Destaques do Comunic@

                    Show de talentos, músicas e jogos são algumas das atrações da Noite Cultural do Museu Antropológico Diretor Pestana. A programação interativa será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de março, das 19h às 23h, com entrada franca. As atividades são promovidas pelo Museu e pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Letras, Pedagogia, História, Design, Projeto Física para Todos, Coral Unijuí e Cia Cadagy. O objetivo do evento é promover atividades culturais diversificadas por meio da integração entre Museu, Universidade e, principalmente, comunidade. De acordo com a Diretora, Stella Zambiazi, a programação será interativa e participativa entre o público e os espaços do Museu. “Estaremos oportunizando ao público momentos de cultura, de lazer, de informação e de muita aprendizagem”, observa.                 


                    Show de talentos, músicas e jogos são algumas das atrações da Noite Cultural do Museu Antropológico Diretor Pestana. A programação interativa será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de março, das 19h às 23h, com entrada franca. As atividades são promovidas pelo Museu e pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Letras, Pedagogia, História, Design, Projeto Física para Todos, Coral Unijuí e Cia Cadagy. O objetivo do evento é promover atividades culturais diversificadas por meio da integração entre Museu, Universidade e, principalmente, comunidade. De acordo com a Diretora, Stella Zambiazi, a programação será interativa e participativa entre o público e os espaços do Museu. “Estaremos oportunizando ao público momentos de cultura, de lazer, de informação e de muita aprendizagem”, observa.                 


A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promove na próxima terça-feira, 26, o Ciclo de Formação para Pesquisa e Extensão com a certificação dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento 2018. O evento acontecerá no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. O Ciclo de Formação ocorre desde 2013 e é direcionado aos estudantes envolvidos em projetos de pesquisa e projetos de extensão, com ou sem bolsa de iniciação científica, tecnológica ou extensão, e aborda temáticas gerais de formação necessárias para o desenvolvimento dessas atividades. Neste ano, a palestra “Empreendedorismo Sustentável – Case Químea” marca o início das atividades do ano. O mestre Marçal Paim da Rocha, fundador e diretor da Químea Soluções Ambientais, ministrará a palestra. Após a palestra será entregue o certificado aos 31 trabalhos do Salão do Conhecimento de 2018 considerados destaque. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo Portal da Unijuí, na página do Evento.


Professor Pablo Daniel Vain ao lado de Cátia Nehring, Reitora da Unijuí, e Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí Ao falar sobre relações de poder na educação durante a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, o professor doutor Pablo Daniel Vain, da Universidad Nacional de Misiones, da Argentina, fez parte das primeiras atividades do Convênio de Cooperação entre as duas Universidades. Esse Convênio foi renovado no último ano a partir do Seminário de Internacionalização e Integração Regional UNIJUÍ/UNAM. De lá para cá, atividades de interação foram planejadas para estreitar a relação das duas Instituições. A participação do professor Pablo é uma dessas atividades.  “Para mim foi uma experiência muito interessante. Os debates e as discussões (com os mestrandos e doutorandos) foram muito produtivos”, comentou Pablo. O professor ainda lembrou do início da parceria entre Unijuí e UNAM, em meados dos anos 1990. A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, reiterou a importância e o aprendizado durante intercâmbio do professor.  “Foram momentos de elevado nível de discussão, pois possibilitaram reflexões sobre questões já naturalizadas, mas que precisam ser colocadas entre parênteses. O professor Pablo, interagiu com o grupo despertando interesse e satisfação dos participantes. Além disso, o professor indicou diversas possibilidades de ampliação das parcerias de internacionalização que deverão contribuir significativamente para qualidade no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, comenta Eva. Além do professor Pablo, o professor doutor Diego Vázquez Villamediana, da Universidade de Valladolid, na Espanha, também realizou palestras na Unijuí a partir do Convênio de Cooperação. Ele falou para o Campus Ijuí e Santa Rosa sobre responsabilidade social empresarial e a geração de valor para as empresas. De acordo com o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o convênio possibilitará ainda a interação das duas Universidades nas diferentes áreas do conhecimento. “A ideia é que a base desse trabalho seja fomentar atividades em todos os cursos, em todos os programas e em diferentes atividades”, comenta. Ainda conforme o Vice-Reitor, para os próximos semestres, o objetivo é ampliar o Convênio para outras Universidades e, desta forma, criar um circuito de circulação de estudantes e professores para que, além do enriquecimento acadêmico, tenham um enriquecimento cultural. Antes de retornar para a Argentina, o professor Pablo Daniel Vainse reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir novas ações e possibilidades que


                   A organização do 6º Congresso Internacional em Saúde da Unijuí prorrogou o prazo para a submissão de trabalhos na modalidade temas livres ao evento. O novo prazo encerra no dia 25 de março, segunda-feira. Além disso, o pagamento pode ser feito das seguintes formas: Boleto do Pagseguro, Cartão de Crédito em até 3 vezes e Boleto Interno Unijuí - pagamento em até 3 vezes diretamente nos Caixas da Unijuí. O 6º Congresso Internacional em Saúde é um evento promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/ UNIJUI), Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUI) e Mestrado em Direito (UNIJUI). O evento ocorrerá de 14 a 17 de maio de 2019, no Campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.  Este evento é de fluxo contínuo, sendo que sua primeira edição ocorreu em 2011. Desde então o evento passou a acontecer a cada dois anos, sendo sua segunda, terceira e quarta edição respectivamente nos anos de 2013, 2015 e 2017. Em julho de 2018 ocorreu a 5º Edição do Evento na Universidade do Minho, em Portugal. Em 2019, o evento volta a ser realizado no Brasil e terá como tema: Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.   Mais detalhes e inscrições no site do evento, no Portal da Unijuí.


                  Organizado pela Unijuí, Sesi e indústrias da região, Panambi sediou, nesta terça, 19 e quarta-feira, 20, o 1º Seminário de Ergonomia Aplicada (Sergo). O evento surgiu da mobilização de um grupo de indústrias, que a partir de um projeto encaminhado ao Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) organizou uma capacitação em Ergonomia, realizada em 2018, buscando adequação às demandas que seriam geradas pelo E-social em 2019 e também às ISOs que complementam a NR-17, que diz respeito ao tema. “A partir da percepção de que cada empresa tem uma realidade diferente da outra e que as regulamentações seguem um padrão, surgiu a ideia de promover o seminário”, explica a professora do curso de Design da Unijuí, Fabiane Grossmann, uma das organizadoras do evento. Na programação do evento, estiveram presentes professores da Universidade, como a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, que participou da abertura do evento e mediou palestras na manhã do dia 19 de março. Fabiane Grossmann foi mediadora nos turnos da manhã e da tarde do dia 20 de março. Além disso, estudantes dos cursos de Design, Engenharias, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia integraram as atividades do evento. De acordo com a professora Fabiane Grossmann, o evento é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e para a qualificação das empresas, organizações e instituições da região quanto à temática do E-Social e quanto ao lançamento de informações de riscos ergonômicos de seus trabalhadores, visto que ainda existem muitas dúvidas quanto ao que deverá ser informado. “Existe também um desejo dos profissionais que atuam na área da segurança do trabalhador e que fizeram a capacitação, de criar uma Rede de Ergonomia Aplicada na região, pois é uma área que demanda constante atualização, é multidisciplinar e carece de tecnologias aplicadas”, complementa.                  


1

Baixe o aplicativo Unijuí FM

Fale conosco

Ícone Whatsapp 55 99131 5487
Ícone Skype radio@unijui.edu.br