COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Alimentação no período dos Mil Dias é o tema do Cheirinho de Bebê da semana

Foi ao ar no último sábado mais um programa da série Cheirinho de Bebê, na UNIJUÍ FM. As professoras do DCVida, Arlete Regina Roman e karina Rios e a nutricionista Muriel Burkatt Da Silva Michael falaram sobre a alimentação no período dos Mil Dias, passando por assuntos como nutrição na gestação, nos dois primeiros anos de vida da criança, o aleitamento materno, o desenvolvimento do paladar e a influência da TV e do tablet no comportamento alimentar. 

No próximo sábado a temática do Cheirinho de Bebê no Ar é sobre a gestação parto e nascimento respeitoso, a partir das 9h30. O programa tem apoio de Net.Copy - Soluções em Impressos.

Ouça o podcast na íntegra:


Conheça os benefícios para quem deseja estudar na Unijuí

A Unijuí, uma das melhores instituições de ensino do Estado, comprometida com a inclusão social de estudantes no ensino superior, oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que facilitam o acesso aos cursos de graduação.

Pelo ProUni são oferecidas bolsas para todos os cursos com oferta de vestibular. Neste edição do Vestibular de Verão, que está com inscrições abertas, serão concedidas em torno de 160 bolsas de gratuidade total. A seleção é feita pelo MEC, com base na pontuação do candidato na prova do ENEM. 

         

Além disso, a Unijuí vai disponibilizar seu próprio programa de financiamento, o Crediunijuí, que cobrirá 50% do valor da mensalidade, novidade para o Vestibular de Verão. 

A Unijuí possui, ainda, uma série de Programas e Projetos de pesquisa e extensão com bolsas de estudo. Entre eles, bolsas de iniciação à docência, bolsas de iniciação científica e tecnológica, bolsas de extensão, bolsas de incentivo ao esporte e à cultura, e alguns outros benefícios.

Se você vai prestar o Vestibular da Unijuí, saiba os benefícios que você pode utilizar para ingressar no ensino superior: 

Crédito Educativo Unijuí

O Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ  tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da UNIJUÍ. O financiamento estudantil instituído pelo Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ cobrirá até 50% do valor semestral de matrícula. 

Para obter o benefício é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM, atingindo a nota mínima de 450 pontos. O processo de seleção, classificação e concessão de benefícios do Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ é feito por uma Comissão de Seleção do CREDIUNIJUÍ da UNIJUÍ.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)


Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes de ensino superior presenciais, não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Com ele é possível financiar até 100% do curso presencial com taxa de juros de 6,5% ao ano, com um prazo de pagamento até três vezes superior ao período cursado pelo aluno. Há, ainda, um período de carência de 18 meses, que possibilita o início do pagamento da parte financiada, após o término do curso. 

Este financiamento é destinado aos estudantes com renda per capita de até 3 salários mínimos que necessitam de apoio para arcar com os custos de sua formação superior. A seleção dos candidatos aptos para a contratação do FIES, a partir do primeiro semestre de 2016, é efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Programa universidade para todos (ProUni)


Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas - em cursos de graduação - a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior, sendo que é possível concorrer a bolsas de 100% na Unijuí, de acordo com a renda familiar. Ele é voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no Enem.

Confira no site da Unijuí todas as informações.

 


Produção de estudantes de exatas e engenharias em evidência no CRICTE

Com o objetivo de propiciar a socialização de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos realizados por estudantes da área da extas e engenharias, o 28 Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE, foi realizado na Unijuí de quarta-feira, 15 de novembro até esta sexta-feira, dia 17.

    

Pela terceira vez em Ijuí, o CRICTE é realizado desde 1985, anualmente, com a participação de várias instituições, consolidando-se como importante momento de interação e intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil e países vizinhos. Participaram do evento mais de 500 pessoas entre estudantes e professores como ouvintes, incluindo participantes da Argentina e de Rondônia para além das instituições do sul do país. Além disso, foram apresentados mais de 270 trabalhos. “Acreditamos que o evento cumpriu seus objetivos, com uma ampla participação de estudantes da Unijuí e de outras instituições", observa a professora Lia Geovana Sala, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e uma das organizadoras do Congresso.

Na noite desta sexta-feira, para encerrar o evento, a organização vai premiar os destaques de diversas áreas. Também será escolhida a instituição que vai sediar a próxima edição do CRICTE.

Educação e Cultura Digital   


                                                                                                       

Para além da divulgação científica, o evento promoveu palestras e formação sobre educação em tempos de cultura digital, Augusto com o palestrante Niche Teixeira,  doutor em Educação, com formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É Coordenador da área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle.

