Notícias

Convidados do Rizoma discutem sobre impactos da pandemia na educação

Desde o mês de março, quando decretadas diversas medidas de isolamento social como principal e imediata ação de enfrentamento ao Coronavírus, o setor educacional, público ou privado, teve que se adaptar. Sem aulas presenciais, foi necessário buscar alternativas para garantir que o conhecimento chegasse aos estudantes. O cenário não é igual para todos, bem sabemos. Dificuldades de acesso à tecnologia e a internet são alguns dos empecilhos que dificultam o aprendizado neste momento. Por outro lado, instituições como a Unijuí conseguiram rapidamente se adaptar, oferecendo aulas online em plataformas como as do Google e o semestre está se encaminhado ao final já.

No Rizoma temático desta semana, o assunto discutido foi: “Os impactos e transformações causados pela pandemia na educação”. O que mudou e vai continuar mudando? Como professores e estudantes se adaptam e encaram este cenário? quais os desafios, virtudes e problemas neste contexto educacional? Como as famílias estão encarando esse momento? São as perguntas que nortearam este debate!

Os convidados desta edição foram Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí e Ronaldo Mota, Titular da Academia Brasileira de Educação, consultor, escritor e conferencista nas áreas de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Também foram reproduzidos alguns depoimentos de quem está diretamente implicado neste contexto, como a Laís Padoin, egressa de Matemática da Unijuí, formada em março e que assumiu suas primeiras turmas já com a situação do isolamento social.

Confira o Programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer iTunes.


Campanhas de incentivo ao comércio local são assunto no Rizoma

Entre os diversos efeitos da pandemia da covid-19, um dos mais generalizados é o impacto na economia. Os primeiros dados de dois meses de pandemia apontam uma queda substancial na atividade econômica e o aumento do desemprego. Em reação a esta “segunda onda” da pandemia, tem surgido diversas iniciativas que procuram chamar a atenção sobre como é particularmente importante que o consumo seja orientado considerando outros critérios que não apenas a relação custo-benefício. Em especial, considerar quanto a escolha de comprar um produto num ou outro local pode ou não favorecer a economia local, particularmente, em cidades de menores.

A Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, já lançou a campanha Escolha de valor, compre produtos e serviços daqui. Cidades como Santa Maria e Caxias do Sul também possuem fortes movimentos como motes semelhantes.Neste contexto, cidades da nossa região como Santa Rosa e Ijuí também iniciaram movimentos similares e a própria UNIJUÍ lançou uma campanha que está disponibilizando para os municípios da região. 

Este foi o tema do debate do Rizoma desta semana, que foi ao ar na Unijuí FM e está disponível em podcast nas plataformas de streaming. O episódio analisou o impacto econômico da pandemia da covid-19 nas cidades do noroeste de nosso Estado, o papel que empreendedores e consumidores locais podem jogar neste cenário e analisar o repercussão dessas campanhas no comportamento de compra da população.

Para ajudar explicar este cenário, os convidados foram: a professora coordenadora do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis Econômicas e da Comunicação, Euselia Paveglio Vieira, a professora coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rubia Schwanke; a também professora dos curso de Publicidade e Jornalismo, Nilse Maldaner, coordenadora da Usina de Ideias, Agência Experimental destes dois cursos e Maiquel Kelm, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a AGIT.

Confira o programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer e iTunes.

Nesta edição, também contribuíram, de Santa Rosa, o empresário Douglas Marques, representante da Acisap, falando sobre a iniciativa “Aqui Dá”; o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, que falou sobre a campanha “O Movimento Gira”. Além do prefeito de Chiapetta, Eder Both, Aldir Mauro Huber, de Três Passos, presidente da CACIS e Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi.

Sou Daqui

Durante o Rizoma, também foi detalhada a Campanha construída pela Unijuí para estimular ações nos municípios da região, chamada “Sou Daqui”. Desenvolvida pela Usina de Ideias, Agência Experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, que é coordenada pela professora Nilse Maldaner, a partir de demanda da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenada pelo Vice-Reitor, Fernando Jaime González. A ação também tem a participação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit, que tem como gerente Maiquel Silva Kelm.

Para a Campanha “Sou Daqui”, foram desenvolvidos um mote de comunicação, peças publicitárias e materiais para a publicação em redes sociais e diversas mídias. Esta campanha justamente veio para mostrar às comunidades a importância do fortalecimento dos negócios locais neste momento de crise. “A proposição é mostrar a importância  da união, fortalecendo enormemente a ideia de que a Unijuí e as associações estamos trabalhando em conjunto para o bem de todos”, salienta a professora Nilse Maldaner.

