COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Redes de Cooperação segue expandindo negócios na região Noroeste

Após lançar, no início do mês de novembro, duas  redes, o Programa Redes de Cooperação em parceria com a Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT promoveu a expansão de duas redes já estabelecidas no comércio regional:  Arenor, em Braga e Toklar, em Santo Ângelo. O programa tem o objetivo de fortalecer as micros, pequenas e médias empresas.

Durante a execução dos convênios do Programa Redes de Cooperação, desde a sua primeira edição em 2000, a Fidene/Unijuí constituiu mais de 70 Redes, envolvendo mais de 1,3 mil empresas, nas regiões Alto Jacuí, Fronteira Noroeste, Missões, Planalto Médio e Noroeste Colonial.

Segundo o gerente da AGIT, Luís Juliani, as Redes de Cooperação vêm para fomentar a cooperação entre as empresas do mesmo segmento e com características semelhantes, fornecendo suporte técnico para a formação, consolidação e desenvolvimento. “O resultado imediato é a ampliação da capacidade competitiva das empresas e o fortalecimento do desenvolvimento local e regional”, salienta.

Esta edição (2017-2018) definiu como meta, além da formação de três novas Redes, o acompanhamento de 15 em desenvolvimento; a adição de 20 empresas às redes já existentes, por meio do trabalho de expansão e execução de 200 horas de cursos específicos, bem como a realização de uma pesquisa de avaliação de resultados em até 15 Redes em desenvolvimento e/ou estruturadas. 

Rede Construir – ARENOR 

Criada em 2012 pelo Programa Redes de Cooperação em parceria com a UNIJUÍ, a Rede Construir – ARENOR, vem crescendo exponencialmente na região noroeste do Estado. Além da consolidação dos empreendimentos através do associativismo, a Rede criou um Centro de Distribuição que é considerado pelos empresários uma ferramenta estratégica, uma vez que o espaço proporciona agilidade nos pedidos e um preço competitivo.

No dia 31 de outubro a Rede Construir - ARENOR abriu seu 24º estabelecimento. A loja foi inaugurada na cidade de Braga, distante 100 Km de Ijuí, na presença do Vice-Presidente Nacional da Rede Construir e também Presidente Regional, Sr. Iloi Kist, do Vice-Presidente Regional da Rede Construir, Sr. Ederson Santiago, do Prefeito Municipal Sr. Carlos Alberto Vigne, da Vice-Prefeita, Sra. Inez Della Libera, Vereadores, representantes da sociedade braguense, associados da Rede, e seus familiares e os representantes do Programa Redes de Cooperação e da UNIJUÍ, Consultor Sr. Alexandre Dal Molin Wissmann e Supervisora Sra. Flávia Fagundes Ferraza.

A Rede Construir segue sendo acompanhada pela equipe do Programa Redes de Cooperação e serve de modelo para outras associações dentro do Projeto. Os números da Associação evidenciam a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado. O conjunto de empresas emprega mais de 200 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, além de gerar renda e impostos para os munícipios. 

Rede TOKLAR

Criada no ano de 2002 pelo Programa Redes de Cooperação em parceria com a UNIJUÍ, a Rede Toklar congrega 118 lojas do segmento de móveis e eletrodomésticos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O crescimento da Rede está sustentado nas estratégias unificadas de marketing e vendas que geram negócios positivos para todos seus integrantes e consolida a marca TOKLAR nos mercados onde atua.

Além da consolidação dos empreendimentos através do associativismo, a Rede criou um Centro de Distribuição que é considerado pelos empresários uma ferramenta estratégica, uma vez que o espaço proporciona agilidade nos pedidos e um preço competitivo.