Tech Day

Antes da abertura oficial, realizada na quarta-feira, 15 de novembro, o Campus Ijuí recebeu uma série de atividades do Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação. A programação contou com a 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul e a competição Tech Day. Também no prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, mostrou diversos jogos nacionais para o público participante, quem compareceu pode jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial.

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.


Hospital Veterinário passa a oferecer novo serviço para animais de companhia

O Hospital Veterinário da Unijuí está implantando um novo serviço na área de animais de companhia, além do modo particular que vem acontecendo desde a inauguração do Hospital, agora com a modalidade de atendimento acadêmico.

Segundo a professora Cristiane Teichmann, o objetivo é o treinamento dos acadêmicos em relação ao contato com o proprietário e com os animais em situações reais complementando aquilo que ele vem estudando em sala de aula. “A formação universitária na área é indissociável da prestação de serviços. O estudante precisa ter esse contato supervisionado com diferentes situações para uma melhor formação profissional. O que estamos fazendo é aproveitar essa necessidade e estender o beneficio pensando em prestar um serviço especializado para a comunidade com menor condição de renda, já que os valores na modalidade serão diferenciados.”, observa.

Os atendimentos serão realizados mediante agendamento e prestados por acadêmicos em estágio curricular ou bolsistas do Hospital Veterinário, supervisionados por professores que prestam serviço na rotina ou possuem pesquisas na área de clinica e cirurgia de pequenos animais. “Estamos com seis estudantes disponíveis para atendimentos nas terças, pela manhã, quarta e quinta pela tarde. E como esta modalidade está vinculada com os estudantes a agenda de atendimento seguirá o calendário acadêmico, sendo adequada a cada semestre letivo” complementa a professora.

Por enquanto não estão incluídos no atendimento acadêmico os casos de urgência, emergência e internação, para esses o atendimento particular do hospital continuará de forma normal. 

Entenda a proposta:

ATENDIMENTO ACADÊMICO:

- será realizado por Médico Veterinário professor e por estudantes do Curso de Medicina Veterinária, conforme agenda de aulas de cada semestre;

- será realizado exclusivamente mediante agendamento;

- não incluem atendimento de urgência, emergência e internação;

- os custos serão através da cobrança de uma taxa administrativa;

ATENDIMENTO PARTICULAR

- realizado por Médico Veterinário contratado pelo Hospital Veterinário;

- realizados por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e de sábados das 8h às 16h;

- incluem atendimentos de urgência, emergência, internação e cirurgias especializadas;

- os custos seguem os valores regulares de mercado, já aplicados.

 

O Hospital Veterinário UNIJUÍ conta ainda com Laboratórios de apoio:

Laboratório Veterinário de Análises Clínicas:

Exames hematológicos e bioquímicos

Exames citológicos

Exames de urina

Pesquisa de hemoparasitas

Laboratório de Parasitologia Veterinária:

Exames coprológicos (fezes)

Exames de raspado cutâneo

Laboratório de Diagnóstico por imagem

Radiografia simples e contrastada

Ultrassonografia

Eletrocardiograma

Laboratório de Patologia Veterinária:

Necropsias

Exames histopatológicos (biópsias)

Laboratório de Microbiologia Veterinária

Análise microbiológica do leite (diagnóstico de mastite)

Cultura bacteriana aeróbica e anaeróbica

Cultura e exame direto de fungos

Contagem de microorganismos viáveis

 

Mais informações pelo telefone: (55) 3332-0653

 


Educação e cultura digital: “Auleiro” é quem entrega informação e isso o Google substitui facilmente”

Doutor em Educação, coordenador da área Educação e Cultura da Universidade LaSalle, com experiência acadêmica na Espanha, Augusto Niche Teixeira esteve na Unijuí durante o 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE. Ele realizou a palestra de abertura, intitulada Educação em tempos de cultura digital, na noite da última quarta-feira e, na tarde desta quinta-feira, realizou uma formação para professores da Instituição, seguindo a mesma temática.

                     

Ele é o convidado do Encontro Casual, na Unijuí FM, neste sábado, dia 18 de novembro. Confira destaques da entrevista:

Sobre a palestra de abertura do CRICTE

“Minha fala se concentrou na importância de entendermos como a linguagem da cultura digital reflete na educação. A gente pensa sempre em tecnologias, novas ferramentas e aplicativos, mas a grande preocupação está na cultura digital, não na tecnologia e si, o que mudou na forma de nos relacionarmos? Estamos conectados na web, acreditamos estar conectados entre nós e não estamos, de fato. Na verdade, temos perfis conectados a nós, e essa pseudo conexão acaba nos desconectando. Temos hoje tecnologia, muito desenvolvimento tecnológico, no entanto, nunca houve um tempo em que se soube tão pouco sobre o homem, sobre a humanidade, e isso tem dificultado o trabalho do professor e aluno em sala de aula”.

