça-feira, também ocorreu a palestra “Qual escola escolhemos ter no século XXI?”, com o palestrante Felipe Diesel, diretor da Escola Hey Peppers.


Reitora participa de encontro da ABRUC, em Brasília

Assembleia da ABRUC e audiências com ministros e parlamentares pautaram a agenda da Reitora na capital federal.

Agenda teve também audiência na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Seres

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve esta semana em Brasília, acompanhada pelo Vice-Presidente da Fidene, professor Martinho Luís Kelm, para participar da 35ª e 36ª Assembleias Extraordinárias da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC. A 35ª Assembleia tratou sobre as propostas de alteração do estatuto da ABRUC, que foram debatidas e aprovadas pelas Universidades Comunitárias presentes no encontro. Já a 36ª elegeu a nova Diretoria da Associação para o biênio 2017-2019. A composição da nova Diretoria eleita pode ser conferida neste link.


Encontro da ABRUC foi realizado em Brasília, nesta terça-feira, dia 12. (FOTO: ABRUC)

Além do encontro da ABRUC, a professora Cátia Nehring e o professor Martinho Kelm participaram de audiências com o ministro Osmar Terra, para tratar de questões do campus Santa Rosa, também na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Seres, para tratar de questões de cursos de graduação e do processo de recredenciamento institucional na modalidade EaD, e com parlamentares gaúchos, apresentando a nova gestão e demandas institucionais.