Os principais benefícios aos associados da Rede TokLar são: negociações especiais com fornecedores; definição de estratégias conjuntas de atuação no mercado de móveis e eletrodomésticos; troca de informações entre associados; realização de marketing compartilhado, estrutura de apoio aos associados pela equipe profissionalizada no Escritório Central/Sede (Ijuí/RS); a visitação em conjunto a feiras e fornecedores; a manutenção da autonomia da administração do negócio pelo lojista; utilização de uma marca forte e consolidada no mercado; programação de treinamentos para os líderes e colaboradores das lojas; o acesso a um maior número de fornecedores e o consequente aumento do faturamento e rentabilidade do negócio; elaboração de tabloide mensal juntamente com a equipe de Marketing e Negociação, o que faz com que tenha uma grande forma de divulgação e de prospecção a novos clientes.

Referendando o fortalecimento da Associação, no último dia 1º de novembro, a Rede TOKLAR inaugurou mais um estabelecimento - na cidade de Santo Ângelo/RS, distante 60 Km de Ijuí. Estiveram presentes no evento o Consultor Sr. Jouberto Fernando Matte, representando o Presidente da Rede Toklar - Sr. James Leandro Holz, o prefeito Municipal da cidade de Santo Ângelo - Jacques Barbosa, vereadores, representantes da sociedade, associados da Rede, e representantes do Programa Redes de Cooperação e da UNIJUÍ, Consultor Sr. Emerson Juliano Lucca e Supervisora Sra. Flávia Fagundes Ferraza, Gerente da AGIT Luis Juliani, e Gerente da Incubadora de Empresas, Sra. Maria Odete Palharini e a analista de projetos Miriam Spohr.

A Rede Toklar ainda é acompanhada pelo Programa Redes de Cooperação e serve de modelo para outras associações dentro do Projeto. Destacam-se a gestão realizada e o comprometimento com o associativismo entre os sujeitos envolvidos no processo.

Os números da associação também evidenciam a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado e sua expansão para outros Estados. O conjunto de empresas emprega mais de 915 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, além, é claro, de gerar renda e impostos para os munícipios. 

 


Inovação e Tecnologia são destaques no evento Tech Day em Santa Rosa

A comunidade de Santa Rosa pôde prestigiar nesse último domingo, dia 19, no Tape Porã, uma programação especial voltada para inovação e tecnologia.

O Evento Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação, reuniu diversas atrações para todos os gostos, entre elas: batalha de robôs, asa delta virtual, game day, pintura de rosto, atividades ligadas a saúde, brinquedos infláveis e mateada.

Para o Pró-Reitor do Campus, professor Ariosto Sparemberger a realização do evento, além de envolver os estudantes das escolas da nossa região por meio do desafio de robótica, a programação possibilitou a comunidade de Santa Rosa, um domingo diferente voltado para as famílias. É mais uma ação da UNIJUÍ voltada especificamente para esta região, mostrando o compromisso da Universidade com a sociedade da qual ela faz parte.

A comunidade santarosense também prestigiou as apresentações musicais dos alunos da engenharia: Banda Engenheiros da UNIJUÍ e a dupla Vinícius e Gustavo.

 


Alimentação no período dos Mil Dias é o tema do Cheirinho de Bebê da semana

Foi ao ar no último sábado mais um programa da série Cheirinho de Bebê, na UNIJUÍ FM. As professoras do DCVida, Arlete Regina Roman e karina Rios e a nutricionista Muriel Burkatt Da Silva Michael falaram sobre a alimentação no período dos Mil Dias, passando por assuntos como nutrição na gestação, nos dois primeiros anos de vida da criança, o aleitamento materno, o desenvolvimento do paladar e a influência da TV e do tablet no comportamento alimentar. 

No próximo sábado a temática do Cheirinho de Bebê no Ar é sobre a gestação parto e nascimento respeitoso, a partir das 9h30. O programa tem apoio de Net.Copy - Soluções em Impressos.

Ouça o podcast na íntegra:


Produção de estudantes de exatas e engenharias em evidência no CRICTE

Com o objetivo de propiciar a socialização de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos realizados por estudantes da área da extas e engenharias, o 28 Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE, foi realizado na Unijuí de quarta-feira, 15 de novembro até esta sexta-feira, dia 17.

