Notícias

Trilha Cultural transmite Coxilha Nativista online

           Manter seu conteúdo e qualidade de programação tem sido a busca da UNIJUÍ FM desde que surgiram os desafios causados pela pandemia de Covid-19. Neste sábado, mais um passo será dado para retomada dos projetos da emissora, com uma edição do Trilha Cultural. 
           Interrompido desde o dia 12 de março, quando ocorreu a transmissão do show da Banda Mais Bonita da Cidade, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o projeto Trilha Cultural volta agora tendo como atração a Coxilha Nativista de Cruz Alta. Em sua 40ª edição, o festival é um dos mais tradicionais do Estado, sem nenhuma interrupção desde que iniciou. Em função da pandemia, a Coxilha será realizada de forma online, com uma programação especial que já inicia nesta quarta-feira, 29. Saiba mais na fanpage do festival.

           Acompanhe a UNIJUÍ FM no sábado, a partir das 20h30, para apreciar a transmissão da Coxilha Nativista online, que neste dia realiza um passeio pelos clássicos dos festivais nativistas com a participação de grandes intérpretes. A equipe da 106.9 levará até a você, com informações e um bate-papo descontraído, as emoções desta edição especial da Coxilha, com apoio de Topway English School, Posto do Ganso, Ceriluz, Taba Imóveis e Leal Madeiras.


Série contando a história das origens do povo dos pampas vai ao ar na UNIJUÍ FM

          Ainda integrando a programação de aniversário da Rádio UNIJUÍ FM, será lançada na próxima segunda-feira, 27 de julho, a série histórica Nossas Origens, produção do poeta, escritor e músico Martim César Gonçalves e da Rádio Sul Net, de Porto Alegre. 

UNIJUÍ FM entrevistando Martim Cesar na Moenda da Canção, em Santo Antonio da Patrulha, para o Encontro Casual (2016)

          A história narrada pelo autor, traz como tema a linha do tempo da savana africana até a pampa ameríndia. Em capítulos, a história dos humanos é contada desde o surgimento do homo sapiens na África, pelas migrações rumo à Ásia, Oceania e Europa, até chegar no continente americano e nas regiões dos pampas. 

          Martim Cesar, no primeiro capítulo da série, fala dos gaúchos e desta região do planeta que viveu mais de três séculos de guerra, com escassos intervalos de paz e muita miscigenação. “Pouco sabemos, intuímos apenas. Como saber da história que envolvia os ancestrais dos seres nascidos no Sul do continente americano? Como entender um pouco da vida e da trajetória dos tataravós dos nossos tataravós, até chegar em tempo dos nossos avós em meados do século passado? Qual a verdadeira história desses homens e mulheres que ainda nos olham nos retratos embora a maioria nem nos retratos ficou? Como saber de seus antepassados e portanto dos nossos antepassados também?”

          A série passa a ser veiculada na UNIJUÍ FM de segunda a sexta-feira, às 7h. Na sequência, também será publicada na sessão de podcast nos canais de streaming da emissora.

 

O Autor

Martim César é natural de Jaguarão, divisa com o Uruguai. Também é escritor, poeta e músico, sendo vencedor de mais de 30 festivais de música do Rio Grande do Sul e de mais de 10 festivais nacionais. No ano passado lançou o livro de contos “Sangradouro”, que traz em linhas a história do Rio Grande do Sul, o imaginário fronteiriço e o tempo das charqueadas. 


Rizoma: confira as discussões que marcaram o primeiro semestre de 2020

O primeiro semestre de 2020 chegou ao fim e com ele, o Rizoma podcast também faz uma pausa. Logo o programa está de volta, com discussões sobre temas importante do nosso cotidiano. 

Neste semestre, o Rizoma abriu espaço para debates sobre o papel da mulher na sociedade, racismo, violência contra a mulher, comunidade LGBTIA+, questões de meio ambiente e, como não poderia deixar de ser, a pandemia de Covid-19, tema que ocupou grande parte das semanas de programação, com diversos enfoques e aspectos: saúde, sociais, econômicos, histórico, entre outras temáticas.