Formação e escolha da área

“Na condição de jovem, tencionado pela escolha da profissão, tive algumas crises, não que eu não tinha clareza no que queria fazer. Eu sempre quis impactar as pessoas. E, a área que eu escolhi não foi previamente desenhada desde a infância. Acabei me apaixonado por antropologia, sociologia, as áreas que formam o professor, e fui me forjando professor. Isso tudo me levou a entender que meu trabalho poderia impactar pessoas, acredito que ser professor é desenvolver pessoas, não desistir delas. Acredito que todo professor precisa entender que, muitas vezes, os alunos vão ao encontro de, talvez, a única oportunidade de ver algo brilhante no dia”.

Sala de Aula

"Existe a diferença entre professor e “auleiro”. Professor é aquele que se responsabiliza pelo ato docente, em busca da garantia da aprendizagem. “Auleiro” é quem entrega informação e isso o Google substitui facilmente, mas jamais vai substituir um professor."

A entrevista completa você ouve neste sábado, às 10h, com reprise no domingo, às 23h. Confira na 106.9!

Currículo de Augusto Niche Teixeira: Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Consultor associado da BeFormless - Inovação Estratégica. Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Projetista de portfólio disruptivo do Senac-RS, Departamento Regional. Possui formação e experiência internacional Madrid e Barcelona (Espanha) certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas do Mal e Bem-Estar na Docência, vinculado ao PPGEDU da PUCRS. Atuou como Coordenador de Pós-Graduação, Lato Sensu, no Senac-RS (mantenedora) - Criação dos Cursos. Trabalhou na Universidade LaSalle, como professor, vinculado à La Salle Business School & ao Pós-Graduação Lato Sensu. Atua na condição de professor nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da La Salle Business School. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade LaSalle. É Coordenador de Bolsa PIBID. É membro responsável pela formação continuada de docentes da Educação Superior da Universidade LaSalle. Coordenador dos Projetos da área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle e Studio Pop Cult; LaSalle Didactiqué; LaSalle Magister. Coordenador da implementação do Projeto Google for Education na Universidade LaSalle. Coordenador do Projeto ENADE.


Palestra sobre Educação e Cultura Digital dá início ao CRICTE

                     

Nesta quarta-feira, 15 de novembro, teve início o 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE. Após a cerimônia de abertura, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, os participantes puderam conferir a palestra de abertura, intitulada “Educação em Tempos de Cultura Digital", com o palestrante Augusto Niche Teixeira. O Congresso segue até a próxima sexta-feira, dia 17 de novembro.

Augusto é doutor em Educação, possui formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É Coordenador da área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle.          

Pela terceira vez em Ijuí, o CRICTE é realizado desde 1985, anualmente, com a participação de várias instituições, consolidando-se como importante momento de interação e intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil e países vizinhos. A divulgação de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos, realizados durante o curso sob a orientação de professores é a principal finalidade do evento.

Tech Day

Antes da abertura oficial, o Campus Ijuí recebeu uma série de atividades do Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação. A programação contou com a 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul e a competição Tech Day. Também no prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, mostrou diversos jogos nacionais para o público participante, quem compareceu pode jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial.

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.

Unijuí FM também realizou atividades

A Unijuí FM integrou as atividades do Tech Day com muita diversão no espaço externo do Campus. A programação teve mateada com a Seiva Pura, brinquedos infláveis, shows musicais com as bandas Elefantes e Engenheiros da Unijuí, além de ações de diversos apoiadores parceiros da emissora.

                                   

 

 


Cursos de Engenharia Civil e Elétrica participam de Workshop sobre Empreendedorismo, Inovação e Negócios

Estudantes do curso de Engenharia Civil e Elétrica participaram de workshop sobre Empreendedorismo, Inovação e Negócios na Criatec da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A atividade ocorreu na quinta-feira, dia 09, na disciplina de Administração Empreendedora, ministrada pelo professor Pedro Luís Büttenbender.

O Objetivo foi oportunizar o contato direto com o ambiente de empreendedorismo e inovação, mostrando aos acadêmicos a aplicação da teoria na prática, e estimulando a iniciativa ao empreendedorismo em diversas áreas.

Na oportunidade o Analista de Negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher, falou sobre a incubadora, sua atuação no empreendedorismo, sobre os processos para empreender e incubar, a trajetória da incubadora no campus, além das empresas incubadas, graduadas e os projetos futuros.

Após as empreendedoras da Empresa Simbiozy, Tanise Argilar e Patrícia Schorr contaram sobre a experiência de empreender, de como surgiu a ideia, a oportunidade de criar a empresa, e como a incubadora foi fundamental no surgimento de empreendimentos voltados a inovação e tecnologia, nas áreas de atuação da universidade.

