Projeto Meninas que Engenham o Futuro será destaque no Ciência para Todos
Foto realizada antes da pandemia
A segunda edição do Ciência para Todos, evento que será promovido pela Fidene/Unijuí entre os dias 5 e 9 de julho, de forma virtual, será uma vitrine para o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro. A iniciativa, segundo a coordenadora, professora Taciana Paula Enderle, tem o objetivo de debater a inserção das mulheres na área das engenharias e também demonstrar o potencial que elas têm para atuar nas Ciências Exatas.
“Por meio do projeto, colocamos em prática ações que auxiliam as estudantes da Educação Básica a aproximar do seu dia a dia conceitos trabalhados nas engenharias. Para isso, damos ênfase à energia elétrica e abastecimento de água. Tratamos da eficiência energética e do reuso da água. Além disso, buscamos construir um pensamento multidisciplinar e sustentável”, explicou a coordenadora.
Um pouco deste trabalho poderá ser conferido na próxima semana, nos dias 6 - às 11h e às 13h30; dia 7 - às 21h; e 9 de julho - às 11h, quando o Projeto de Extensão participa da Mostra Científica Virtual, que será transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube. De acordo com a professora Taciana, a história de mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias será contada, na forma de uma linha do tempo. “Vamos também apresentar nosso projeto e resgatar um pouco do que desenvolvemos nas escolas que participaram da iniciativa”, completou a professora.
Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Ciência para Todos Unijuí 2 busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência aos estudantes e professores da Educação Básica ao Ensino Superior.
A programação completa do evento pode ser conferida no endereço bit.ly/cienciasparatodos, mesmo local em que inscrições para oficinas podem ser realizadas.