Notícias - Unijuí

Inscrições para o Canto de Luz 2022 se encerram nesta sexta-feira

O festival nativista Canto de Luz que neste ano acontece de 17 a 19 de Novembro na SOGI - Ijuí carrega o nome de Luzes para um novo canto. As inscrições para a Fase Local, Fase Geral e também para a 7ª Lamparina da Canção se encerram nesta sexta-feira. Na Fase Local dez canções serão apresentadas, serão permitidos compositores, intérpretes e instrumentistas de todas as regiões do Brasil e demais países sul-americanos, desde que a maioria ou metade dos compositores (letra e melodia) sejam naturais de Ijuí ou aqui radicados, no mínimo há três meses antes da realização do evento. Já na fase geral 20 canções concorrem a premiação, sendo permitidos concorrentes de todo o Brasil e demais países sul-americanos. Em todas as fases do festival, cada compositor, individualmente ou em parceria, poderá inscrever no máximo 5 obras.

O presidente da associação Ortiz Schroer Júnior falou para a Rádio Unijui FM que a “busca é para que seja um festival como sempre acontece, em uma organização máxima de uma forma que possamos ser base para o nativismo, que em novembro ijuí possa seja a capital do nativismo e a partir daí possamos receber bons músicos que tenham interesse em fazer com que a música nativista, sua música, seja propagada e que seja no nosso palco”.

A 7ª Lamparina da canção que acontece em paralelo com o Canto de Luz será dividido em faixas etárias, poderão participar jovens menores de 18 anos, divididos por categoria pré mirim (menores de 10 anos), Categoria mirim (menores de 14 anos) e Categoria juvenil (de 14 anos até menores de 18 anos). Na Lamparina cada intérprete poderá realizar no máximo 2 inscrições.

Ouça na íntegra a entrevista com o presidente da associação Ortiz Schroer Júnior.

Munícipio de Ijuí realiza Cadastro Cultural

O município de Ijuí através da sua Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) fará o cadastramento de pessoas que atuam culturalmente no município. O objetivo além de conhecer o que é feito e por quem, é poder desenvolver políticas públicas para o setor, com apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comuci). O cadastro iniciou na sexta-feira dia 23/09/2022, através do link de atendimento

De acordo com a Presidente do Conselho de Cultura: Ruth Patz Hein “Nós queremos ampliar para termos um raio-x, digamos assim da nossa cidade em termos de cultura, esta é a nossa proposta para estarmos visualizando e vislumbrando o que Ijuí tem em termos de cultura”.

Em caso de dúvidas, a secretaria estará atendendo através do telefone 3331-8200, ou ainda de forma presencial na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, na Rua 15 de Novembro, nº 593 no 4º andar e atende nos horários de 08h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, o objetivo é ter os cadastros realizados até o dia da 5ª Conferência Municipal de Cultura na Expofest no dia 11 de Outubro às 8h30 minutos.

Ouça na íntegra a entrevista com a Presidente do Conselho de Cultura: Ruth Patz Hein sobre o Cadastro Cultural

Semana do Coração

A Semana do coração iniciou no dia 25 e vai até o dia 30 de setembro, a Unijuí, por meio dos cursos do Núcleo da Saúde e do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), irá promover a Semana do Coração, juntamente com o Hospital de Caridade de Ijuí, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Saúde. As atividades, que ocorrem em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro, têm como objetivo proporcionar uma reflexão sobre os cuidados com a saúde.

O Dia Mundial do Coração, 29 de Setembro, é uma data simbólica escolhida pela Federação Mundial do Coração e se tornou oficial no ano 2000. Seu principal objetivo é demonstrar a importância dos cuidados com a saúde do coração para uma vida melhor. As ações acontecem em vários níveis e buscam a prevenção como forma de ser mais saudável.

Confira a programação completa da semana do coração aqui

A Rádio Unijuí FM entrevistou o Dr. Rafael Manhabosco Moraes, Eletrofisiologista e Diretor Clínico do HCI, ouça a entrevista na íntegra.

II Feira Regional de Matemática

A II Feira Regional de Matemática vai ser realizada em Santa Rosa no dia 29 de setembro 2022, o evento é uma realização da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e visa a sistematização dos projetos realizados por estudantes, professores e comunidade que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos.

A feira a exemplo da IV Feira Regional de Matemática que aconteceu no mês de agosto em Ijuí é destinada aos professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e à comunidade em geral.

A organização é da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ em parceria com o Curso de Graduação em Matemática da UNIJUÍ, Projeto de Extensão Feiras de Matemática da UNIJUÍ, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e de Santa Rosa. E ainda conta com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM - RS) como parceira do evento.

Segundo o professor Peterson Avi o intuito das feiras é valorizar os projetos que os alunos e professores estão desenvolvendo no chão da escola. o professor ainda destacou que o evento inicia às 8h30 da manhã e vai até o meio dia já na parte da tarde o evento inicia às 13h30 e vai até às 15h30, com início da cerimônia de premiação, com todos os trabalhos sendo premiados e alguns deles sendo indicados para eventos futuros como a II Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul que deve acontecer em novembro de forma online. O professor Me. Peterson Cleyton Avi junto com a professora Me. Claudia Piva.

Confira na íntegra a entrevista com o professor Me. Peterson Cleyton Avi.

Sub-categorias