Os podcasts têm se popularizado na internet como ferramenta de aprendizagem e de divulgação de informações. Este é um dos campos de atuação do Traças Digitais, projeto de extensão da Unijuí que objetiva a produção de audiolivros para a formação de leitores, professores e comunidade. Com o intuito de difundir a técnica entre as demais áreas do conhecimento, a equipe do projeto promoveu, no dia 16 de abril, o workshop “Como gravar podcasts”, tendo como público-alvo professores e bolsistas da universidade.
Na oportunidade, foram compartilhadas algumas das experiências realizadas em formato de áudio visando o letramento e a democratização da leitura, com olhar atento à acessibilidade da literatura para deficientes visuais. A formação trouxe o passo a passo para a gravação de um podcast, desde a elaboração do roteiro à gravação, edição e divulgação.
O encontro, realizado através do Google Meet, foi conduzido pelos bolsistas do projeto, sob a orientação dos professores Anderson Amaral de Oliveira, Josei Fernandes Pereira e Rosita da Silva Santos. A gravação está disponível no canal do Traças Digitais no YouTube, bem como os materiais desenvolvidos pelo projeto. São diversas playlists de conteúdo, contemplando as literaturas brasileira e estrangeira, podcasts, conceitos históricos e produções especiais para crianças. Acesse neste link.
Por Daiana Dal Ros, bolsista do Traças Digitais e aluna do curso de Letras