Projeto "Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias no campus Três Passos A Unijuí - Campus Três Passos, por meio da Biblioteca Mário Osório Marques e da Secretaria de Educação da cidade, através da Biblioteca Pública Municipal, realizam dois projetos gratuitos para estudantes do Ensino Fundamental: “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” e “Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias". A 2ª edição do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” iniciou no dia 4 de abril, contemplando mais de 60 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Ildo Meneghetti, 25 de Julho e José de Anchieta. Ao todo, serão realizados três encontros com o objetivo de contar a história da cidade utilizando diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. O primeiro encontro foi destinado para visitação às bibliotecas; o segundo para conversar com o professor de história, Luís Gustavo Graffitti; e na terça-feira, 13, o último encontro será uma visita guiada aos marcos das nascentes que deram origem ao nome da cidade. O projeto Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias é destinado às crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, das três redes de ensino do município de Três Passos. O objetivo da Contação de Histórias é estimular o hábito da leitura em crianças, através de um enfoque lúdico, além de oportunizar aos educadores a discussão e construção de possibilidades a serem exploradas na promoção da leitura. Para participar, é necessário realizar agendamento com antecedência, informando o nome da escola, telefone, número de alunos e nome do professor que estará acompanhando a turma. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (55) 3522-2122. Primeiro encontro do projeto Três Passos: Conhecendo a Nossa História
Projeto "Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias no campus Três Passos A Unijuí - Campus Três Passos, por meio da Biblioteca Mário Osório Marques e da Secretaria de Educação da cidade, através da Biblioteca Pública Municipal, realizam dois projetos gratuitos para estudantes do Ensino Fundamental: “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” e “Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias". A 2ª edição do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” iniciou no dia 4 de abril, contemplando mais de 60 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Ildo Meneghetti, 25 de Julho e José de Anchieta. Ao todo, serão realizados três encontros com o objetivo de contar a história da cidade utilizando diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. O primeiro encontro foi destinado para visitação às bibliotecas; o segundo para conversar com o professor de história, Luís Gustavo Graffitti; e na terça-feira, 13, o último encontro será uma visita guiada aos marcos das nascentes que deram origem ao nome da cidade. O projeto Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias é destinado às crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, das três redes de ensino do município de Três Passos. O objetivo da Contação de Histórias é estimular o hábito da leitura em crianças, através de um enfoque lúdico, além de oportunizar aos educadores a discussão e construção de possibilidades a serem exploradas na promoção da leitura. Para participar, é necessário realizar agendamento com antecedência, informando o nome da escola, telefone, número de alunos e nome do professor que estará acompanhando a turma. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (55) 3522-2122. Primeiro encontro do projeto Três Passos: Conhecendo a Nossa História
A Unijuí participou de um novo painel na noite desta quinta-feira, dia 8 de junho, durante a Indumóveis Internacional em Santa Rosa. A feira de negócios ocorre junto ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson até este domingo, dia 11 de junho. O painel teve como tema “Inova/RS: uma visão sobre o agronegócio, o setor metalmecânico e a geração de energia”, e reuniu o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e coordenador do programa Inova RS na região Noroeste e Missões, professor Daniel Baggio; a professora do curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel; o professor de Inovação e Negócio, Jonas Silva; e o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS - Noroeste e Missões, Jerry Joris. Conforme explicou o coordenador, professor Daniel Baggio, o Inova RS é uma política pública estadual, que visa desenvolver o Estado a partir da inovação. O principal objetivo do programa, que embasa e orienta as ações da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, é incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, tornando-o, até 2030, referência em inovação como estratégia de desenvolvimento local. “No ano passado, fomos reconhecidos como o Estado mais inovador, e atingimos essa marca a partir de uma estratégia, de uma metodologia. Essa inovação acontece a partir de diagnósticos regionais; de uma forma de organização, que chamamos de governança; de uma visão de futuro compartilhada e de projetos estratégicos. Juntos, pensamos onde queremos chegar, onde queremos estar daqui a 10, 20 anos”, explicou o professor. O Inova RS vem sendo consolidado em oito ecossistemas regionais de inovação do Estado - Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra Gaúcha, a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações em andamento nas macrorregiões visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais. Durante a noite, a professora do curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel, apresentou os projetos que vêm sendo realizados na área do agronegócio. O professor de Inovação e Negócio, Jonas Silva, falou sobre os projetos na cadeia do metalmecânico. E o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS - Noroeste e Missões,