    

Pela terceira vez em Ijuí, o CRICTE é realizado desde 1985, anualmente, com a participação de várias instituições, consolidando-se como importante momento de interação e intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil e países vizinhos. Participaram do evento mais de 500 pessoas entre estudantes e professores como ouvintes, incluindo participantes da Argentina e de Rondônia para além das instituições do sul do país. Além disso, foram apresentados mais de 270 trabalhos. “Acreditamos que o evento cumpriu seus objetivos, com uma ampla participação de estudantes da Unijuí e de outras instituições", observa a professora Lia Geovana Sala, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e uma das organizadoras do Congresso.

Na noite desta sexta-feira, para encerrar o evento, a organização vai premiar os destaques de diversas áreas. Também será escolhida a instituição que vai sediar a próxima edição do CRICTE.

Educação e Cultura Digital   


                                                                                                       

Para além da divulgação científica, o evento promoveu palestras e formação sobre educação em tempos de cultura digital, Augusto com o palestrante Niche Teixeira,  doutor em Educação, com formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É Coordenador da área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle.

Tech Day

Antes da abertura oficial, realizada na quarta-feira, 15 de novembro, o Campus Ijuí recebeu uma série de atividades do Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação. A programação contou com a 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul e a competição Tech Day. Também no prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, mostrou diversos jogos nacionais para o público participante, quem compareceu pode jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial.

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.


Hospital Veterinário passa a oferecer novo serviço para animais de companhia

O Hospital Veterinário da Unijuí está implantando um novo serviço na área de animais de companhia, além do modo particular que vem acontecendo desde a inauguração do Hospital, agora com a modalidade de atendimento acadêmico.

Segundo a professora Cristiane Teichmann, o objetivo é o treinamento dos acadêmicos em relação ao contato com o proprietário e com os animais em situações reais complementando aquilo que ele vem estudando em sala de aula. “A formação universitária na área é indissociável da prestação de serviços. O estudante precisa ter esse contato supervisionado com diferentes situações para uma melhor formação profissional. O que estamos fazendo é aproveitar essa necessidade e estender o beneficio pensando em prestar um serviço especializado para a comunidade com menor condição de renda, já que os valores na modalidade serão diferenciados.”, observa.

Os atendimentos serão realizados mediante agendamento e prestados por acadêmicos em estágio curricular ou bolsistas do Hospital Veterinário, supervisionados por professores que prestam serviço na rotina ou possuem pesquisas na área de clinica e cirurgia de pequenos animais. “Estamos com seis estudantes disponíveis para atendimentos nas terças, pela manhã, quarta e quinta pela tarde. E como esta modalidade está vinculada com os estudantes a agenda de atendimento seguirá o calendário acadêmico, sendo adequada a cada semestre letivo” complementa a professora.

Por enquanto não estão incluídos no atendimento acadêmico os casos de urgência, emergência e internação, para esses o atendimento particular do hospital continuará de forma normal. 

Entenda a proposta:

ATENDIMENTO ACADÊMICO:

- será realizado por Médico Veterinário professor e por estudantes do Curso de Medicina Veterinária, conforme agenda de aulas de cada semestre;

- será realizado exclusivamente mediante agendamento;

- não incluem atendimento de urgência, emergência e internação;

- os custos serão através da cobrança de uma taxa administrativa;

ATENDIMENTO PARTICULAR

- realizado por Médico Veterinário contratado pelo Hospital Veterinário;

- realizados por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e de sábados das 8h às 16h;

- incluem atendimentos de urgência, emergência, internação e cirurgias especializadas;

- os custos seguem os valores regulares de mercado, já aplicados.

