Notícias

Candidatos de Três Passos são os primeiros entrevistados na Unijuí FM

Na última semana, de 13 a 16 de outubro, a Unijuí FM deu início a série de entrevistas com os candidatos à prefeitura da cidade de Três Passos. Os quatro candidatos que concorrem ao Poder Executivo responderam perguntas dentro das temáticas educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e saúde.

Confira abaixo as entrevistas completas:

Prefeito: Arlei Tomazoni - PSDB | Vice-prefeito: Rodrigo Ipê Glinke (pastor Ipê) - MDB

Composição: PSDB, MDB | Número: 45 | Coligação: Desperta Três Passos 

 

Prefeito: Jorge Dickel - PT (Dr. Jorginho) | Vice-prefeito: Ido Rhoden - PTB

Composição: PCdoB, PDT, PT, PTB | Número: 13 | Coligação: Três Passos que vai adiante

 

Prefeito: Enir Reginatto - PP | Vice-prefeito: Leilo - PP

Composição: PP | Número: 11 | Coligação: PP

 

Prefeito: Roberto Prediger - PSB | Vice-prefeito: Márcio Schmidt - PSB

Composição: PSB | Número: 40 | Coligação: PSB

 

Objetivo da iniciativa

A Unijuí FM está realizando uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de cada um dos municípios em que a Unijuí possui campi: Três Passos, Panambi, Santa Rosa e Ijuí. O objetivo é levar as propostas dos candidatos e suas respectivas coligações ao conhecimento da comunidade regional, fortalecendo, dessa forma, um dos preceitos da emissora que, além de pertencer à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), mantém, inerente ao seu caráter educativo, o compromisso de construção de conteúdo qualificado e promoção da democracia.

Nessa semana, de 20 a 23 de outubro, acontecerá a rodada de entrevistas com os candidatos de Panambi: Paulo Sérgio - PT, Daniel Hinnah - MDB, Délcio Vieira Franke - PSC e Martin Zachow - PP. As entrevistas são transmitidas às 10h, na 106.9, e ao final da rodada de cada município, disponibilizadas em podcast no site.


Unijuí FM faz rodada de entrevistas com candidatos a prefeito

Com seu caráter educativo e de veículo propulsor da democracia, a Unijuí FM está promovendo, desde o dia 13 de outubro, entrevistas com os candidatos à prefeitura de cada um dos municípios em que a Unijuí possui um de seus campi: Três Passos, Panambi, Santa Rosa e Ijuí.

O objetivo da iniciativa é levar as propostas e projetos dos candidatos e suas respectivas coligações ao conhecimento de toda a comunidade regional, fortalecendo, dessa forma, um dos preceitos da emissora que, além de pertencer à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), mantém, inerente ao seu cunho educativo, o compromisso de construção de conteúdo qualificado, reflexivo e de entretenimento. 

Na primeira semana, de 13 a 16 de outubro, irão ao ar as entrevistas com os candidatos de Três Passos: Jorge Dickel - PT (Dr. Jorginho), Roberto Prediger - PSB, Arlei Tomazoni - PSDB, Enir Reginatto - PP. Já de 20 a 23 de outubro, serão os candidatos de Panambi: Paulo Sérgio - PT, Daniel Hinnah - MDB, Délcio Vieira Franke - PSC e Martin Zachow - PP. De 27 a 30 de outubro, irão ao ar as entrevistas com os candidatos à prefeitura de Santa Rosa: Anderson Mantei - PP, Rodrigo Colla - PSDB, Orlando Desconsi - PT e  Dr. Benedetti - Republicanos. E, por fim, os candidatos de Ijuí, de 3 a 5 de novembro: Fioravante Ballin - PDT, Andrei Cossetin - PP e Carlos Kowalski - Patriota. As entrevistas serão transmitidas sempre às 10h, tendo 30 minutos de duração.

Temáticas propostas

Dentro do seu escopo de atuação e inserção na comunidade regional a emissora vai direcionar as entrevistas dentro de quatro grandes temáticas: educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e saúde.

Você pode acompanhar as entrevistas diretamente no rádio - 106.9 FM, no aplicativo da Unijuí FM, no site da emissora (radio.unijui.edu.br) e, ainda, em podcast ao final do ciclo de cada um dos quatro municípios.


Para falar sobre o futuro pós-pandemia, Concurso Literário recebeu inscrições de 11 escolas de Ijuí e região

Foram encerradas no dia 18 de setembro as inscrições para o Concurso Literário Online, promovido pela Unijuí FM e Unijuí, por meio do curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE). A atividade integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí e, neste ano, tem como tema “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”. 

O Concurso Literário da Rádio Unijuí já é tradicional na região. Outras três edições foram realizadas em 2015, 2018 e 2019. Esse ano, devido à pandemia de Covid-19 e suspensão das aulas presenciais, a emissora optou por promover o concurso de forma online, para dar continuidade à atividade e seguir fomentando a criatividade, cidadania e consciência ambiental entre os alunos.

Em 2020, foram 11 escolas participantes e 170 redações inscritas. A banca avaliadora, composta por integrantes da equipe da Rádio Unijuí e do DHE, irá se reunir para a seleção das dez redações vencedoras. Todos os alunos ganhadores e seus professores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast, que será veiculado na programação da emissora e em plataformas de streaming. Além disso, o aluno classificado em 1º lugar receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o período de um ano, na escola de Inglês Yázigi Ijuí.

Nesta edição, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas de Ijuí e região, foram desafiados a escrever um conto sobre o futuro pós-pandemia, envolvendo relações sociais, humanidade e meio ambiente. O autor poderia dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, ou distópico, projetando seus pesadelos e inquietações. Para auxiliar na atividade, foi desenvolvido um site com dicas de leitura e filmes que abordam a temática, além de outras informações sobre o Concurso.

O Concurso Literário 2020 tem apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí e NetCopy.

Conheça mais sobre os concursos promovidos pela Unijuí FM:



Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira

A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Neste ano de 2020, o tema está ainda mais em evidência aqui na Unijuí, com os Debates Sobre Inteligência Artificial, tendo em vista a importância de discutir a temática para todos os profissionais e futuros profissionais que circulam na instituição.

Uma série de palestras e debates já foram realizados e, no Salão do Conhecimento, agora em outubro, ganhará mais destaque ainda, pois é o tema desta edição, intitulado “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Nesta semana, o Rizoma também discutiu esta temática com os seguintes convidados: o professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí, Manuel Binelo, dr. em em Engenharia de teleinformática. Também se integra no debate o Guilherme Kudiess, da Aceleradora de Startups Ventiur.

Confira na íntegra:

d.I.A.

Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Debates Sobre Inteligência Artificial -  d.I.A., dentro da programação do Salão do Conhecimento, na forma de resumo expandido, até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento

Confira orientações para a escrita de trabalhos ao Salão 2020:

  


Sub-categorias