E como vai funcionar daqui para frente? A Unijuí reforça a possibilidade de mais municípios poder receber a campanha “Sou Daqui” de forma gratuita e “customizada” para o poder público e/ou associações, para saber detalhes basta entrar em contato com o Escritório Universidade Comunidade da Agit, no e-mail: comunidade@unijui.edu.br. “Vamos passar todas as informações sobre a distribuição de peças publicitárias, as orientações referentes a postagens de toda a comunicação e de como as prefeituras ou entidades irão poder disseminar essas campanhas nas suas plataformas de comunicação, nas suas mídias digitais e fazer com que cada cidade tenha esse engajamento”, complementa, Maiquel Kelm, gerente da Agit.


UNIJUÍ FM promove live com músicos locais

Apresentações acontecem no dia 30 de abril e serão transmitidas pelo canal do YouTube da Rádio


Seguindo a tendência de buscar na música um entretenimento para as pessoas que estão em casa, nesse momento de distanciamento social, a UNIJUÍ FM e a UNIJUÍ promovem a primeira “Live com café”. Reunindo músicos locais, em horários diferentes e, claro, sem a presença de público, o evento acontecerá na quinta-feira, dia 30, a partir das 18h30, no Palco Cultural Unijuí, com transmissão ao vivo pelo YouTube da emissora.

Pelo horário marcado e espaço onde será realizada, a ação recebeu o nome de “Live com café”, como explica a diretora da Rádio UNIJUÍ FM, Cláudia Bohrer. “Nós temos a música como elemento essencial em nossa programação e resolvemos fazer essa parceria com artistas da região para dar ao nosso público um pouco de alento nos tempos difíceis que vivemos. Marcamos a live para o final da tarde, como um encontro com amigos que dividem um bom café”, diz ela

Além de não ser aberto ao público presencialmente, outros cuidados serão tomados para realização do evento. As atrações, com duração de meia hora cada, acontecerão em dois ambientes separados, para que se faça a higienização de todo o material utilizado e não gere aglomeração. 

Nesta primeira edição, os músicos que compõem o line-up do evento, por ordem de apresentação, são: Helena Sala e Regina Bólico, Marcos DiazMateus FornasierFelipe Oliveski (Nani) e Caetana e Roberto Bones. Todos os artistas farão versões acústicas, num repertório com músicas de gêneros variados.

A “Live com café” será transmitida pelo canal do YouTube da Rádio UNIJUÍ, na véspera do feriado de 1º de maio. A empresa Zug Vídeos, apoiadora do evento, será responsável pela parte técnica da transmissão. Durante as apresentações, ocorrerá a divulgação do site Ijuí Ajuda, também parceiro do evento, que tem realizado um trabalho voltado às pessoas do município que necessitam de auxílio durante a pandemia.

Saiba mais sobre os músicos

Helena Sala e Regina Bólico

Desde muito pequenas a música é o alicerce desta amizade. Sempre cantando e tocando juntas nas rodinhas da igreja, da escola e da família, as amigas de infância se profissionalizaram na área da música e hoje são professoras em suas respectivas escolas de música, além de participarem do Especial Elis e Elas.

Marcos Diaz

Uma mistura de cantor, professor e médico otorrinolaringologista. Após anos afastado da música autoral, no início de 2019 lançou sua primeira canção: “Meu Lugar”, com o pseudônimo Diaz. Logo, vieram as músicas “Lembranças Boas” e “Flor do Meu Destino”, esta última produzida pelo grande cantor e compositor Ivo Mozart. Agora, com o nome artístico Marcos Diaz, acaba de lançar “Cheiro de Café”, primeira música de uma série de sete lançamentos.

Mateus Fornasier

Fã de rock desde criança e músico profissional desde 1999, atualmente é professor do Doutorado em Direito da UNIJUÍ. Já tocou com diversas bandas de Ijuí e Porto Alegre, e em número solo - sempre prezando o rock e o pop dos anos 1960 e 1970.

Nani

Iniciou no cenário musical nos anos 2000, sob influência dos gêneros rock e pop rock, com vertentes internacionais de Deep Purple, Black Sabbath, Foo Fighters, Pearl Jam, bem como nacionais, como Nando Reis, Lulu Santos, Barão Vermelho, Skank, entre outros. Presente na noite ijuiense com apresentações acústicas e também com shows das bandas The Beers Band e Elefantes, das quais é vocalista. Encontra na música uma forma de lazer.

Caetana e Roberto Bones

Roberto faz música desde 1989. Começou com rock gaúcho, T.N.T, Garotos da Rua, Cascaveletes, Engenheiros. Progrediu para eventos dançantes com repertório eclético. Agora, ele e Caetana, pai e filha, realizam apresentações juntos.


Rizoma podcast acompanha a evolução da pandemia de Covid-19

Descortinando o universo do cotidiano. Este é o lema do podcast da Unijuí FM e Unijuí, o Rizoma, que traz convidados para debater temáticas importantes da atualidade. E como não poderia deixar de ser, desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o programa tem acompanhado as principais questões relacionadas à doença, trazendo informações relevantes sobre o assunto.