 

O Hospital Veterinário UNIJUÍ conta ainda com Laboratórios de apoio:

Laboratório Veterinário de Análises Clínicas:

Exames hematológicos e bioquímicos

Exames citológicos

Exames de urina

Pesquisa de hemoparasitas

Laboratório de Parasitologia Veterinária:

Exames coprológicos (fezes)

Exames de raspado cutâneo

Laboratório de Diagnóstico por imagem

Radiografia simples e contrastada

Ultrassonografia

Eletrocardiograma

Laboratório de Patologia Veterinária:

Necropsias

Exames histopatológicos (biópsias)

Laboratório de Microbiologia Veterinária

Análise microbiológica do leite (diagnóstico de mastite)

Cultura bacteriana aeróbica e anaeróbica

Cultura e exame direto de fungos

Contagem de microorganismos viáveis

 

Mais informações pelo telefone: (55) 3332-0653

 


Palestra sobre Educação e Cultura Digital dá início ao CRICTE

                     

Nesta quarta-feira, 15 de novembro, teve início o 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE. Após a cerimônia de abertura, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, os participantes puderam conferir a palestra de abertura, intitulada “Educação em Tempos de Cultura Digital", com o palestrante Augusto Niche Teixeira. O Congresso segue até a próxima sexta-feira, dia 17 de novembro.

Augusto é doutor em Educação, possui formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É Coordenador da área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle.          

Pela terceira vez em Ijuí, o CRICTE é realizado desde 1985, anualmente, com a participação de várias instituições, consolidando-se como importante momento de interação e intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil e países vizinhos. A divulgação de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos, realizados durante o curso sob a orientação de professores é a principal finalidade do evento.

Tech Day

Antes da abertura oficial, o Campus Ijuí recebeu uma série de atividades do Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação. A programação contou com a 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul e a competição Tech Day. Também no prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, mostrou diversos jogos nacionais para o público participante, quem compareceu pode jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial.

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.

Unijuí FM também realizou atividades

A Unijuí FM integrou as atividades do Tech Day com muita diversão no espaço externo do Campus. A programação teve mateada com a Seiva Pura, brinquedos infláveis, shows musicais com as bandas Elefantes e Engenheiros da Unijuí, além de ações de diversos apoiadores parceiros da emissora.

                                   

 

 


UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa firmam parcerias para novos projetos

A UNIJUÍ e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa realizaram a assinatura de dois novos projetos, na manhã dessa terça-feira, dia 14, no Gabinete do Prefeito Municipal.

Na oportunidade o Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini e o Pró-reitor do campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, assinaram os convênios para a Revisão do Plano Estratégico de Santa Rosa (Plano 100), o qual será executado com a assessoria do professor Alceu Van der Sand. E à prestação de serviços de apoio a associações comunitárias e constituição de consciência cidadã, com o desenvolvimento do Projeto Aproxima. Este Projeto será executado pelo curso de Direito, através do Escritório Modelo, do campus Santa Rosa, sob a coordenação da professora Fernanda Serrer.

Segundo o Pró-reitor da UNIJUÍ, professor Ariosto Sparemberger, “a realização da parceria entre UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, mostra o compromisso que a Universidade tem com o desenvolvimento desta região, na medida em que se insere por meio do conhecimento e da educação em ações e atividades de caráter público que possibilita avanços em diversas áreas de atuação do poder público. Importante destacar a confiança depositada da prefeitura na instituição, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso na execução de um trabalho transparente e de qualidade”, destaca Ariosto.


Seminário discute incidências da Doença de Chagas

O Seminário de Chagas, promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) por meio do Projeto Ações Interdisciplinares de Educação e Saúde para Combate ao Aedes Aegypti e Doenças Emergentes em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/Ijuí, reuniu estudantes e profissionais da área no Salão Azul da Unijuí nesta terça-feira.

De acordo com o biólogo da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo de Moura Lima, a incidência de casos das doenças de Chagas é maior no Rio Grande do Sul em comparação ao restante do país. O evento, que contou com palestras, teve o objetivo de divulgar o trabalho de orientação sobre a doença realizado no início do ano pela Secretaria Regional da Saúde.