Na sequência os alunos acompanhados do professor Pedro, visitaram as instalações da incubadora, tiveram a oportunidade de conhecer as outras empresas incubadas e trocar informações com os empreendedores.

 


UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa firmam parcerias para novos projetos

A UNIJUÍ e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa realizaram a assinatura de dois novos projetos, na manhã dessa terça-feira, dia 14, no Gabinete do Prefeito Municipal.

Na oportunidade o Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini e o Pró-reitor do campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, assinaram os convênios para a Revisão do Plano Estratégico de Santa Rosa (Plano 100), o qual será executado com a assessoria do professor Alceu Van der Sand. E à prestação de serviços de apoio a associações comunitárias e constituição de consciência cidadã, com o desenvolvimento do Projeto Aproxima. Este Projeto será executado pelo curso de Direito, através do Escritório Modelo, do campus Santa Rosa, sob a coordenação da professora Fernanda Serrer.

Segundo o Pró-reitor da UNIJUÍ, professor Ariosto Sparemberger, “a realização da parceria entre UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, mostra o compromisso que a Universidade tem com o desenvolvimento desta região, na medida em que se insere por meio do conhecimento e da educação em ações e atividades de caráter público que possibilita avanços em diversas áreas de atuação do poder público. Importante destacar a confiança depositada da prefeitura na instituição, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso na execução de um trabalho transparente e de qualidade”, destaca Ariosto.


Seminário discute incidências da Doença de Chagas

O Seminário de Chagas, promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) por meio do Projeto Ações Interdisciplinares de Educação e Saúde para Combate ao Aedes Aegypti e Doenças Emergentes em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/Ijuí, reuniu estudantes e profissionais da área no Salão Azul da Unijuí nesta terça-feira.

De acordo com o biólogo da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo de Moura Lima, a incidência de casos das doenças de Chagas é maior no Rio Grande do Sul em comparação ao restante do país. O evento, que contou com palestras, teve o objetivo de divulgar o trabalho de orientação sobre a doença realizado no início do ano pela Secretaria Regional da Saúde.

As palestras discutiram programas de controle da doença, ações, experiências da Vigilância Epidemiológica e programas de melhoria habitacional e educação em saúde. No momento foi realizado o Lançamento do Vídeo sobre a Doença de Chagas no RS.

O transmissor dessa doença é denominado Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, mais conhecido como “barbeiro”. Ele pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e também do México.

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.

 


Tech Day: dia de tecnologia e inovação é realizado nos Campi Ijuí e Santa Rosa

Os Campi Ijuí e Santa Rosa recebem nesta quarta e domingo, respectivamente, o Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação, evento que vai evidenciar os cursos e projetos na área de tecnologia. A promoção é da Unijuí, através do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng).

O evento desta quarta-feira, dia 15 de novembro, no Campus Ijuí, vai dar início ao 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte), que vai reunir professores, pesquisadores e estudantes até o dia 17 de novembro, sexta-feira.

                      

Na programação do Tech Day em Ijuí, às 15h será realizada a abertura da 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul. Logo após, às 15h30, tem início o credenciamento e distribuição de material do Cricte. No mesmo horário, acontece a competição Tech Day. E, às 18h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, será realizada a cerimônia de abertura do Congresso. O Sindicato dos Engenheiros (Senge) promove uma palestra, às 19h. E, encerrando o primeiro dia de atividades, será realizada a Palestra de Abertura do Cricte, intitulada: “Educação em Tempos de Cultura Digital", com o palestrante Augusto Niche Teixeira.

Jogos Digitais

Na programação do Tech Day, a Universidade vai preparar um espaço especial para quem curte games, nesta quarta-feira. No prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, vai mostrar diversos jogos nacionais. Os participantes poderão jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial. “Essa indústria já superou o cinema, música e televisão desde 2003 e teve um faturamento superior a 1 bilhão de dólares em 2016. O crescimento anual do mercado (CAGR) na América Latina é atualmente o segundo maior do mundo, com 14% e U$ 5.4 bilhões, tendo o Brasil como maior consumidor”, observa a coordenadora da comissão de implantação do curso, Raquel Silva de Paula Lopes.

A Universidade vai disponibilizar um ponto para inscrições no Vestibular de Verão durante a programação do Tech Day.

Unijuí FM também realizará atividades

Ainda nesta quarta-feira, dia 15, a Unijuí FM vai realizar uma série de atividades no Campus Ijuí, integrando a programação do Tech Day. Mateada, brinquedos infláveis, shows musicais com as bandas Elefantes e Engenheiros da Unijuí, além de ações de diversos apoiadores parceiros da emissora durante a tarde deste feriado, são os destaques da programação. Confira a partir das 15h!

Em Santa Rosa, Tech Day será realizado no domingo, no Tape Porã

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.


Sub-categorias