COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Extensão

Combate ao mosquito da dengue: engajamento da comunidade é fundamental

Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka vírus e febre chikungunya, o projeto de extensão “Ações Interdisciplinares de Educação e Saúde para Combate ao Aedes aegypti e doenças emergentes”, somou forças com a Campanha Não há Vagas, desenvolvido pela Coordenadoria de Marketing da Unijuí.

Após o lançamento oficial da Campanha, realizada neste mês de novembro, os coordenadores do projeto, representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria de Saúde Municipal,  Secretaria de Vigilância Ambiental, e Secretaria de Vigilância Sanitária se reuniram para discutir propostas para serem levadas ao poder público de Ijuí.

As propostas têm o objetivo de incentivar o engajamento da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Uma delas, por exemplo, prevê o estudo da viabilidade de desconto no IPTU para as casas que possuírem controle da proliferação do mosquito.

O próximo passo, segundo o coordenador do projeto, professor Volnei Teixeira, é apresentar e discutir a viabilidade dessas propostas em reunião com a Prefeitura Municipal de Ijuí e seus órgãos competentes, na tentativa de ampliar as formas de controle de uma possível proliferação em massa do Aedes aegypti na cidade de Ijuí e no seu entorno durante os meses de verão mais intenso.

Confira as propostas:

IPTU Verde – Desconto no pagamento do IPTU para os moradores que controlam os criadouros em suas residências, já no ano de 2017. Esta proposta existe em outros municípios do RS e do Brasil, restando saber em reuniões futuras, junto ao órgão públicos competentes, a viabilidade econômica e operacional de sua implementação na cidade de Ijuí. O grupo entende que a sensibilização ou conscientização quando não ocorre naturalmente, pode vir pelo ganho, no caso do imposto reduzido, ou pela penalização quando este objetivo não é atingido.

Campanha em Escolas e empresas – o objetivo desta proposta é criar, dentro das escolas e empresas da cidade, grupos de trabalhos para o controle da proliferação do mosquito em suas dependências. Segundo o grupo, nas escolas várias inciativas já estão sendo realizada de forma isolada ou mesmo sistemática. Entretanto, nas empresas este trabalho ainda é incipiente, necessitando de uma maior conscientização, quer seja pela dotação de benefícios de incentivo, que poderia ser feita através da redução de tributos municipais compatíveis com a manutenção das condições orçamentárias do município.

Criação de grupo de trabalho entre vizinhos – Criar grupos de trabalho entre vizinhos para manter os bairros e casas sob constante vigilância no controle dos focos e criadouros dos mosquitos.

Capacitação de grupos de trabalho nas empresas – fornecer ou criar a possiblidade de treinamento para os colaboradores (funcionários) de cada empresa passaram por um processo de capacitação para identificar, e eliminar focos e criadouros do mosquito.

Fiscalização do descarte irregular de lixo urbano – estabelecer uma parceria com a iniciativa privada e população em geral, para criar formas de identificar, denunciar e levar aos órgãos competentes informações sobre os depósitos ilegais de lixo na cidade e no seu entorno. Fiscalizar os depósitos clandestinos indicando à Secretaria de Vigilância Ambiental e Sanitária do município a criação e origem destes depósitos de lixo irregulares, no município.


Projeto de Extensão do curso de Direito participa de evento em Curitiba

 
 

As professoras Fernanda Serrer e Francieli Formentini apresentaram trabalho acadêmico no CONPEDI. 


Leia mais...

Precisamos falar sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

 
 

A ideia é marcar o mês de dezembro para sensibilização com relação à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.


Leia mais...

Um dia dedicado para a Cidadania

 
 

Escola Estadual Emil Glitz, de Ijuí, recebeu, no sábado, o Dia da Cidadania, promovido por Projetos de Extensão da Unijuí.


Leia mais...

Unijuí declara guerra ao mosquito Aedes aegypti

 

 
 

Projeto de Extensão da Unijuí se propõe a combater, em conjunto com órgãos da saúde, o mosquito transmissor da dengue, zika e outras doenças.


Leia mais...

Criatec Panambi participa do 2º encontro de Mulheres Empreendedoras

 
 

A Criatec Panambi esteve presente durante todo o ano nas capacitações das empresas (capacitações realizadas pelo SEBRAE) e na realização do evento.


Leia mais...

Professores e Rondonistas da Unijuí se preparam para “Operação Tocantins”

 
 

Coordenador do Projeto Rondon Paulo Ernesto Scortegagna realizou Viagem Precursora para Aparecida do Rio Negro.


Leia mais...

Desempenho de Núcleos de Extensão terá instrumento de avaliação

 
 

Os indicadores de resultados avaliarão a evolução quantitativa e qualitativa, a relevância da política pública aplicada, a eficácia no alcance das metas, a eficiência na utilização dos recursos, a efetividade das ações, a avaliação dos resultados alcançados.


Leia mais...

Projeto “Física para Todos” esteve presente na II Mostra do Conhecimento de Lagoa Vermelha

 
 

Projeto do DCEEng desenvolveu suas atividades de interatividade com o público durante os três dias do evento.


Leia mais...

Participe da próxima edição do Projeto Rondon

 
 

Unijuí está selecionando oito estudantes para participar do projeto no estado do Tocantins.


Leia mais...