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Escritório Modelo

 

Presta serviço de assistência jurídica gratuita à comunidade carente. Este serviço é realizado por acadêmicos e estagiários do curso de Direito, com acompanhamento de professores, além de estudantes do curso de Serviço Social. O objetivo é ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais, proporcionando um atendimento aos segmentos sociais vulnerabilizados e/ou excluídos.

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Ouvidoria - informações

Informe aos Usuários da “Ouvidoria On Line”

A "Ouvidoria On Line" é um canal de comunicação que integra o Programa SINERGIA - “Excelência no Atendimento Fidene/Unijuí”, constituindo-se numa instância administrativa que visa acolher reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões da comunidade (acadêmica ou não) quanto aos serviços e atendimentos prestados pela FIDENE/UNIJUÍ.

Toda manifestação que contenha denúncia ou aponte alguma irregularidade no atendimento ou serviço oferecido pela FIDENE/UNIJUÍ tem a garantia do sigilo dos dados de seu autor ou autora. Ou seja, o cadastro do autor não é revelado ao órgão que fará a apuração do caso. Contudo, ocorrendo a necessidade da produção de provas, o autor ou autora será contatado pela ‘Ouvidoria On line’ para autorizar a divulgação de seu cadastro.

São aceitas denúncias e reclamações anônimas (sem identificação do autor ou autora), as quais serão consideradas como um indício de irregularidade. Assim, sendo constatada a procedência do fato denunciado ou reclamado, mas havendo a necessidade de acréscimo de provas, depoimentos ou detalhes, os registros anônimos NÃO PODERÃO COMPOR UM PROCESSO COMO PROVAS, em conformidade ao disposto no art. 5º, IV da Constituição Federal.

Após a devida apuração da denúncia ou reclamação pelos órgãos encarregados para tal, será verificada a procedência (fato verdadeiro/real) ou a não procedência do mesmo com o devido retorno ao autor ou autora. Os fatos constatados como procedentes constituirão de um processo administrativo segundo as normas internas da UNIJUÍ e os não-procedentes serão arquivados.

Os procedimentos ora apresentados estão em harmonia com a legislação em vigor, que dispõe sobre a atuação das ouvidorias no Brasil.

Cadastro de autor(a) usuário da “Ouvidoria On Line” da FIDENE/UNIJUÍ (opcional, de acordo com as informações acima)
Nome completo:
CI:
Endereço:
Fone para contato:
E-mail para contato:
Solicitação de sigilo da identidade: ( ) sim ( ) não
Deseja receber resposta: ( ) sim ( ) não

Contato pessoal com a Ouvidoria:
Nome da ouvidora: Laura Scheren Dalpiaz
Função: Chefe de Gabinete da Reitoria da UNIJUÍ
Horário de atendimento na Ouvidoria (junto à Reitoria): terças e quintas-feiras, das 14h às 17h
Fone para contato: 55 3332 0200 – ramal 305


Diferenciais dos cursos de EaD da UNIJUÍ

1. Apoio pedagógico ao aluno

São três agentes básicos: O Professor Autor, o Professor Regente e o Tutor:

  • Professor autor é aquele que redige o livro-texto correspondente ao componente curricular;
  • Professor regente de classe é quem cuida do processo de ensino, dos exercícios, das atividades, pesquisas e das provas. Ele é o principal responsável pela qualidade da EaD da Unijuí pois em geral é também o professor autor e professor do plano de carreira da Universidade, ou seja, é o mesmo professor que também ministra as aulas para os cursos presenciais. Além disso, orienta os tutores virtuais para que realizem com eficácia seu trabalho junto aos alunos;
  • Tutor virtual, é o que está em permanente contato com os alunos. Tem a tarefa de orientá-los, sempre que possível, principalmente em questões que dizem respeito a organização do curso, ao ambiente virtual de aprendizagem, e procura mantê-los motivados para realizarem suas tarefas acadêmicas com qualidade e dentro dos prazos estipulados.

2. Sistema de interação

A EaD da UNIJUI definiu como ponto de qualidade a interação entre professor e aluno e deste com seus colegas. Funciona assim:
Primeiro momento:  aluno estuda o seu livro texto sob orientação do professor e tira eventuais dúvidas com ele.
Segundo momento:  professor promove debate interativo para aprofundamento por fóruns, chats ou outros meios, ou ainda acompanha outras atividades, como pesquisa, trabalhos em grupo ou individuais, etc.
Terceiro momento:  em especial nos cursos de tecnologia o professor provoca os alunos a produzirem alternativas para a solução de desafios relacionados ao tema estudado, estes produzem atividades acadêmicas correspondentes.
Observação: (1) Pela interação os alunos, além de dominarem o conhecimento, aprendem a como utilizá-lo em situações práticas e desafiantes. (2) A interação é a maneira como os cientistas trocam descobertas e conhecimento científico entre si, por meio de artigos, encontros, e diversas publicações. A EaD da UNIJUÍ enfatiza um recurso que é uma das alavancas da ciência.


