Notícias

UNIJUÍ FM disponibiliza guia com empresas de Ijuí que atendem online devido ao coronavírus

          Com a pandemia de coronavírus no mundo, empresas de diferentes setores estão disponibilizando seus serviços de modo on-line, com o objetivo de evitar que as pessoas saiam às ruas e facilitar o acesso a produtos básicos, nesse período de isolamento social. Em Ijuí, vários negócios já estão se adaptando a essa nova forma de comércio. Pensando nisso, a UNIJUÍ FM organizou um guia telefônico com o contato de empreendimentos da cidade, de diversos segmentos, que estão realizando atendimento de forma virtual e entregando as compras dos consumidores em casa, como farmácias, lancherias, restaurantes, mercados e lojas.

          O guia telefônico é disponibilizado pela UNIJUÍ FM nas redes sociais (Instagram e Facebook), com atualizações diárias. A emissora também está veiculando chamadas no rádio, divulgando gratuitamente o contato dessas empresas, como utilidade pública, em um momento em que percebe-se a necessidade de ações solidárias em prol do bem coletivo.

          Além disso, nossos materiais orientam consumidores que procuram por outros serviços que não constam no guia ou empresas de Ijuí que também está trabalhando de maneira on-line, a entrarem em contato com a rádio através do Whatsapp (55) 9 9131 5487 ou acessar o app GuiACI, que possui diversos empreendimentos cadastrados.


UNIJUÍ FM lança série sobre tecnologia e ensino em tempos de quarentena

             A Rádio UNIJUÍ FM está com uma nova série no ar, “Desconfinando”, que traz nos próximos dias experiências que unem tecnologia e ensino neste período de isolamento físico e social devido à pandemia de coronavírus. Professores da UNIJUÍ compartilharam depoimentos tendo como foco a transformação do fazer docente e a reorganização das aulas a partir do online, falando sobre ferramentas e metodologias utilizadas.

Aulas no ambiente virtual online com o professor Pedro Luís Büttenbender (Dacec/Unijuí) que participa da série  “Desconfinando”

             O Google Class Room e o as videoconferências através do Google Meet foram apontadas pela maioria dos professores como alternativa para as aulas online. A professora de Direito Processual Penal e Estágio Supervisionado, do curso de Direito, Patrícia Moura, explicou que através dessas ferramentas os alunos têm a possibilidade de gravar a aula e visualizar os materiais que seriam apresentados na modalidade presencial. “Faço uma exposição de uma hora e meia, eles tiram dúvidas, passo exercícios de fixação, análise de texto, questionários. Os alunos estão participando, estão gostando, não é uma aula EAD e sim online, com a interação simultânea entre professor e aluno”, explica.

             Esta interação também foi destacada como ponto positivo pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, que atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Engenharia e Automação Industrial. Segundo ele, este formato de aulas online possibilita a instantaneidade, com tudo acontecendo rapidamente, a exposição de conteúdos, o bate-papo, o momento de tirar as dúvidas e a avaliação. E através desta instantaneidade foi possível diagnosticar e resolver problemas em tempo real, diferente do que aconteceria nas avaliações de sala de aula. “No final da aula, resolvi fazer uma avaliação usando as ferramentas da internet, que já corrige e dá um feedback na hora. Percebi que um dos conteúdos não havia sido entendido pela turma. Então, deu tempo de na mesma aula dar uma reforçada e agora estou gravando vídeos para eles assistirem ao longo da semana. A avaliação também é do professor, se ele está conseguindo transmitir aquele conteúdo”, avalia.

             Outras alternativas que estão sendo utilizadas pelos professores são: canal no Youtube, podcasts em áudio, vídeos pelo whatsapp, emoji para interação em ambiente virtual, mapas e desenhos, plataforma Conecta, entre outras. Além de professores da UNIJUÍ, a série também traz depoimentos de professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Alunos da Universidade, escolas de idioma e até o Coral da UNIJUÍ compartilharam suas avaliações deste momento de ensino online. A série “Desconfinando” vai ao ar às 11h, 16h e 20h30, na UNIJUÍ FM e em breve estará disponível em podcast.

