Notícias

Empreender em um mundo globalizado: Acadêmicos Participam de Ciclo de Formação Para Pesquisa e Extensão

Empreendedorismo e a importância do domínio da língua inglesa foram temas destacados na 6ª edição do Ciclo formação para a Pesquisa e Extensão, uma realização da Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, com apoio da Rádio UNIJUÍ FM.

Ao fim da tarde de 16 de maio, alunos envolvidos em projetos de pesquisa, projetos de extensão e Bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) foram recepcionados no Centro de Eventos da Unijuí para palestra com Israel Riela, gerente de expansão do Grupo Topway. Israel é mentoring em desenvolvimento humano, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, mais de 22 anos dedicados a formação executiva e empreendedorismo de alta performance.

O título da palestra ministrada por Riela foi: “Empreender em Um Mundo Globalizado: Desafios e Oportunidades”, segundo o palestrante, "o foco é sabermos que hoje não existe mais um empreender local. A globalização está presente em vários aspectos de nosso dia a dia. Empreender em um mundo globalizado envolve estar preparado para os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado vai te oferecer”.

Confira a entrevista com Israel Riela:

A atividade levou os participantes a pensar em empreender, se desafiar em startups e buscar resultados acima da média, pontuando diferenciais de mercado como o domínio do inglês, e as oportunidades oferecidas por essa qualificação.


Professores relatam experiência de intercâmbio na Europa

Entre os dias 21 de abril e 5 de maio uma comitiva de professores do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Unijuí realizou uma missão de intercâmbio com universidades da Áustria, Espanha e Portugal.

Com o objetivo de intensificar contatos e aproximar os trabalhos desenvolvidos na Unijuí com atividades dos centros de pesquisa da Europa, os 10 professores participaram do Seminário de Pesquisa com Grupo do Professor Martin Coy, em Innsbruck, na Áustria; Seminário e visita à Universitat Autònoma de Barcelona; Visita e articulação com o grupo de pesquisa nas Universidades de Zaragoza, Lusófona, do Porto, e Universidade Trás os Montes e Alto Douro.

O programa Rizoma, da Unijuí FM, recebeu o professor do PPG em Desenvolvimento Regional Sérgio Allebrandt e a doutoranda Roselí Krüger. Segundo o professor é fundamental para quem atua em programas Stricto Sensu, que se tenha oportunidades de intercâmbio para “estabelecer laços permanentes e efetivos que se traduzam em redes de pesquisa”. “A Unijuí já tem laços com um grupo de universidades, mas essas inserções podem ser ampliadas. O grupo de universidades que já trabalha em conjunto pode avançar no sentido de construir projetos que quiçá possam ter financiamentos da União Europeia, estabelecendo objetos de pesquisa que possam ser estudados e aprofundados em vários países”, complementa.

A doutoranda RoselÍ Krüger destaca “a preocupação da Unijuí com essa inserção, com o aluno estar bem em qualquer lugar”. Krüger ressalta a oportunidade de “navegar por outras culturas para internalizar e usar essa experiência para usar isso no mestrado, no doutorado e na vida de uma forma geral.

A comitiva da Unijuí foi formada pelos professores Dilson Trennepohl, Jorge Oneide Sausen, Sérgio Luís Allebrandt, Martinho Luís Kelm, Romualdo Kohler, Sandra Fernandes, Leonir Uhde e Fernando Guilherme Tenório. A doutoranda do Programa, Roseli Fistarol Kruger, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Vera Lúcia Spacil Raddatz. Pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE), integraram a comitiva as professoras Lídia Allebrandt e Vera Trennepohl.

Confira a entrevista com o professor Sérgio Allebrandt e a Doutoranda Roselí Krüger.

 


O Outro Lado do Rio destaca a música regional na UNIJUÍ FM. Ouça a playlist:

O Outro Lado do Rio, produzido e apresentado pelo Grupo Peabiru, chega a sua 33° edição. O grupo, do qual fazem parte nomes como Paulo Fensterseifer, Jair Gonçalves, Joaquim Gatto, Paulo Schneider, Gerson Antunes e Fábio Carvalho segue produzindo e apresentando a série de programas que tem resgatado a história da música regional. Quem já foi assunto nas ondas do programa foram os músicos Jorge Cafrune, Atahualpa, Lucio Yanel, Antonio Duarte, além de abordar estilos tradicionais, como o chamamé.