3. EaD totalmente a distância

A EaD já está chegando a 4ª geração. As gerações são as seguintes:
1ª) EaD por correspondência com material impresso
2ª) EaD via rádio e televisão
3ª) EaD com aulas tele-transmitidas (portanto, um modelo semipresencial, exigindo presencialidade do aluno em um local e tempo determinado)
4ª) EaD baseada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com aulas virtuais e total flexibilidade para a escolha de dias e horários de estudo, como a EaD da UNIJUÍ. Soma-se a isso, na UNIJUÍ, o material impresso de alta qualidade, produzido pelos próprios professores da Instituição, sem custo adicional ao aluno.
Obs: A EaD segue o seu rumo em direção a qualidade, flexibilidade ao aluno e crescente interação acadêmica; essa é a tendência global.


4. Livro-texto didático

Nos cursos presenciais as aulas são apresentadas diretamente pelos professores. Em EaD elas são escritas em livros especiais, com linguagem facilitada para que os alunos entendam sem dificuldades. Na UNIJUÍ esses livros são revisados por equipe qualificada para que os alunos possam estudar sem perderem tempo na procura do entendimento dos conceitos.
Esses livros são fornecidos sem custo adicional a todo aluno EaD. Eles são o ponto de partida de ingresso na respectiva ciência de cada componente curricular.


5. Ambiente virtual Conecta UNIJUÍ

A UNIJUÍ desenvolveu e aperfeiçoa constantemente o seu próprio AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que se chama Conecta UNIJUÍ. Ele foi concebido com as características necessárias para a EaD de quarta geração, tais como a interação constante com base na formação de comunidades de aprendizagem, produção textual remota e formação de grupos especiais de estudo.


6. EaD = Educação a Distância. Não Ensino a Distância

A UNIJUÍ pauta seus esforços na formação de inteligência em seus acadêmicos, na libertação intelectual, na autonomia para a busca de novos conhecimentos, na capacitação para a aplicação dos conhecimentos a situações práticas, não apenas na assimilação de conhecimento teórico.
Justamente por isso nossa EaD não é Ensino, é Educação.
Quer saber a diferença?
Ensino traz em si uma concepção de treinamento, instrução, transmissão de informações.
Educação traz implícita a idéia de formação humana, isto é, aprender a aprender, criar, inovar, construir conhecimento, participar... Ou ainda: educação tecnológica, artística, política...


7. Tradição e experiência em EaD

A UNIJUÍ possui experiência acumulada em EaD há mais de três décadas, por meio dos cursos de férias (Regime Especial). Além disso, em 2009 foi reconhecida pelo MEC como a 10ª melhor universidade privada do país.


8. Capacidade de inovação

A UNIJUÍ é reconhecida pela busca constante de qualidade e inovação na educação superior. Especificamente na EaD inovou criando os cursos de férias e tornando-os um sucesso no Brasil; inovou lançando o primeiro curso de Educação Física com 52% do tempo de alguns componentes curriculares a distância e inovou lançando cursos de tecnologia com componentes curriculares em comum (que facilita aos alunos realizarem mais de um curso).


9. Resumo dos diferenciais

  • Flexibilidade de tempo em cursos com aulas virtuais. O aluno faz seu cronograma de estudo.
  • Facilidade para estudar em casa, no pólo Ijuí, Unidades de Apoio ou Postos de Atendimento.
  • Professores qualificados e preparados para a EaD.
  • Corpo docente com mestrado ou doutorado.
  • Interação construtiva e motivadora dos professores e tutores com os alunos.
  • Tradição e experiência em EaD.
  • Educação a Distância.
  • Capacidade de inovação.
  • Ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido na própria universidade, que atende as necessidades do tipo de EaD oferecida.
  • Livro texto.

Guia Trabalhando na FIDENE

Caso não esteja visualizando, acesse o link: Guia Trabalhando na FIDENE


Sub-categorias

  • Conteúdo Autenticado
  • Fidene
  • Educação Continuada
  • Serviços Informática
  • Estrutura de apoio
  • Não categorizado
  • Biblioteca
  • Institucional
  • Cultura
  • Futuro aluno
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Editora Unijuí
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Eleições
  • Site Internacional
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Vida de Universitário
  • Salão do Conhecimento
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Extravestibular
  • Congresso Internacional em Saúde
  • Vestibular
  • Talentos Unijuí
  • Programas Acadêmicos