 Helena Sala e os ensaios online do Coral UNIJUÍ

 

Ações do Bem: Solidariedade em tempos de quarentena           

             Outra série que também estreou na UNIJUÍ FM nesta sexta-feira traz “Ações do Bem”, com histórias de pessoas, empreendedores e empresas que estão mobilizadas em prol da comunidade e principalmente instituições de saúde em tempos de coronavírus. Diariamente, às 9h, os ouvintes poderão acompanhar cases de solidariedade, como o de hoje, da empresa Sacada 3D, que está engajada na impressão de peças voltadas à saúde, como máscaras de proteção (face shields) e itens para respiradores. Também será possível acompanhar a história da decoradora de festas que confecciona máscaras para o Cacon, a professora do bairro Modelo que faz compras para vizinhos idosos da rua, a aposentada que costura jalecos para profissionais da Saúde, entre outros.  


Coronavírus mundo afora: confira relatos de brasileiros que vivem em diferentes países

Todos os dias, seja pelo noticiário ou pelas redes sociais, recebemos inúmeras informações sobre a situação provocada pelo coronavírus no Brasil e no mundo. Como os governos estão agindo? Quais são as medidas de segurança e prevenção adotadas? Como as pessoas estão vivendo em meio a esta pandemia? E como podemos aprender com essas experiências?

O Rizoma temático dessa semana trouxe relatos de brasileiros que saíram de Ijuí e região para viverem, estudarem ou trabalharem em diversas partes do mundo. Os depoimentos abordam como está o cenário em alguns dos países mais afetados pelo Covid-19, como China, Itália, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. O programa também apresenta a situação de quem mora em Portugal, Suécia e Irlanda.

Além disso, os brasileiros deixam um recado claro, a partir do que estão vivenciando por lá: “Peço que meus conterrâneos sigam as orientações das autoridades da Saúde e cobrem dos nossos governantes atitudes responsáveis. Todos precisamos ser conscientes e cooperar”, afirmou o egresso da UNIJUÍ, Luís Fernando Irgang, que vive na Suécia. A jornalista Jocéli Lima, que fala dos Estados Unidos, também torce para isso: “Espero que todo mundo aí no Brasil esteja levando a sério como nós estamos aqui, para que possamos sair logo dessa”.

Confira o giro que o Rizoma realizou pelo mundo e as experiências de gaúchos em diferentes localidades afetadas pelo coronavírus:

Sobre o Rizoma

“Descortinando o universo do cotidiano”, este é o lema do podcast produzido pela Unijuí e Unijuí FM, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. Nesta temporada o programa vai ao ar toda quarta-feira, das 10h às 11h, na Unijuí FM. Também disponível em forma de podcast em plataformas de streaming da internet.

Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072

iTunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en

TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/



Projeto Educação em Saúde esclarece dúvidas sobre coronavírus na UNIJUÍ FM

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre o novo coronavírus, alunos que integram o projeto de extensão “Educação em Saúde”, alocado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e coordenado pela professora Angélica Cristiane Moreira, produziram juntamente com a UNIJUÍ FM, uma série de programetes que será veiculada a partir desta quarta-feira, 25.

O quadro “Coronavírus: o que precisamos saber?” traz dicas e informações sobre o Covid-19, baseadas em material desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “São perguntas que hoje a população está ansiando por saber as respostas”, afirma a professora Angélica Moreira.

Algumas das questões abordadas nessa série especial falam sobre os principais sintomas da doença, quem faz parte dos grupos de risco, como ocorre a transmissão, quais são as formas de prevenção, quando a pessoa deve procurar hospital por suspeita de coronavírus, entre outras dúvidas esclarecidas à luz dos conhecimentos científicos atuais.

A comunidade poderá acompanhar o resultado desse trabalho de segunda a sexta-feira, às 7h30, 10h, 12h30, 15h, 16h30 e 21h, na programação da UNIJUÍ FM.



Sub-categorias