Destaques do Comunic@

                  Com o objetivo de motivar os estudantes e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realizou, de segunda (21), até esta sexta-feira (25), Semana Acadêmica, com atividades realizadas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi simultaneamente. Os cursos que compõem o Departamento desenvolveram uma variada programação com palestras, minicursos, oficinas, concursos, com intuito de proporcionar aos estudantes uma formação complementar qualificada e oportunizar um espaço de integração dos cursos do DCEEng. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos, de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional. Campus Panambi Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica trouxe palestras sobre temas como: Soldagem na era da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, Responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, e também os Desafios da profissão.  Segundo a coordenadora do curso, professora Patrícia, Pedrali, A Semana Acadêmica foi prestigiada pelos alunos e pela comunidade externa. "Avalio de forma positiva a adesão dos alunos também na organização do evento, buscando apoio junto às empresas e palestrantes. É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica discutir assuntos que fazem parte do seu dia a dia, do seu ambiente profissional e da sociedade em geral e não somente "questões técnicas" de engenharia. Destaque especial ao Centro Acadêmico e professores pela organização, grande envolvimento de egressos do curso que compartilharam assunto técnicos e profissionalizantes e os desafios da profissão", salienta. Campus Santa Rosa De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, a semana acadêmica é um momento de reflexão entre os acadêmicos, as empresas e os profissionais da área. “Nesta semana tivemos competição, interatividade, minicursos e novas tecnologias. Os alunos, neste momento, formam uma nova base de conhecimentos ao vislumbrar novas técnicas e ações do mercado envolvendo sua futura profissão. A aplicação da aprendizagem acadêmica é percebida e pode ser questionada a partir de novas experiências, como estas da Semana Acadêmica. Ainda mais neste ano, onde a organização de todo evento ocorreu através dos Centros Acadêmicos, que se responsabilizaram pela alocação dos recursos necessários para realizar o evento”, destaca Mauro.


                  Com o objetivo de motivar os estudantes e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realizou, de segunda (21), até esta sexta-feira (25), Semana Acadêmica, com atividades realizadas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi simultaneamente. Os cursos que compõem o Departamento desenvolveram uma variada programação com palestras, minicursos, oficinas, concursos, com intuito de proporcionar aos estudantes uma formação complementar qualificada e oportunizar um espaço de integração dos cursos do DCEEng. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos, de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional. Campus Panambi Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica trouxe palestras sobre temas como: Soldagem na era da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, Responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, e também os Desafios da profissão.  Segundo a coordenadora do curso, professora Patrícia, Pedrali, A Semana Acadêmica foi prestigiada pelos alunos e pela comunidade externa. "Avalio de forma positiva a adesão dos alunos também na organização do evento, buscando apoio junto às empresas e palestrantes. É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica discutir assuntos que fazem parte do seu dia a dia, do seu ambiente profissional e da sociedade em geral e não somente "questões técnicas" de engenharia. Destaque especial ao Centro Acadêmico e professores pela organização, grande envolvimento de egressos do curso que compartilharam assunto técnicos e profissionalizantes e os desafios da profissão", salienta. Campus Santa Rosa De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, a semana acadêmica é um momento de reflexão entre os acadêmicos, as empresas e os profissionais da área. “Nesta semana tivemos competição, interatividade, minicursos e novas tecnologias. Os alunos, neste momento, formam uma nova base de conhecimentos ao vislumbrar novas técnicas e ações do mercado envolvendo sua futura profissão. A aplicação da aprendizagem acadêmica é percebida e pode ser questionada a partir de novas experiências, como estas da Semana Acadêmica. Ainda mais neste ano, onde a organização de todo evento ocorreu através dos Centros Acadêmicos, que se responsabilizaram pela alocação dos recursos necessários para realizar o evento”, destaca Mauro.


               Com o objetivo de discutir negócios, ética, família, profissão, o curso de Administração da Unijuí – Campus Três Passos, realizou, nesta semana, o Momento Empreendedor 2018. Os estudantes conferiram uma programação de três dias, iniciada na noite da última terça-feira, dia 22 e que se estendeu até a noite da última quinta-feira, dia 24. Na primeira noite de evento, a palestra tratou sobre “Ética na Profissão”, com o palestrante Ivo Borati, gerente administrativo e financeiro da Ceriluz. Na segunda noite, o público pode conferir a fala “Brasil: um país de poucos”, realizada pelo professor Dejalma Cremonese – UFSM. E, para encerrar a programação deste Momento Empreendedor, o tema da quinta-feira foi “Negócios de Família”, com os painelistas: Pe. Rudinei da Rosa e Pr. Rodrigo Glinke. O Momento Empreendedor foi uma realização do curso de Administração e do Laboratório de Gestão da Unijuí – Campus Três Passos.