A Unijuí marca presença em mais uma edição do Intercom Sul, que desta vez ocorre na cidade de Guarapuava-PR, nos dias 8, 9 e 10 de junho. O evento reúne estudantes de Comunicação dos três Estados da região Sul do Brasil, tendo como seu principal objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores, através de oficinas, minicursos e conferências, além de apresentações de trabalhos pelos estudantes. Os melhores trabalhos se classificam para a fase nacional do evento. Três trabalhos produzidos por estudantes da Unijuí concorrem na Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A estudante de Jornalismo Andressa Buchner do Amaral leva o trabalho “Releitura do Surrealismo”, que teve como inspiração a série fotográfica Oda a la Necrofilia, de Kati Horna, fotojornalista, fotógrafa e professora mexicana. O trabalho concorre na categoria “Fotografia Artística”. Para a produção do trabalho, Andressa contou com a ajuda de colegas de aula para a representação do cenário. “Quando eu vi a foto quis reproduzi-la, mas como eu não tinha um quarto como o original, resolvi fazer algumas modificações. Então pedi as minhas colegas para comporem o cenário, o que, em minha opinião, deixou a produção muito mais confusa e fúnebre, exatamente como o surrealismo deve ser”. Andressa acredita que a sua experiência, trazida da última edição do evento, pode ajudá-la na hora da apresentação, pois entende que se trata mais de um momento de troca de conhecimento do que uma competição. “O Intercom, no ano passado, mudou minha visão sobre os nossos cursos. Pude ver que, sim, nós ainda somos valorizados, nossos trabalhos e nossos esforços ainda valem a pena. Por isso eu sempre digo, o Intercom é uma experiência que todo acadêmico de comunicação precisa passar pelo menos uma vez na vida”. As estudantes Brenda Berwanger Silva Pereira, Letícia Schneiders, Mariane Martins dos Santos e Mozara Aguilar Sandri apresentam o spot Doação de Órgãos, concorrendo na categoria “Spot Avulso”, com a intenção de tocar as pessoas de um modo que elas compreendam a importância do tema. “Ele desafiou muito a nossa capacidade de criação, porque a gente está falando de um tema complexo, de um tema muito difícil de ser abordado. Estamos lidando com sentimentos de pessoas, estamos lidando com a morte”, destaca a estudante de Publicidade e Propaganda, Mozara. A campanha “A APAE é excepcional”, inscrito na categoria “Projeto de Comunicação Integrada”, produzida pelos estudantes Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Letícia Schneiders,
A partir do programa Cidade Empreendedora, aderido pela Prefeitura Municipal e com o suporte de agentes locais de inovação do Sebrae, um grupo formado por representantes de entidades representativas de Ijuí foi criado para desenvolver e potencializar o Ecossistema Local de Inovação do município. Nas últimas semanas, as ações foram intensificadas com a visita da mentora de ecossistemas de inovação da Impact Hub Floripa, Marisa Freitag. O objetivo da visita foi sensibilizar as pessoas para engajá-las no movimento de inovação que Ijuí está pulsando. No dia 25 de maio, foram realizadas entrevistas em rádios, apresentados os trabalhos realizados pela AGIT - Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí e realizada visitação no campus, concluída na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, com a apresentação das empresas incubadas e projetos trabalhados nos setores de inovação e de impacto. O turno da tarde foi dedicado à palestra “Criando Startups”, destinada aos alunos do curso técnico agrícola do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil. Já no turno da noite, a mesma palestra foi ministrada para as turmas dos cursos de Design, Nutrição e Ciência da Computação da Unijuí, ambos com o objetivo de estimular a visão empreendedora nos jovens, desmistificando a criação de uma startup e apresentando o suporte da incubadora na cidade. A manhã do dia 26 foi dedicada para o meio empresarial do município, iniciando as programações logo cedo com um café da manhã para conversar sobre inovação e resultados na prática com empresários. Após, houve visitação nas dependências do Sindilojas e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí – ACI, para que ambos apresentassem seus projetos de inovação. A tarde foi dedicada novamente à palestra “Criando Startups”, desta vez na Escola Técnica Estadual 25 de Julho, com a presença da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com os alunos vice-campeões do HackaTchê com o projeto 65+. As atividades foram concluídas com empresários nas dependências da Criatec, com o tema “Como meu negócio pode contribuir com os ODS?”. No sábado, dia 27 de maio, aconteceu o Startup Day na Pizzaria Sherlock. Trata-se de um evento nacional, idealizado pelo Sebrae em parceria com o ecossistema de empreendedorismo inovador e startups brasileiro, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do país com programações presenciais. Em Ijuí, mais de 60 pessoas estiveram participando da programação que abordou temas sobre a Trilha Empreendedora, Marketing e Vendas, Investimentos, além de apresentação de pitches de startups, happy hour, pizza e
Encerra na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, o prazo para interessados realizarem as inscrições para a segunda turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unijuí. Estão sendo ofertadas 40 vagas para que professores cursem sua segunda licenciatura em Pedagogia, de forma gratuita, por meio do Programa, conforme o Edital VRG nº 13/2023, disponível no site da Unijuí. Podem concorrer às vagas, professores da rede pública de Educação Básica que tiverem realizado a pré-inscrição no curso na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período estabelecido no cronograma; tiverem sua pré-inscrição validada e deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado; e comprovarem estar no exercício da docência na rede pública de Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Mais informações podem ser conferidas no edital que dispõe sobre a seleção. O Parfor é um programa da Capes que busca contribuir no avanço contínuo na formação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.