Nesta quinta-feira, o mais recente debate foi ao ar, ao vivo na Unijuí FM e já disponível nas plataformas de streaming, tratando sobre a situação da pandemia na América Latina: 

Resumo deste episódio: o Coronavírus se espalha pelo mundo em uma velocidade assustadora. Na América Latina não é diferente e todos os países da região já possuem casos, alguns já se encontram em situação grave. Para além dos efeitos nefastos em termos sanitários, o Coronavírus provoca também um estrago econômico e social, acentuado em razão da profunda desigualdade na maioria dos países do continente. Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), a pandemia impacta as economias por meio de fatores externos e internos, cujo efeito conjunto levará a pior contração que a região sofreu desde 1914 e 1930. Segundo as últimas estimativas, está prevista uma contração regional média de -5,3% para 2020.

Para debater a situação da América Latina foram convidados os professores da Unijuí, Enio Waldir da Silva, doutor em sociologia, com atuação no Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Jaeme Callai, docente no curso de História. Este episódio também conta com depoimentos vindos da Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e Paraguai.

Confira todas as edições sobre Coronavírus:

A pesquisa que mapeia o avanço do Coronavírus

A pandemia de Coronavírus tem mudado radicalmente nossas vidas. Para evitar novas infecções, medidas sanitárias mais rígidas e isolamento social ditam o cotidiano em grande parte do planeta, enquanto cientistas e governos ganham tempo para ampliar estruturas de saúde e buscar um tratamento aos doentes. E, para guiar as decisões neste cenário perigoso e nebuloso, uma pesquisa com a população está em desenvolvimento no Rio Grande do Sul por diversas universidades, públicas e privadas. O objetivo é mapear o avanço da doença.

Evolução do cenário da pandemia, aulas online e regras que alteram questões trabalhistas

Neste episódio mostramos a situação da pandemia de Coronavírus na região noroeste do Rio Grande do Sul, que tem os primeiros casos já confirmados. Que cenário se projeta a partir disto? Nesta edição, mostramos um pouco como estão as aulas na Unijuí, que seguem de forma online. Além disso, discutimos pontos sobre as Medidas Provisórias 927 e 936, que alteram emergencialmente uma série de questões na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Como a ciência e a sociedade encontram-se em tempos de pandemia

Seguindo a programação especial em função da pandemia do Coronavírus, o Rizoma traz a participação do professor do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí, Thiago Heck, que também é um dos coordenadores do Programa de Mestrado em Atenção Integral em Saúde. Ele faz um apanhado das pesquisas que estão sendo realizadas sobre pandemias, inclusive do Coronavírus. Participa do programa também o prefeito de Ijuí Valdir Heck que fala do decreto de flexibilização das restrições do comércio, e do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro frente à pandemia. Além disso, o Rizoma da quarta-feira, 1º de abril, traz relatos de estudantes da Unijuí de outros países, que enfrentam aqui, em Ijuí, longe de sua terra natal e famílias, as angústias e restrições impostas pelo Covid19.

Coronavírus: relatos da vida em tempos de pandemia mundo afora

Todos os dias, seja pelo noticiário ou pelas redes sociais, recebemos inúmeras informações sobre a situação provocada pelo coronavírus no Brasil e no mundo. Como os governos de outros países estão agindo? Como as pessoas estão vivendo em meio a esta pandemia? Nesse episódio do Rizoma, você confere relatos de brasileiros que saíram de Ijuí e região para viverem, estudarem ou trabalharem em diversas partes do mundo. Os depoimentos abordam como está o cenário em alguns dos países mais afetados pelo Covid-19, como China, Itália, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. O programa também apresenta a situação de quem mora em Portugal, Suécia e Irlanda.

Coronavírus: dúvidas e orientações!

Há 15 dias, o Rizoma colocou no ar uma edição sobre o Coronavírus. De lá para cá já temos um cenário completamente diferente, com um grande aumento no número de casos, medidas graves e urgentes para conter a contaminação em todo o país, e até mortes confirmadas. O momento exige cuidado, responsabilidade e senso de coletividade. É hora de todos, juntos, enfrentarmos este grave problema de saúde pública. A Unijuí e a Unijuí FM abrem novamente espaço para a divulgação de informações sobre este novo Coronavírus. O que devemos fazer? E principalmente o que não fazer?

Coronavírus: a situação no Brasil

O Coronavírus chegou ao Brasil. Com diversos casos já confirmados no país, existe apreensão sobre a possibilidade do novo vírus se espalhar pelo resto do país, afinal, as distâncias entre diferentes lugares se encurtaram muito nas últimas décadas. E, para além das questões que preocupam na área da saúde, inclusive com óbitos, o Coronavírus também já afeta economicamente o mundo, causando perdas enormes, principalmente no setor industrial, que é muito dependente da China.

Encontre o programa em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezeriTunes TuneIn.



Sub-categorias