                    Na tarde desta sexta-feira, 25, o Departamento de Ciências da Vida (DcVida) realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, formação docente sobre Metodologias Ativas de ensino no âmbito do curso de Medicina. A atividade busca preparar os professores para a condução metodológica das unidades de aprendizagem que compõe a matriz curricular do curso. O curso foi ministrado pela professora Giana Sebastiany, da Unisc, de Santa Cruz do Sul. A formação segue na noite desta sexta-feira. De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, a programação é parte do Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, que está sendo implantado como preparação para o início das aulas no curso de Medicina. “É mais um importante momento preparatório para a implantação deste curso”, observa. Giana possui graduação em Educação Especial-Habilitação Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), MBA em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Formação de Professores, Educação e Saúde, Educação Médica, Metodologias Ativas e Gestão Pedagógica. Atua como Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da UNISC e Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Santa Cruz (HSC). No ano de 2016 publicou os livros infantis Lino: o anjinho travesso e O Natal de Lino & Laila e, em 2017, Lino & Laila em o Mistério do Quebra-Cabeça, Lino & Laila em Qual Animal Você Seria? e Lino & Laila em Brinquedos que viajam no Tempo, como parte do projeto de Educação e Saúde - Revitalização da Pediatria no HSC. Projeto Pedagógico do curso de Medicina Na noite do último dia 15 de maio, a Unijuí deu mais um passo no processo de implantação do curso de Medicina em Ijuí. Com a participação de médicos e gestores da Rede de Atenção Básica e de Hospitais parceiros no Projeto, além de professores dos cursos da área da saúde e também outros departamentos da Unijuí, foi realizada, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, uma apresentação do Projeto Pedagógico do Curso. Participaram do evento integrantes do Hospital de Caridade de Ijuí, Bom


                     Nesta sexta-feira, dia 25, a Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu formação continuada para docentes da Instituição. O tema do encontro trabalhado foi “Ciência, Tecnologia e Sociedade: novos paradigmas para a educação”, com o professor Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina. O palestrante possui graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o Programa de Formação Continuada objetiva compor as competências e habilidades do perfil docente Unijuí. “É um importante Programa Institucional coordenado pela VRG, pois debate, tematiza e traz reflexões sobre a ação docente, especialmente em sala de aula, proporcionando atualização constante aos professores da Unijuí”, observa. O palestrante também vai realizar uma fala, na noite desta sexta-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, na programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).


                  Com o objetivo de oportunizar um espaço de discussão sobre reabilitação e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando no desenvolvimento de ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências físicas, foi realizado na quinta-feira, 24, o I Encontro de Reabilitação Física da Unir, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.  O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área, que participaram de palestras, mesas redondas e debates De acordo com Carla Mergen, fisioterapeuta, coordenadora da Unir e uma das organizadoras do evento, foram mais de 300 participantes. "Nós sempre buscamos essa proximidade com os profissionais dos municípios atendidos pela Unir, porque na verdade são eles que acompanham os pacientes no dia a dia. Então é importante nós, profissionais, termos esse vínculo, e esse evento vem para nos aproximar ainda mais", salienta.    A programação iniciou com a Conferência: Reabilitação Física, com a médica Helga Porsch e a neuropsicologa Nancí Schneider. Logo após, a Conferência: Serviço Farmacêutico na área de Reabilitação Física, com a farmacêutica Christiane Colet. Ainda na manhã, aconteceu a Mesa redonda: Amputação de membros inferiores com o médico Fábio da Silva e a enfermeira Angélica Cembranel, fisioterapeuta Edina Coelho e moderação da Fisioterapeuta Carla Mergen. No início da tarde, foi a vez da Mesa redonda: Reabilitação no Acidente Vascular Encefálico, com os médicos Felipe Y Castro e Marcos Soares, fonoaudióloga Vanessa Araújo, nutricionista Daiana Vieira e moderação de Gladis Corrêa. Por fim, a Conferência: Tratamento clínico e cirúrgico na reabilitação física de crianças, com as médicas Helga Porsch e Michelle Zanferari e a fisioterapeuta Simone Strassburger. Sobre a UNIR É fruto de uma parceria entre a UNIJUÍ e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem a função de prestar assistência em reabilitação física à Pessoa com Deficiência Física, atendendo usuários pertencentes aos municípios de abrangência da 9ª CRS e 17ª CRS. Atualmente, ingressam na UNIR, em média, 50 pacientes novos por mês. A média mensal de atendimentos é de 200 pacientes em reabilitação. São realizados atendimentos individuais e em grupo, com uma equipe multidisciplinar. Além de realizar o atendimento aos pacientes, a UNIR também é responsável pela avaliação, prescrição, dispensação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, conforme a necessidade de cada paciente.  


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