As palestras discutiram programas de controle da doença, ações, experiências da Vigilância Epidemiológica e programas de melhoria habitacional e educação em saúde. No momento foi realizado o Lançamento do Vídeo sobre a Doença de Chagas no RS.

O transmissor dessa doença é denominado Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, mais conhecido como “barbeiro”. Ele pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e também do México.

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.

 


Tech Day: dia de tecnologia e inovação é realizado nos Campi Ijuí e Santa Rosa

Os Campi Ijuí e Santa Rosa recebem nesta quarta e domingo, respectivamente, o Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação, evento que vai evidenciar os cursos e projetos na área de tecnologia. A promoção é da Unijuí, através do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng).

O evento desta quarta-feira, dia 15 de novembro, no Campus Ijuí, vai dar início ao 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte), que vai reunir professores, pesquisadores e estudantes até o dia 17 de novembro, sexta-feira.

                      

Na programação do Tech Day em Ijuí, às 15h será realizada a abertura da 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul. Logo após, às 15h30, tem início o credenciamento e distribuição de material do Cricte. No mesmo horário, acontece a competição Tech Day. E, às 18h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, será realizada a cerimônia de abertura do Congresso. O Sindicato dos Engenheiros (Senge) promove uma palestra, às 19h. E, encerrando o primeiro dia de atividades, será realizada a Palestra de Abertura do Cricte, intitulada: “Educação em Tempos de Cultura Digital", com o palestrante Augusto Niche Teixeira.

Jogos Digitais

Na programação do Tech Day, a Universidade vai preparar um espaço especial para quem curte games, nesta quarta-feira. No prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, vai mostrar diversos jogos nacionais. Os participantes poderão jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial. “Essa indústria já superou o cinema, música e televisão desde 2003 e teve um faturamento superior a 1 bilhão de dólares em 2016. O crescimento anual do mercado (CAGR) na América Latina é atualmente o segundo maior do mundo, com 14% e U$ 5.4 bilhões, tendo o Brasil como maior consumidor”, observa a coordenadora da comissão de implantação do curso, Raquel Silva de Paula Lopes.

A Universidade vai disponibilizar um ponto para inscrições no Vestibular de Verão durante a programação do Tech Day.

Unijuí FM também realizará atividades

Ainda nesta quarta-feira, dia 15, a Unijuí FM vai realizar uma série de atividades no Campus Ijuí, integrando a programação do Tech Day. Mateada, brinquedos infláveis, shows musicais com as bandas Elefantes e Engenheiros da Unijuí, além de ações de diversos apoiadores parceiros da emissora durante a tarde deste feriado, são os destaques da programação. Confira a partir das 15h!

Em Santa Rosa, Tech Day será realizado no domingo, no Tape Porã

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.


Atleta apoiado pela Unijuí participa de campeonato Internacional de Jiu-Jitsu

Alguns dos melhores atletas de Jiu-Jitsu do mundo participaram, no Rio de Janeiro, do Abu Dhabi Grand Slam Tour. A Arena Carioca na Cidade Olímpica foi palco do evento internacional que é realizado anualmente pela UAEJJF (United Arab Emirates Jiu-Jitsu Federarion).

O atleta ijuiense Daniel Fagundes participou do evento representando a equipe Scorpyon Jiu-Jitsu e Team Fagundes. Ele competiu na categoria faixa preta adulto até 69kg, realizou 3 lutas e conquistou a 7ª colocação entre 19 atletas inscritos. 

Segundo Daniel o evento reúne os principais nomes do Jiu-Jitsu “participar de eventos desse nível é muito importante para consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe em Ijuí”, comenta.  Para participar deste evento ele contou com o apoio da Unijuí, Líder Engenharia Contra Incêndio e da empresa de assessoria esportiva Podium AE.