Destaques do Comunic@

                  Em atenção aos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios da região de abrangência da FIDENE/UNIJUÍ nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa as novas medidas de prevenção a serem adotadas. Considerando que os decretos definem medidas que evitam a aglomeração de pessoas, entre elas a suspensão de sistemas públicos de transporte, fica definido o seguinte: 1 - Em conformidade ao último decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Fidene Unijuí mantém as aulas dos cursos da modalidade Presencial na forma ONLINE até o dia 30/04/2020. 2 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat, whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa até o dia 30/04/2020, em virtude da continuação das atividades acadêmicas na Modalidade Presencial de forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. Isso significa que a Universidade mantém o funcionamento de suas atividades sem atendimento presencial ao público. 3 - O andamento das aulas práticas será organizado internamente entre Vice-Reitoria de Graduação e os coordenadores dos cursos de graduação. As definições serão comunicadas aos estudantes por email, pelas respectivas coordenações. 4 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais. 5 - A Biblioteca Universitária está fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual.  6 - A Unijuí, por meio de seus canais institucionais nas redes sociais, está proporcionando uma Rede de Ajuda online aos acadêmicos que tiverem dúvidas na realização das atividades das disciplinas de graduação e pós-graduação. 7 - A Unijuí Saúde, que realiza atendimento à comunidade externa, em acordo com as normas para prevenção ao coronavírus, mantém suspensos os atendimentos clínicos eletivos. 8 - O Hospital Veterinário continua com o atendimento de casos de urgência e emergência. Não haverá marcação de consultas, nem cirurgias eletivas e os animais internados não receberão visitas. 9 - O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) mantém atendimento normal, cuidando e monitorando o acúmulo de pessoas. Para informações contate: unilab@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0554 - Ramal: 3216. 10 - A Farmácia Escola está atendendo normalmente, produzindo, inclusive álcool gel, produto recomendado para a higienização das mãos. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0518 ou Ramal: 3213. 11


                  Em atenção aos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios da região de abrangência da FIDENE/UNIJUÍ nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa as novas medidas de prevenção a serem adotadas. Considerando que os decretos definem medidas que evitam a aglomeração de pessoas, entre elas a suspensão de sistemas públicos de transporte, fica definido o seguinte: 1 - Em conformidade ao último decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Fidene Unijuí mantém as aulas dos cursos da modalidade Presencial na forma ONLINE até o dia 30/04/2020. 2 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat, whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa até o dia 30/04/2020, em virtude da continuação das atividades acadêmicas na Modalidade Presencial de forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. Isso significa que a Universidade mantém o funcionamento de suas atividades sem atendimento presencial ao público. 3 - O andamento das aulas práticas será organizado internamente entre Vice-Reitoria de Graduação e os coordenadores dos cursos de graduação. As definições serão comunicadas aos estudantes por email, pelas respectivas coordenações. 4 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais. 5 - A Biblioteca Universitária está fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual.  6 - A Unijuí, por meio de seus canais institucionais nas redes sociais, está proporcionando uma Rede de Ajuda online aos acadêmicos que tiverem dúvidas na realização das atividades das disciplinas de graduação e pós-graduação. 7 - A Unijuí Saúde, que realiza atendimento à comunidade externa, em acordo com as normas para prevenção ao coronavírus, mantém suspensos os atendimentos clínicos eletivos. 8 - O Hospital Veterinário continua com o atendimento de casos de urgência e emergência. Não haverá marcação de consultas, nem cirurgias eletivas e os animais internados não receberão visitas. 9 - O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) mantém atendimento normal, cuidando e monitorando o acúmulo de pessoas. Para informações contate: unilab@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0554 - Ramal: 3216. 10 - A Farmácia Escola está atendendo normalmente, produzindo, inclusive álcool gel, produto recomendado para a higienização das mãos. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0518 ou Ramal: 3213. 11


             Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, estão sendo implementadas medidas de isolamento social e liberados auxílios emergenciais. Com o objetivo de ajudar microempreendedores de Ijuí, Santa Rosa e Panambi nesse momento delicado, o Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí oferece serviços de consultoria. O contato inicial pode ser feito pelo e-mail: labgestaoenegocios.ijui@unijui.edu.br. O Laboratório atua nestes três Campi e está atendendo em plantão, das 18h30 às 21h, de segunda a sexta-feira. Este horário é reservado para auxiliar os Microempreendedores Individuais em como parcelar débitos e como emitir notas fiscais eletrônicas, assim como auxiliar as pessoas no cadastro para recebimento dos benefícios de auxílio emergencial. Para Entidades Sem Fins Lucrativos, o Laboratório se dedica aos serviços de contabilidade, orienta a Prestação de Contas Anual, a elaboração da folha de pagamento e a entrega de todas as obrigações acessórias, tais como a escrituração digital, o registro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e a declaração de serviços prestados. Como o Laboratório é considerado um Núcleo de Atendimento Fiscal, todos esses serviços são prestados em parceria com a Receita Federal do Brasil. Normalmente esse serviço é feito pelos alunos, bolsistas e voluntários do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí. Porém, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, este acompanhamento está sendo feito pela Técnica Thaís Teixeira Pinto. O Laboratório também elabora o imposto de renda de pessoas isentas, com agendamento prévio via e-mail. É importante notar que o prazo da entrega da declaração de imposto de renda de pessoa física foi prorrogado por 60 dias. Inicialmente prevista para o dia 30 de abril, agora a entrega das declarações pode ser feita até o dia 30 de junho.               Para quem está em débito com a Receita Federal, também existe a opção de parcelar o pagamento do imposto de renda. O contribuinte pode escolher em até quantos meses deseja parcelar sua dívida, sendo possível parcelar no máximo em 8 meses. A Receita Federal disponibiliza uma tabela com os prazos e taxas de juros atualizados.(http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/pagamento/vencimento-das-quotas) Segundo Thais: “é necessário estar atento neste momento de mudança, pois todos os benefícios, prorrogações de prazos ou mudanças de regras devem vir acompanhados de medidas provisórias”. Uma dessas medidas é o pagamento do Auxílio Emergencial. Temo direito a esse auxílio os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais, ou autônomos e desempregados. Quem já recebe o Bolsa Família não precisa se cadastrar e vai


              No dia da Biblioteca, confira uma entrevista com Laura Dalpiaz, gestora da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques.  Como está o funcionamento da Biblioteca da Unijuí neste período de isolamento social?  No Dia Nacional da Biblioteca, gostaria de frisar a necessidade de ações para chamar o público à biblioteca! esse é o grande desafio das bibliotecas universitárias, no momento em que os livros estão deixando de ser usados de certa forma, digo isso em relação aos e-books, artigos eletrônicos, que estão muito em alta. Porém, em função dos decretos municipais da nossa região, da necessidade de isolamento em razão da pandemia, estamos de portas fechadas. Como atender o nosso aluno, aquele que está estudando na sua casa por que as aulas não pararam? A Biblioteca procurou se adequar, tomando as seguintes medidas: temos feito as renovações online, temos os serviços pelo nosso site, atendemos pelo e-mail biblio@unijui.edu.br, por exemplo. Nós temos pessoas atendendo nos três turnos em home office, portanto, se houver alguma necessidade especial para quem está pesquisando, ou fazendo Trabalho de Conclusão de Curso, estudantes de mestrado ou doutorado, ou aqueles que são usuários assíduos da biblioteca, nós temos como fazer este atendimento para não privá-los desse momento de pesquisa importante, de suas escritas acadêmicas na fase final do seu processo acadêmico do curso.  Apesar de estar de portas fechadas há opções para renovação e a Biblioteca está dando suporte para quem esqueceu de fazer as renovações e não pode fazer a devolução neste momento?  Tivemos situações de simplificação de multas. Acontece de alguém esquecer de fazer a renovação, por exemplo. Nessa situação que estamos, com a Biblioteca fechada, com isolamento, as pessoas não podem ir aos Campi, por isso temos feito contatos, as pessoas podem fazer contato por e-mail que estamos fazendo ajustes, ninguém está ficando sem atendimento e todos estão podendo renovar seus livros. Também é importante frisar que o acervo está fechado, chaveado, inclusive com as luzes apagadas. Nós temos esse cuidado, se há alguma necessidade de retirar livro, por exemplo, o estudante envia e-mail, o atendente separa previamente e agenda a retirada. Temos cuidado para não permitir acesso ao acervo, que é o que prevê essa situação, além de evitar aglomerações, não podemos permitir ninguém circulando pela Biblioteca. Temos o cuidado de fazer também a quarentena do livro. Nós recebemos os livros e já estamos colocando em rodízio de quarentena por cinco dias,


              Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 09 de abril, entre a reitoria da Unijuí e a presidência do DCE Podemos (Ijuí, Panambi e Três Passos) e o DCE Paulo Freire (Santa Rosa), ficou estabelecido que: A Unijuí e demais universidades pertencentes ao Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), juntamente com a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) estão unidas na busca da ampliação de políticas públicas de educação, tais como o FIES, para a região Sul, a exemplo do modelo já existente no Nordeste. A Reitoria, em parceria com os Diretórios Centrais de Estudantes (Podemos e Paulo Freire) irá produzir um ofício a ser entregue às Câmaras de Vereadores das áreas de abrangência da universidade regional, com intuito de mobilizar os edis na busca por soluções junto às Câmaras de Deputados Estadual e Federal, bem como ao Senado, com objetivo de viabilizar políticas públicas que auxiliem a manutenção dos estudantes no Ensino Superior. A instituição permanece à disposição dos acadêmicos, especialmente aos que, em função do Covid-19, apresentam problemas econômicos, que impacta diretamente no pagamento de sua mensalidade, com objetivo de encontrar alternativas que viabilizem a permanência e conclusão do Ensino Superior.  A vice-reitoria de Administração da Unijuí está reunida com as demais vice-reitorias de administração das universidades pertencentes ao Comung, com objetivo de produzir um documento conjunto a ser entregue ao Governo do Estado do RS solicitando a redução das taxas de juros do Banrisul, por entender se tratar de um banco do Estado que necessita ser parceiro da Educação neste momento.  Outras formas de viabilizar a permanência dos estudantes na graduação também estão sendo estudadas pela Unijuí, incluindo formas de ampliar os financiamentos internos por meio de subsídios de entidades financeiras.  Cabe salientar ainda que esse é um momento de união. O objetivo, tanto da Unijuí quanto dos Diretórios Acadêmicos, é de que o estudante não perca o semestre e possa permanecer no seu processo de qualificação profissional. Todas as medidas ao alcance da instituição serão tomadas para que esse compromisso seja cumprido.  Ijuí, 09 de abril de 2020.  


               Nas últimas semanas o Governo Federal realizou algumas alterações em questões trabalhistas: as Medidas Provisórias 927 e 936, que alteram uma série de questões na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Tais questões levantam muitas dúvidas em trabalhadores de todo o Brasil e, para ajudar a entender melhor a situação, procuramos o professor do curso de Direito da Unijuí, Paulo Scherer, para explicar alguns dos principais pontos alterados. Segundo ele, esta Medida Provisória trata basicamente de medidas de curto prazo, para estabelecer alguma flexibilização, com o intuito da manutenção do emprego e também para auxiliar na condição financeira das empresas frente a situação causada pela Covid-19. “Essas duas Medidas Provisórias tem eficácia apenas enquanto permanecer o Decreto de situação de calamidade, após isto, voltam a vigorar aquelas medidas já definidas anteriormente”, salienta. Confira alguns pontos explicados pelo professor: MP 927 - Permite que o empregador faça a antecipação dos feriados, antecipando folgas; - Para desonerar a folha, permitiu que nos meses de março, abril e maio o empregador não faça o recolhimento do valor do Fundo de Garantia. Porém, isso não significa isenção do pagamento, passado período dessa restrição, vai ter que fazer o recolhimento retroativo, ou seja, não vai restar no futuro prejuízos ao trabalhador por conta dessa situação; - Altera a condição das férias, flexibilizando na seguinte dimensão: o empregador pode avisar o empregado com apenas 48 horas de antecedência. Outra situação, que não existia anteriormente, é a possibilidade de o empregador colocar o empregado em férias futuras, ou seja, férias que o empregado ainda não adquiriu, neste caso, o empregador pode antecipar e podemos ter uma situação extraordinária, um empregado que fique até 60 consecutivos de férias. Empregadores terão um prazo até 20 de dezembro para efetuar o pagamento do percentual de um terço de salário, pago quando o trabalhador sai em férias; RECUO: Um item que constava originalmente na proposta do Governo e acabou sendo alterado é a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses. Esta pontoa já foi retirado! MP 936 - Estabelece a possibilidade de acordo individual entre o empregado e o empregador, reduzindo a jornada de trabalho e o salário sempre na mesma proporção, por exemplo: reduz em 25% a jornada semanal, com redução de 25% do salário. Esta medida estabelece três faixas de negociação: 25%, 50% e 70% de redução. Nesses casos a redução não implica necessariamente uma redução de rendimentos para o trabalhador,


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