O Rizoma está na programação da UNIJUÍ FM e em podcast nas diversas plataformas de streaming. Confira os episódios deste primeiro semestre:

Avaliação e legado do projeto Ponto de Cultura da Aipan em Ijuí

Os profissionais de saúde e a importância do SUS no enfrentamento da pandemia

LGBT+: Orgulho e Preconceito

Violência contra a mulher

Racismo

O que a Literatura nos ensina sobre uma pandemia

Viver no caos: pandemia, política e sociedade

Coronavírus: os impactos e transformações na educação

Campanhas para incentivar o consumo no comércio local em tempos de pandemia

É Guerra? a mentira e a verdade na era do coronavírus

Dificuldades e alternativas econômicas em tempos de pandemia

Pandemias na História

O Coronavírus na América Latina

A pesquisa que mapeia o avanço do Coronavírus

Coronavírus: evolução do cenário da pandemia, aulas online e regras que alteram questões trabalhistas

Como a ciência e a sociedade encontram-se em tempos de pandemia

Coronavírus: relatos da vida em tempos de pandemia mundo afora

Coronavírus: dúvidas e orientações!

Voz da Mulher

Coronavírus: a situação no Brasil


Depoimentos da comunidade e série musical marcam 19 anos da UNIJUÍ FM

            A Rádio UNIJUÍ FM completa 19 anos no dia 20 de julho e, para marcar a data, está veiculando uma série de depoimentos de professores da UNIJUÍ e representantes de entidades da comunidade regional. Às 11h30, 14h e 20h30 os ouvintes poderão acompanhar os conteúdos que falam da importância da emissora como veículo educativo e enquanto canal de comunicação para divulgação dos cursos e projetos da Universidade.

          Além dos depoimentos comemorativos, a UNIJUÍ FM lança na semana de aniversário a série “Tem uma música que diz”, em formato de vinheta, trazendo a letra de canções ícones, que tocam na programação da emissora.  Ouça no player abaixo algumas das vinhetas que fazem parte da nova série. Ouvintes também podem mandar a locução com indicação de uma música pelo Whatsapp 99131-5487, seguindo o formato dos áudios:

            O mês de julho ainda fica marcado por outras séries, que já tiveram estreia e seguem sendo veiculadas: informativo sobre educação em saúde sobre câncer de colo de útero e câncer de próstata, com produção do curso de Medicina da UNIJUÍ; e informativo sobre prematuros: prevenção, apoio e cuidado, produção do projeto de extensão de mesmo nome.

            A UNIJUÍ FM também trabalha no momento com a divulgação do Concurso Literário online, que neste ano tem como temática “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”. Importante canal de relacionamento com escolas e estudantes de Ensino Fundamental de Ijuí e região, o concurso pretende estimular a leitura e a escrita de contos envolvendo as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente.

Encontro Casual

            Ainda como parte da programação especial de aniversário, a UNIJUÍ FM trará entrevistas históricas no Encontro Casual, que também completa 19 anos. Presente na programação da emissora desde sua fundação, o bate-papo semanal irá reprisar dois programas que marcaram as quase duas décadas de história da Rádio.

            Neste final de semana, a atração relembra a conversa com o professor Larry Wizniewsky. Atualmente licenciado, ele coordenou o curso de Letras no campus Santa Rosa e atuou nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e, especialmente, Jornalismo na UNIJUÍ. O vasto conhecimento, a maneira ágil e fácil de se expressar e comunicar, cativaram ao longo de sua carreira como professor, não só alunos e professores da Universidade, mas a comunidade acadêmica regional. O programa foi veiculado em 15 de novembro de 2003 e foi a primeira vez que o professor Larry participou do Encontro Casual, na época apresentado pelo jornalista Elano Beckmann.

            A reprise vai ao ar neste sábado, 18 de julho, às 10h, e no domingo, às 23h.


Sub-categorias