Na foto, o professor Paulo Fensterseifer nos estúdios da Unijuí FM para a gravação de mais um programa, que vai ao ar aos domingos, 9h45.

E a gente separou uma playlist com todos os programas pra você ouvir quando quiser, basta clicar em "Up Next" no player abaixo.

 


Unijuí apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Medicina

Na noite desta terça-feira, dia 15, a Unijuí deu mais um passo no processo de implantação do curso de Medicina em Ijuí. Com a participação de médicos e gestores da Rede de Atenção Básica e de Hospitais parceiros no Projeto, além de professores dos cursos da área da saúde e também outros departamentos da Unijuí, foi realizada, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, uma apresentação do Projeto Pedagógico do Curso.

A Reitora da Unijuí, professora Catia Nehring, fez uma apresentação sobre a trajetória da FIDENE/UNIJUÍ, suas mantidas, relação com a comunidade, os cursos que oferece, os principais números em relação a estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio. Além disso fez um resgate do processo de implantação do Curso de Medicina, que teve seu primeiro projeto aprovado institucionalmente em 1992 até o atual Projeto do curso de Medicina, aprovado no Conselho Universitário em 2012, com revisão realizada em 2016.  O projeto atual é fruto de um coletivo de instituições e uma demanda da comunidade regional, envolvendo principalmente a Prefeitura de Ijuí e seu sistema de atenção básica, os hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí e Hospital de Panambi.

O Coordenador do Curso, professor Jorge Brust e a professora Mirna Ludwig, membros do NAPI, apresentaram o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, seus objetivos, perfil do egresso, estrutura curricular, processo de avaliação, formas de ingresso e carga horária do curso. Destacaram a estrutura curricular, baseada em Unidades de Ensino e Aprendizagem – UEA e Unidades Integradoras – UI, o que vai exigir planejamento e trabalho coletivo do grupo de professores, valorizando suas expertises e competências. Além disso o alinhamento do PPC à política do Sistema Único de Saúde, sendo que o acadêmico começa a estabelecer relação com os cenários de prática, já nos primeiros semestres do curso.

Participaram do evento integrantes do Hospital de Caridade de Ijuí, Bom Pastor, FUMSSAR e Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa e Sociedade Hospital de Panambi.

Este evento foi um dos primeiros em que a Instituição socializa sua proposta para a comunidade Médica Regional. No dia 29 de maio, atividade organizada também no Centro de Eventos do Campus Ijuí, tem por objetivo explicitar os compromissos de todas as Instituições, Universidade e Parceiras, no projeto de formação médica, considerando as exigências do Edital e o impacto da formação no Sistema Único de Saúde e suas implicações para a Rede Pública de baixa, média e alta complexidade.

Questão Judicial

No encontro, a Reitora também abordou sobre a questão judicial envolvendo o curso de Medicina, pois, na segunda-feira, 14 de maio, Portaria da SERES nº 328, de 10 maio de 2018, sobre a suspensão do prosseguimento da chamada pública regida pelo Edital 1/2017/SERES/MEC, que trata da seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina para os municípios de Ijuí/RS, Limeira/SP e Tucuruí/PA. A suspensão foi motivada por um processo movido pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda, concorrente a implantar o curso de Medicina na cidade de Limeira/SP, que ingressou com ação judicial alegando desrespeito ao referido Edital no que tange a uma mesma instituição não poder concorrer em mais de uma cidade. “A AGU – Advocacia Geral da União está trabalhando para derrubar esta liminar. A Unijuí não é parte desse processo, porém, estamos tomando as providências jurídicas cabíveis ao caso”, salientou a Reitora Catia Nehring.

Você ouve agora a própria Reitora da Unijui Catia Nehring:

 


Sub-categorias